Google Maps Platform Roteirização

Roteirização para serviços públicos de segurança

Uma agente policial sentada em uma mesa em frente a vários monitores de computador simbolizando o trabalho de roteirização.
Escrito por Thiago Sailer

Os dados de geolocalização do Google possuem cobertura de 99% do mundo sob diferentes ângulos e especificações para atender inúmeras demandas de localização. Ao todo, são 64 milhões de quilômetros de estradas mapeadas pelo Google Maps. 

Esses dados permitem que os governos sejam capazes de reduzir custos criando trajetos inteligentes e rápidos para equipes de campo atenderem demandas dos cidadãos. 

Com sua inteligência de dados geográficos, a plataforma Google Maps pode oferecer recursos para visualização de informações, melhor compreensão do contexto, análise de resultados e desenvolvimento de percepções detalhadas para estratégias de segurança pública

Entenda como o Google Maps apoia o setor público na roteirização, fornecendo benefícios como a otimização de processos e redução de custos.

Roteirização: eficiência nos serviços públicos de segurança

Graças às informações em tempo real fornecidas pelo Google Maps, os agentes públicos são mais eficientes na gestão de recursos, efetuando um melhor uso do dinheiro público e atendendo à população com mais qualidade. Estamos falando de inteligência de geolocalização para apoiar Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e outros. 

Inúmeras aplicações podem ser desenvolvidas e integradas com a Plataforma Google Maps. Seja para monitorar frotas públicas de viaturas da polícia e determinar qual o veículo mais próximo para atender a uma ocorrência ou gerenciar uma brigada do corpo de bombeiros.

Os recursos de roteirização do Google Maps Platform são utilizados pela segurança pública para otimizar serviços como:

  • Incorporação de mapas em aplicações utilizadas por agentes para o planejamento de rotas e operações;
  • Eficiência operacional nos serviços de campo com o uso de dados em tempo real sobre trânsito, proporcionando o atendimento de ocorrências com mais agilidade;
  • Uso de mapas e imagens de satélite para zoneamento e uso do Street View para apoiar agentes em campo;
  • Otimização dos gastos com combustível e manutenção de veículos com a gestão de frotas mais eficiente;
  • Monitoramento e rastreamento de frotas públicas para planejamento de serviços.

Recursos de roteirização do Google Maps 

A ativação de dados de localização para roteirização de viaturas pode promover grandes impactos no setor público e viabilizar a transformação digital, além de entregar melhores serviços aos cidadãos. 

Veja como os recursos de roteirização da Plataforma Google Maps podem agregar valor aos serviços de segurança pública:

Rotas passo a passo com trânsito em tempo real

Forneça um trajeto mais rápido para agentes públicos com navegação passo a passo e trânsito em tempo real. Isso gera deslocamentos mais eficientes para veículos de duas ou quatro rodas, uma experiência otimizada de atendimento/ocorrência, além de redução nos custos com combustível, veículos e pessoal.

Roteirização com menos consumo de combustível

As rotas ecológicas auxiliam os condutores a encontrar caminhos mais eficientes em termos de combustível. É possível selecionar o tipo de motor e ativar informações de trânsito em tempo real para obter estimativas mais precisas de combustível, economizando custos. 

Também é possível especificar o lado apropriado da via para um ponto de referência ou a direção de deslocamento desejada do veículo, o que proporciona o uso reduzido de combustível e um melhor tempo de deslocamento, considerando a redução de retornos em estradas ou avenidas que podem prolongar as viagens.

Imagens em 3D para atuação em campo 

A oferta de uma experiência 3D propiciada pelo Google Street View é vital para os times de operações. Assim, eles conseguem realmente ter uma ideia de uma área impactada ou da área de ocorrência, conseguindo agir com mais velocidade e precisão nos recursos empregados.

Como obter as soluções de roteirização do Google Maps?

As soluções de roteirização da Google Maps Platform oferecem aos governos a possibilidade de roteirizar deslocamentos de viaturas e outros veículos considerando variáveis como tempo, distância e custo de combustível.

Essas soluções fazem parte do conjunto de APIs e SDKs utilizados para proporcionar mais economia em trajetos e melhor experiência aos agentes em campo e à população. 

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos e temos toda especialização para auxiliar os órgãos governamentais a partir de serviços de implementação, desenvolvimento e consultoria técnica. São nossos clientes as Polícias Civil e Militar de São Paulo e a Polícia Militar Rio de Janeiro, com o acesso a informações de geolocalização estratégicas para operações de segurança pública.

 

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Somos revendedores oficiais do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso à plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs.

Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

Conheça o nosso trabalho

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário