Google Maps Platform Recursos Google Maps

Mapas de calor: mais eficiência na análise criminal

Escrito por Thiago Sailer

As APIs do Google Maps podem auxiliar de diversas formas na segurança pública, seja no processo de registro de ocorrência até o despacho de viaturas, bem como na análise criminal. Esta última tem sido um recurso importante para a gestão pública graças ao uso de ferramentas de inteligência geoespacial sofisticadas, como as funcionalidades oferecidas pelo Maps. 

A análise criminal permite a identificação de padrões de criminalidade a partir do uso de técnicas avançadas de estatística. É uma forma de detectar como criminosos atuam e padrões de ocorrências em determinados locais com objetivo de criar estratégias de enfrentamento ao crime. 

Graças ao recurso Heatmaps (mapas de calor, na tradução) do Google Maps, as organizações públicas estão conseguindo mapear o crime com base na localização, identificar padrões e traçar operações específicas para impedir o avanço de criminosos. Veja como esse e outros recursos do Google Maps auxiliam o setor público a gerenciar crimes e operações especiais com mais eficiência e a garantir a segurança.

Mapas de calor (Recurso Heatmaps): o que é e como funciona?

Os recursos de visualização de mapas do Google Maps permitem criar aplicativos ou sistemas e incorporar no próprio site de um algum órgão público um mapa interativo. Por meio desse mapa, é possível visualizar a incidência de crimes e ocorrências no geral.

O Heatmaps é um recurso de mapa de calor que possibilita a visualização de mapas a partir da intensidade dos dados em pontos geográficos, viabilizando ações preventivas. Como exemplo, no mapa de calor as áreas de maior intensidade de ocorrências podem ser mostradas em vermelho e as de menor intensidade em verde. 

O recurso Mapa de Calor permite analisar regiões com mais ocorrências criminais e planejar ações preventivas. Já as capacidades de clusterização ajudam a agrupar esses registros por categoria. 

O estudo de crimes por região com base nos registros de ocorrências é um fator crucial para o planejamento de ações em segurança pública. Assim, o recurso Heatmaps possibilita:

  • Identificação e análise de padrões dos crimes por setor/região;
  • Gerenciamento de operações especiais da polícia;
  • Tomada de decisão com base em dados em tempo real;
  • Ações policiais mais eficientes graças à inteligência geográfica;
  • Acesso a informações em tempo real a partir de mapas interativos;
  • Dados sobre fenômenos associados à criminalidade ou violência.

Google Maps e segurança pública

Além do recurso para a geração de mapas de calor, o Google Maps fornece acesso às organizações de segurança pública a uma variedade de dados de localização e funcionalidades por meio de APIs. Uma vez integradas a sistemas e aplicações, as APIs de geolocalização do Maps ajudam a melhorar o atendimento aos cidadãos e a desenvolver ações estratégicas para manter a ordem.

Os recursos de inteligência de geolocalização do Maps contribuem para processos como roteirização de viaturas e aplicações para registro de ocorrências, como o aplicativo Salve Maria, detalhado abaixo. 

Entenda como as APIs do Maps são utilizadas por órgãos públicos:

  • Criação de aplicações que agilizam o atendimento de ocorrências específicas, por exemplo, o atendimento de ocorrências de violência contra a mulher. Um exemplo é o app Salve Maria, do Governo Estadual do Piauí, que otimiza o atendimento de ocorrências às vítimas de violência de gênero. 
  • Otimização do sistema de recebimento de chamados com recursos como geocodificação para identificar o ponto exato, de acordo com latitude e longitude, e direcionar o melhor batalhão para atender a ocorrência. A Polícia Militar do Estado de São Paulo – COPOM já utiliza essas funcionalidades para gerenciar os chamados.
  • Melhoria na comunicação com os cidadãos por meio do compartilhamento de informações com base em localização (alagamentos, incêndios e outros incidentes que podem impactar as rotinas da população). 
  • Acompanhamento em tempo real pelos cidadãos do tempo previsto para a ocorrência ser atendida, otimizando o período de resposta. Um exemplo é o sistema Firecast do corpo de bombeiros de Santa Catarina, que mostra a localização dos chamados aos cidadãos.

A Geoambiente é parceira Premier do Google e é revendedora oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso à plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações públicas como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de diferentes estados.

 

image-2

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps. Oferecemos acesso à plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios.

Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário