Google Workspace Recursos Google Workspace

Como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube com o Meet?

Uma pessoa usando um notebook com um botão play saindo da tela. Simboliza uma transmissão ao vivo do Meet para o YouTube.
Escrito por Cayque Rodrigues

Transmitir ao vivo no YouTube as chamadas e reuniões realizadas no Google Meet é um recurso recente e poderoso que já está ajudando muitas empresas. 

Cada vez mais é imprescindível chegar aonde seu público está, mas isso nem sempre é fácil. Muitos profissionais que precisam fazer transmissões de chamadas, eventos e reuniões em lives para um público mais amplo, se deparam com a dificuldade de encontrar plataformas de transmissão ao vivo que suportem o evento com qualidade.

Outro desafio é a complexidade técnica, pois nem sempre conseguem encontrar uma solução capaz de atender a todas as necessidades, o que faz com que utilizem inúmeros plugins e outras tecnologias para realizar seus eventos online com eficiência.

A boa notícia é que o aplicativo de videochamadas mais popular do mundo, o Meet, do Google Workspace, oferece a opção de transmitir ao vivo para o YouTube. E o melhor: isso pode ser realizado com apenas alguns cliques e permissões, garantindo a qualidade de transmissão, imagem e som que só o YouTube oferece!

Confira a seguir como transmitir ao vivo uma chamada do Meet e alcançar públicos valiosos, promovendo engajamento com sua marca e potencializando seu negócio.

Pré-requisitos para transmitir ao vivo pelo Google Meet

O Meet, aplicativo de videoconferência do Google Workspace, oferece um recurso que permite a transmissão de uma chamada pelo YouTube. No momento, essa facilidade está disponível para edições específicas do Workspace:

  • Enterprise Starter
  • Enterprise Standard
  • Enterprise Plus
  • Education Plus
  • Upgrade de Ensino e Aprendizagem
  • Assinantes Individuais do Workspace
  • Assinantes do Google One com 2TB ou mais de espaço de armazenamento

Além disso, é necessário seguir mais algumas especificações:

  • Para transmitir ao vivo do Meet para o YouTube, o seu canal do YouTube precisa ser aprovado para transmissões ao vivo com antecedência. Isso é importante, pois a autorização pode levar até 24 horas para ser concluída, então é necessário considerar o prazo ao programar o seu evento pela primeira vez.
  • Você deve verificar se o canal do YouTube ao qual você tem permissão está conectado a uma reunião em andamento. Os participantes com permissão de acesso aos canais conectados podem iniciar a transmissão ao vivo no Meet. Dependendo da configuração, organizadores e coorganizadores podem iniciar a live.
  • Para iniciar a transmissão ao vivo, você deve se conectar à reunião com o mesmo endereço de e-mail vinculado aos canais do YouTube que receberão o evento.
  • Para realizar a transmissão, será necessário entrar na reunião com um notebook ou dispositivo desktop, pois ainda não é possível iniciar por dispositivos móveis.

Como realizar transmissões ao vivo do Meet por YouTube?

Configurar uma transmissão ao vivo com o Google Meet é bem simples! Para iniciar seu evento, basta abrir o Google Meet. Durante uma chamada, você deve seguir os passos:

  1. Clique em “Atividades” e “Transmissão ao vivo” e depois selecionar “Transmitir no YouTube”.
  2. Em painel “Informações do evento”, selecione o canal que você quer transmitir e clique em “Selecionar ou criar um evento”.
  3. Ao criar um evento, insira as informações:
    Título do evento.
    Nível de privacidade.
    Idioma das legendas mostradas no YouTube.
  4. Leia e aceite os Termos de Serviço do YouTube.
  5. Clique em “Iniciar streaming”.
  6. No painel, copie o link da transmissão ao vivo. Você pode compartilhar o link com qualquer pessoa que você quer que assista à transmissão ao vivo do YouTube. 
  7. Por fim, clique em “Parar streaming” para encerrar a transmissão. 

Recursos de engajamento com o público nas transmissões 

Ao transmitir ao vivo suas reuniões do Meet no YouTube, você também pode utilizar diversos recursos que ajudam a ampliar o engajamento com o público e tornar as reuniões mais atrativas. São eles:

Legendas na transmissão ao vivo

Para usar as legendas na transmissão ao vivo, os participantes devem ativar o recurso durante a reunião principal. As legendas são exibidas no mesmo idioma da reunião e estão disponíveis em alemão, espanhol, francês, inglês e português.

