Google Workspace Recursos Google Workspace

Como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube com o Meet?

Uma pessoa usando um notebook com um botão play saindo da tela. Simboliza uma transmissão ao vivo do Meet para o YouTube.
Escrito por Cayque Rodrigues

Transmitir ao vivo no YouTube as chamadas e reuniões realizadas no Google Meet é um recurso recente e poderoso que já está ajudando muitas empresas. 

Cada vez mais é imprescindível chegar aonde seu público está, mas isso nem sempre é fácil. Muitos profissionais que precisam fazer transmissões de chamadas, eventos e reuniões em lives para um público mais amplo, se deparam com a dificuldade de encontrar plataformas de transmissão ao vivo que suportem o evento com qualidade.

Outro desafio é a complexidade técnica, pois nem sempre conseguem encontrar uma solução capaz de atender a todas as necessidades, o que faz com que utilizem inúmeros plugins e outras tecnologias para realizar seus eventos online com eficiência.

A boa notícia é que o aplicativo de videochamadas mais popular do mundo, o Meet, do Google Workspace, oferece a opção de transmitir ao vivo para o YouTube. E o melhor: isso pode ser realizado com apenas alguns cliques e permissões, garantindo a qualidade de transmissão, imagem e som que só o YouTube oferece!

Confira a seguir como transmitir ao vivo uma chamada do Meet e alcançar públicos valiosos, promovendo engajamento com sua marca e potencializando seu negócio.

Pré-requisitos para transmitir ao vivo pelo Google Meet

O Meet, aplicativo de videoconferência do Google Workspace, oferece um recurso que permite a transmissão de uma chamada pelo YouTube. No momento, essa facilidade está disponível para edições específicas do Workspace:

  • Enterprise Starter
  • Enterprise Standard
  • Enterprise Plus
  • Education Plus
  • Upgrade de Ensino e Aprendizagem
  • Assinantes Individuais do Workspace
  • Assinantes do Google One com 2TB ou mais de espaço de armazenamento

Além disso, é necessário seguir mais algumas especificações:

  • Para transmitir ao vivo do Meet para o YouTube, o seu canal do YouTube precisa ser aprovado para transmissões ao vivo com antecedência. Isso é importante, pois a autorização pode levar até 24 horas para ser concluída, então é necessário considerar o prazo ao programar o seu evento pela primeira vez.
  • Você deve verificar se o canal do YouTube ao qual você tem permissão está conectado a uma reunião em andamento. Os participantes com permissão de acesso aos canais conectados podem iniciar a transmissão ao vivo no Meet. Dependendo da configuração, organizadores e coorganizadores podem iniciar a live.
  • Para iniciar a transmissão ao vivo, você deve se conectar à reunião com o mesmo endereço de e-mail vinculado aos canais do YouTube que receberão o evento.
  • Para realizar a transmissão, será necessário entrar na reunião com um notebook ou dispositivo desktop, pois ainda não é possível iniciar por dispositivos móveis.

Como realizar transmissões ao vivo do Meet por YouTube?

Configurar uma transmissão ao vivo com o Google Meet é bem simples! Para iniciar seu evento, basta abrir o Google Meet. Durante uma chamada, você deve seguir os passos:

  1. Clique em “Atividades” e “Transmissão ao vivo” e depois selecionar “Transmitir no YouTube”.
  2. Em painel “Informações do evento”, selecione o canal que você quer transmitir e clique em “Selecionar ou criar um evento”.
  3. Ao criar um evento, insira as informações:
    Título do evento.
    Nível de privacidade.
    Idioma das legendas mostradas no YouTube.
  4. Leia e aceite os Termos de Serviço do YouTube.
  5. Clique em “Iniciar streaming”.
  6. No painel, copie o link da transmissão ao vivo. Você pode compartilhar o link com qualquer pessoa que você quer que assista à transmissão ao vivo do YouTube. 
  7. Por fim, clique em “Parar streaming” para encerrar a transmissão. 

Recursos de engajamento com o público nas transmissões 

Ao transmitir ao vivo suas reuniões do Meet no YouTube, você também pode utilizar diversos recursos que ajudam a ampliar o engajamento com o público e tornar as reuniões mais atrativas. São eles:

Legendas na transmissão ao vivo

Para usar as legendas na transmissão ao vivo, os participantes devem ativar o recurso durante a reunião principal. As legendas são exibidas no mesmo idioma da reunião e estão disponíveis em alemão, espanhol, francês, inglês e português.

