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Store Locator: 5 vantagens para melhorar a experiência do cliente com seu e-commerce

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Escrito por Karen Ferraz

O Store Locator, ou localizador de lojas, é uma aplicação que exibe a localização de suas lojas no seu site de e-commerce. Por meio desse recurso, o poder de geolocalização do Google Maps ajuda a entregar experiências melhores e mais localizadas aos seus clientes.

Como? Esse localizador pode ser oferecido em seu site ou app por meio de uma combinação de APIs do Google Maps. Assim, o Store Locator indica um conjunto de marcadores que representam locais em um mapa, auxiliando os clientes a encontrarem a sua loja mais próxima.

Como reflexo, o seu consumidor economiza tempo para encontrar o que precisa. E você já sabe: cliente satisfeito é sinônimo de vendas. Confira a seguir mais detalhes sobre como o Store Locator ajuda a otimizar a experiência entregue ao cliente no seu e-commerce.

Vantagens do Store Locator para melhorar a experiência do cliente com seu e-commerce

Os consumidores estão acostumados a buscar informações online sobre qualquer loja antes de se deslocarem até lá. Seja a localização, horário de funcionamento, rota de como chegar, disponibilidade de produtos — com essas informações em mãos, as pessoas conseguem ser muito mais assertivas em suas compras no mundo físico.

Um Store Locator funcional é aquele que não apenas indica a localização de uma loja, mas ajuda diferenciar as diversas lojas de um varejista, especificando informações como a disponibilidade de um produto ou serviço que é disponibilizado somente em uma delas, horário de funcionamento, rota de como chegar etc. Além disso, incorporar o Store Locator em seu site de e-commerce ou app permite melhorar a divulgação do seu negócio.

Confira a seguir as vantagens de implementar esse recurso poderoso do Google Maps:

  1. Agilidade na experiência de compra: reduza o número de cliques necessários para encontrar informações sobre seu negócio. Isso porque o Store Locator possui recurso de autocompletar, o que torna a pesquisa por seu site no Google muito mais rápida.
  2. Aumente a eficiência de suas lojas físicas: reduza ligações de clientes solicitando informações simples, como endereço ou disponibilidade do produto. Ao disponibilizar essas informações em seu site por meio do Store Locator, é possível liberar seus funcionários para atender os clientes nas lojas e garantir mais vendas.
  3. Direcione pesquisas sobre seu negócio: o recurso possui filtros que otimizam as buscas com base em dados de localização do usuário, endereço ou outros pontos no mapa.
  4. Fidelize seus cliente: facilite decisões de compra com informações relevantes e precisas e aumente as chances daquela pessoa comprar novamente em sua loja. Com o Store Locator os consumidores economizam tempo e dinheiro, deslocando para as lojas realmente quando um produto desejado está disponível.
  5. Ajude o cliente a chegar até a loja: direcione o consumidor ao Google Maps e forneça as direções que ele deve percorrer até o seu negócio com informações de tráfego em tempo real.

Experiência do cliente: por que é importante para o sucesso de um e-commerce?

Na era onde o consumidor é o centro da experiência, as varejistas são desafiadas a interagir com o cliente onde, quando e como ele deseja, seja no mundo online ou físico. Implementar uma estratégia omnichannel é chave para se destacar em relação à concorrência, ainda mais quando consideramos que as pessoas estão mais propensas a visitar uma loja depois de encontrar informações sobre ela. 

A boa notícia é que o Store Locator ajuda a impulsionar sua estratégia omnichannel de diversas maneiras, propiciando uma experiência fluida e consistente entre os diferentes canais, como online, mobile e pontos de venda físicos. 

Para uma estratégia omnichannel bem-sucedida, o Store Locator deve ser integrado ao seu site ou app e ser compatível com todos os dispositivos (web, tablet, telefone e wearables). Só assim o localizador de lojas será funcional em vários pontos de contato, seja nas etapas iniciais da jornada de compra (no momento em que uma pessoa pesquisa sobre a disponibilidade de um produto no site) até o momento do checkout online (quando busca a loja mais próxima para retirar um produto comprado online).

Na prática, um bom Store Locator pode ser um aliado da estratégia de marketing, pois ajuda a reforçar diversos atributos de marca. Como já diz o ditado, é servir bem para servir sempre. 

 

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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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