As APIs Directions e Distance Matrix da Google Maps Platform por muitos anos auxiliaram as empresas a direcionar pessoas e mercadorias de forma rápida e eficiente de A para B.
A plataforma de mobilidade também foi aperfeiçoada graças à estreita colaboração com os maiores operadores dos setores de transporte e logística a fim de melhorar as experiências do cliente e operações de entrega em escala. Além disso, o Google também abriu muitos desses recursos avançados de roteamento para os desenvolvedores.
Agora, a plataforma Google Maps acaba de lançar o preview da nova Routes API, uma versão que combina as APIs Directions e Distance Matrix em um único serviço e permite às empresas fornecer rotas mais informativas e flexíveis para os usuários.
A nova API de roteamento é baseada nos recursos fundamentais das APIs Directions e Distance Matrix, como rotas abrangentes e atualizadas com tráfego em tempo real e cálculo de distâncias e ETAs para matrizes de combinações de origem e destino. Ela também proporciona novos recursos avançados para fornecer rotas mais informativas e flexíveis e precisão aprimorada de ETA.
Confira as novidades oferecidas pela nova Routes API:
- Rotas de 2 rodas para veículos motorizados;
- Dados de pedágios com preços mais precisos sobre o valor cobrado em uma rota;
- Informações de trânsito em tempo real ao longo de cada segmento de uma rota;
- Especificação sobre “waypoints”, informando se é um local de passagem ou um ponto de parada;
- Controles ajustados para reduzir a latência;
- Roteamento ecológico (lançamento previsto ainda este ano).
Routes API: entenda as vantagens oferecidas pela nova API
A nova Routes API já está disponível na Plataforma Google Maps. Veja como ela pode ajudar a impulsionar o seu negócio:
Forneça rotas mais informativas e flexíveis: suporte para veículos motorizados de duas rodas: os veículos motorizados de duas rodas são um meio de transporte muito utilizado, de entregas a viagens diárias. A nova Routes API permite solicitar cálculos de rotas e matrizes de distância para esse meio de transporte e considera vários fatores, como estradas, rodovias e balsas com pedágios que podem ser evitados e rotas ao longo de caminhos que não são acessíveis a carros.
Cálculos de pedágio: a Routes API fornece um novo dado crítico que pode ter um impacto financeiro significativo nas rotas — os cálculos de pedágio. Para solicitações de matrizes de direção e distância, é possível solicitar também cálculos de pedágio para tomar decisões informadas sobre compensações entre tempo e custo. Os dados de pedágio fornecem preços mais precisos sobre quanto custaria a rota, tendo em conta o tipo de veículo (por exemplo, EV/híbrido) e o tipo de pedágio eletrônico.
Tráfego aprimorado e recurso polilinhas: o tráfego é um dos fatores que mais afetam as decisões de roteamento, seja você um consumidor ou uma empresa. A nova API de rotas possibilita especificar se o tráfego ao vivo ou histórico deve ser considerado nos cálculos de rota. Oferece controle sobre as compensações entre tráfego e qualidade e latência da polilinha. Também é possível solicitar informações de trânsito ao longo de cada trecho de uma rota, o que permite criar experiências mais ricas para seus usuários, como representar o trânsito com polilinhas codificadas por cores. As rotas também podem ser estilizadas em um mapa usando o estilo avançado de polilinha, que oferece suporte a cores, traçados e padrões personalizados ao longo de trechos de polilinha.
Controles ajustados para reduzir a latência: o novo recurso traz opções adicionais para melhorar o desempenho do seu aplicativo. É ainda mais eficiente do que as APIs Directions e Distance Matrix e fornece capacidades que possibilitam fazer compensações entre precisão abrangente e latência reduzida. Você pode escolher quais campos são retornados na resposta da API, como ETA, distância em metros, condições de tráfego e muito mais. Isso permite diminuir os tamanhos de carga útil de resposta e simplificar a resposta, facilitando o processamento.
Melhore a precisão do ETA com waypoints mais inteligentes e flexíveis
Os waypoints intermediários permitem especificar se o usuário passará ou parará em um waypoint, para melhorar os cálculos do tempo de viagem. É útil para casos de uso de embarque e desembarque, pois garante que o usuário não seja direcionado para um local onde a parada não é segura, como um túnel ou rodovia.
Ainda é possível especificar o lado apropriado da estrada para um waypoint ou a direção de viagem atual ou desejada do veículo em cada waypoint, ajudando a garantir que eventos como embarques e desembarques sejam direcionados para o local certo.
Também aumentamos o número de pontos de origem e destino para solicitações de matriz de distância — com a Routes API, removemos a limitação de 25 pontos de origem e 25 pontos de destino, e agora você pode configurar até 625 elementos retornados no total, permitindo mais flexibilidade.
Confira mais detalhes sobre as funcionalidades da API Routes: Como melhorar a produtividade e experiência de motoristas e entregadores com recursos do Google Maps
Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.