Google Maps Platform Recursos Google Maps

Routes API: cálculo de pedágio, trânsito em tempo real e muito mais.

Google Maps
Escrito por Karen Ferraz

A Plataforma Google Maps acaba de apresentar a Routes API, uma versão que combina as APIs Directions e Distance Matrix em um único serviço, possibilitando às empresas fornecer rotas mais informativas e flexíveis para os usuários.

O recurso também permite reduzir a latência e acessar rotas com menor consumo de combustível. Além disso, a API aumenta a previsibilidade sobre os tempos da entrega (ETA – estimated time of arrival). Entenda a seguir como este recurso amplia as capacidades de mobilidade do seu negócio.

Leia mais: Routes API: conheça a nova funcionalidade que une o melhor das APIs Directions e Distance Matrix

Routes API: precisão de ETA aprimorada com Waypoints mais inteligentes

Os waypoints intermediários conseguem especificar se o usuário passará ou parará em um waypoint (ponto de referência), para melhorar os cálculos do tempo de viagem. Esta funcionalidade é extremamente útil para casos de uso de embarque e desembarque, uma vez que garante que o usuário não seja direcionado para um local onde a parada não é segura, como um túnel ou rodovia.

Essas melhorias também ajudam a especificar o lado apropriado da estrada para um waypoint ou a direção atual ou desejada do veículo em cada waypoint, o que garante que eventos como embarques e desembarques sejam direcionados para o local certo.

O Google Maps também ampliou o número de pontos de origem e destino para solicitações de matriz de distância. Com o lançamento da Routes API, a empresa removeu a limitação de 25 pontos de origem e 25 pontos de destino: agora você pode configurar até 625 elementos retornados no total, o que fornece mais flexibilidade.

Principais benefícios oferecidos pela precisão de ETA aprimorada da Routes API:

  • Defina waypoints (pontos de referência) como um ponto de parada ou passagem.
  • Evite paradas inseguras em locais como pontes e túneis.
  • Especifique a direção da viagem e o lado da estrada.
  • Agora suporta até 625 combinações totais de origem e destino.

Routes API: cases e aplicações

Recentemente, a Geoambiente realizou um webinar em parceria com o Google, apresentando as principais novidades da Plataforma Google Maps capazes de otimizar operações. No encontro online, dentre as APIs abordadas, a Routes API foi um dos destaques. Veja mais informações sobre as funcionalidades da Routes e casos de uso:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

2 Comentários

  • Bom dia, estou fazendo um app para minha empresa de transportes, a Rout api do maps, tem a possibilidade de calculo de pedagios para caminhões?

    • Olá, Leonardo! Agradecemos por sua pergunta. Atualmente, o Google Maps não conta com o modal caminhão no momento de definir uma rota, por isso não consegue responder com o valor de pedágio específico para esse tipo de veículo. Os tipos de veículos ou modo de viagem suportados pela Routes API são: carro, bicicleta, veículo motorizado de duas rodas e a pé.

      Esperamos ter ajudado! Para acompanhar as atualizações da Plataforma Google Maps, continue acompanhando o nosso blog.

Deixe um Comentário