Para adicionar as legendas, os participantes devem entrar em uma reunião com a transmissão ao vivo ativada, clicar em “Atividades” e selecionar “Transmissão ao vivo”. Depois, basta escolher o idioma das legendas no menu e clicar em “Iniciar transmissão”.

Convide o público

Você pode compartilhar seu evento ao vivo com quem você quiser. Isso quer dizer que qualquer pessoa de fora da sua organização também pode acompanhar. Basta copiar o link da transmissão ao vivo no YouTube e compartilhar com qualquer pessoa que você desejar.

Enquete ou sessão de perguntas e respostas 

Você pode criar uma sessão de perguntas e respostas ou enquete em um evento ao vivo por meio dos recursos oferecidos. A enquete ou sessão serão automaticamente disponibilizadas para os participantes da reunião e da transmissão. 

Para criar enquete ou sessão de perguntas e respostas, os organizadores devem acessar o menu “Controles do organizador”, deslizar até a opção “Atividades da reunião” e ativar a opção “Permitir perguntas” em Perguntas e respostas. Também é possível ativar a opção de moderar as perguntas para exibir apenas as perguntas selecionadas pelos organizadores. 

Relatórios sobre audiência

Após concluir uma transmissão ao vivo, o organizador da reunião receberá um e-mail contendo um relatório detalhado nas Planilhas Google. Dentre os dados exibidos no relatório, estão informações como nomes dos participantes que assistiram à transmissão ao vivo, gráfico das visualizações da transmissão ao vivo ao longo do tempo, número total de espectadores e número de espectadores únicos por minuto.

Este relatório por ser utilizado para entender como foi o engajamento do público com sua live e como implementar ações para melhorar as próximas. 

Quais as vantagens de transmitir ao vivo uma reunião? 

Promover eventos online e ao vivo é uma prática comum, que, quando bem executada, pode gerar benefícios consideráveis para empresas que buscam mais visibilidade e aproximação com seu público. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Aumento da audiência: ao realizar um evento online, você tem a chance de ampliar sua audiência, permitindo que pessoas de todo lugar participem sem a necessidade de deslocamento físico.
  • Incremento nas vendas: conveniência de acompanhar um evento via streaming resulta em mais inscrições para futuras edições, além de possibilitar a geração de leads por meio de formulários de inscrição durante a transmissão, impulsionando os negócios.
  • Estímulo à interação: a transmissão online incentiva a interação do público, especialmente com recursos como chat simultâneo, que possibilita troca de mensagens em tempo real entre espectadores e apresentadores.
  • Promoção da credibilidade: um evento ao vivo passa uma imagem positiva da organização, demonstrando atualização tecnológica e capacidade de se comunicar efetivamente com o público. Também beneficia os apresentadores ao ampliar a disponibilidade do conteúdo digitalmente.
  • Transparência: a transmissão ao vivo evidencia a transparência do evento, pois não permite edições ou manipulações do conteúdo, passando confiança para o público.
  • Facilidade de uso: as configuração e uso da transmissão online podem ser acessíveis sem exigir conhecimentos técnicos avançados, sendo compatíveis com diversos dispositivos e navegadores, propiciando uma experiência fluida para espectadores e organizadores.
  • Acesso posterior ao conteúdo: a gravação da chamada permite que o público assista posteriormente, fornecendo flexibilidade e conveniência para consultas ao conteúdo.

Por que migrar para um plano empresarial do Workspace?

Os planos corporativos do Google Workspace impulsionam a produtividade das empresas ao viabilizarem a colaboração dos usuários em tempo real, como no caso de transmissões das chamadas do Meet pelo YouTube. 

Ao contratar um plano corporativo do Google Workspace é possível habilitar experiências digitais incríveis e interativas para todos e impulsionar o trabalho híbrido, bem como alavancar novas oportunidades de negócios. E as transmissões ao vivo são uma ótima alternativa para isso, pois com elas é possível engajar clientes em formatos mais imersivos, apresentar produtos, fazer webinars, treinamentos e muito mais. 

Aproveite as vantagens de migrar para o Google Workspace! Um parceiro Premier, como a Geoambiente, está preparado para migrar seus dados com segurança e sem complicações, além de oferecer condições especiais de contratação, como o pagamento via boleto bancário.

Sobre o(a) autor(a)

Cayque Rodrigues

Workspace Deployment Specialist
Com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atua como Tech Leader em projetos de implantação e migração de dados para Google Workspace.

Deixe um Comentário