Os clientes esperam das seguradoras o mesmo nível de eficiência digital que têm ao consumir outros serviços. Para atender às novas demandas, as seguradoras avançam na jornada de transformação digital em busca de oferecer experiências omnichannel aos segurados.
Nesse sentido, o Google Maps vem ajudando seguradoras do mundo inteiro a criar jornadas de clientes baseadas na inteligência da geolocalização. O store locator, ou localizador de lojas, é o caminho para desenvolver uma estratégia omnichannel de sucesso.
Esse serviço baseado nas APIs do Google Maps pode ser integrado ao site ou aplicativo das seguradoras. A solução crucial para ajudar os segurados a encontrar e se deslocar até a rede referenciada. Sem contar a experiência imersiva proporcionada por meio da oferta de informações adicionais sobre os serviços.
As empresas da indústria de seguros que se diferenciam em um mercado cada vez mais competitivo são aquelas que oferecem experiências localizadas e personalizadas. Veja como o store locator pode ajudar a sua seguradora a oferecer mais agilidade, facilidade e conveniência aos segurados.
Google Maps: uso do store locator para impulsionar experiências omnichannel
Para evoluir na estratégia omnichannel, é indispensável oferecer uma experiência única e sem fricção entre os diferentes canais em que uma seguradora atua, incluindo online, mobile e rede referenciada. Como o store locator pode ajudar? A resposta é simples: o localizador de loja é um habilitador da estratégia omnichannel.
Antes de tudo, é importante que o store locator opere totalmente integrado ao seu site ou app, e seja compatível com todos os dispositivos (web, tablet, telefone e wearables). O localizador é crucial para otimizar a experiência quando o segurado precisa acionar os serviços.
Mais do que indicar a localização de uma loja, o store locator pode fornecer informações sobre a rede referenciada como: horários de funcionamento, disponibilidade do serviço e oferta da rota para chegar até o estabelecimento pelo celular.
Para as seguradoras que oferecem uma gama de produtos a seus clientes, como seguros de saúde, residencial e auto, o store locator ajuda a otimizar o atendimento ao cliente. Ao utilizar o poder dos recursos de geolocalização do Google Maps, o localizador permite que o app da companhia de seguros disponibilize um mapa com uma lista de locais referenciados para facilitar a vida dos clientes.
Por meio das APIs do Maps os clientes dos seguros de auto têm acesso à lista referenciada de oficinas de reparos para automóveis, além de conseguirem filtrar os serviços conforme a necessidade e localidade. No caso dos clientes dos seguros de saúde, eles podem acessar pelo mapa uma lista de clínicas e serviços de saúde.
Vamos aos exemplos: uma pessoa precisa encontrar um clínico geral dermatologista mais próximo de seu trabalho, que atenda em determinado horário e dia da semana. A partir do momento que essas informações são inseridas na busca, o Google Maps traz uma lista refinada de especialistas com disponibilidade naquele local.
Quais os benefícios do store locator para os segurados?
– Informações sobre rede referenciada e disponibilidade de serviços, melhorando o atendimento;
– Possibilidade de filtrar os serviços de acordo com a necessidade e localidade;
– Compatibilidade com vários dispositivos, especialmente os móveis;
– Agilidade na experiência de atendimento, poupando tempo na hora de encontrar o serviço que precisam;
– Direções e rotas até o estabelecimento para diferentes tipos de transporte, incluindo caminhada;
– Redução de ligações ao suporte ao cliente, já que as informações desejadas estão disponíveis com apenas alguns cliques ou toques;
Assim, os seguradoras são capazes de entregar experiências cada vez mais otimizadas e assertivas para os segurados e, de quebra, esses ficam muito mais satisfeitos com a qualidade do atendimento.
Como implantar o localizador de lojas?
Para implementar o Store Locator é necessária uma combinação de recursos oferecidos pela Plataforma Google Maps, que oferece funcionalidades em APIs (interfaces de programação de aplicações) para atender a infinitas demandas de localização. As principais são:
Geocoding API: identifica onde seu cliente está no mapa;
Distance Matrix API: fornece o cálculo de distância e tempo da viagem do transporte selecionado com base em informações em tempo real sobre o tráfego;
Directions API: ajuda cliente a chegar até sua loja por meio de um passo a passo detalhado;
Maps API: exibe no mapa do seu site institucional, e-commerce ou app a localização da loja mais próxima, ou de suas outras lojas distribuídas pela cidade, por meio de marcadores personalizados.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS
Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios.
Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:
Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;
Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;
Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.