Para adicionar as legendas, os participantes devem entrar em uma reunião com a transmissão ao vivo ativada, clicar em “Atividades” e selecionar “Transmissão ao vivo”. Depois, basta escolher o idioma das legendas no menu e clicar em “Iniciar transmissão”.

Convide o público

Você pode compartilhar seu evento ao vivo com quem você quiser. Isso quer dizer que qualquer pessoa de fora da sua organização também pode acompanhar. Basta copiar o link da transmissão ao vivo no YouTube e compartilhar com qualquer pessoa que você desejar.

Enquete ou sessão de perguntas e respostas 

Você pode criar uma sessão de perguntas e respostas ou enquete em um evento ao vivo por meio dos recursos oferecidos. A enquete ou sessão serão automaticamente disponibilizadas para os participantes da reunião e da transmissão. 

Para criar enquete ou sessão de perguntas e respostas, os organizadores devem acessar o menu “Controles do organizador”, deslizar até a opção “Atividades da reunião” e ativar a opção “Permitir perguntas” em Perguntas e respostas. Também é possível ativar a opção de moderar as perguntas para exibir apenas as perguntas selecionadas pelos organizadores. 

Relatórios sobre audiência

Após concluir uma transmissão ao vivo, o organizador da reunião receberá um e-mail contendo um relatório detalhado nas Planilhas Google. Dentre os dados exibidos no relatório, estão informações como nomes dos participantes que assistiram à transmissão ao vivo, gráfico das visualizações da transmissão ao vivo ao longo do tempo, número total de espectadores e número de espectadores únicos por minuto.

Este relatório por ser utilizado para entender como foi o engajamento do público com sua live e como implementar ações para melhorar as próximas. 

Quais as vantagens de transmitir ao vivo uma reunião? 

Promover eventos online e ao vivo é uma prática comum, que, quando bem executada, pode gerar benefícios consideráveis para empresas que buscam mais visibilidade e aproximação com seu público. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Aumento da audiência: ao realizar um evento online, você tem a chance de ampliar sua audiência, permitindo que pessoas de todo lugar participem sem a necessidade de deslocamento físico.
  • Incremento nas vendas: conveniência de acompanhar um evento via streaming resulta em mais inscrições para futuras edições, além de possibilitar a geração de leads por meio de formulários de inscrição durante a transmissão, impulsionando os negócios.
  • Estímulo à interação: a transmissão online incentiva a interação do público, especialmente com recursos como chat simultâneo, que possibilita troca de mensagens em tempo real entre espectadores e apresentadores.
  • Promoção da credibilidade: um evento ao vivo passa uma imagem positiva da organização, demonstrando atualização tecnológica e capacidade de se comunicar efetivamente com o público. Também beneficia os apresentadores ao ampliar a disponibilidade do conteúdo digitalmente.
  • Transparência: a transmissão ao vivo evidencia a transparência do evento, pois não permite edições ou manipulações do conteúdo, passando confiança para o público.
  • Facilidade de uso: as configuração e uso da transmissão online podem ser acessíveis sem exigir conhecimentos técnicos avançados, sendo compatíveis com diversos dispositivos e navegadores, propiciando uma experiência fluida para espectadores e organizadores.
  • Acesso posterior ao conteúdo: a gravação da chamada permite que o público assista posteriormente, fornecendo flexibilidade e conveniência para consultas ao conteúdo.

Por que migrar para um plano empresarial do Workspace?

Os planos corporativos do Google Workspace impulsionam a produtividade das empresas ao viabilizarem a colaboração dos usuários em tempo real, como no caso de transmissões das chamadas do Meet pelo YouTube. 

Ao contratar um plano corporativo do Google Workspace é possível habilitar experiências digitais incríveis e interativas para todos e impulsionar o trabalho híbrido, bem como alavancar novas oportunidades de negócios. E as transmissões ao vivo são uma ótima alternativa para isso, pois com elas é possível engajar clientes em formatos mais imersivos, apresentar produtos, fazer webinars, treinamentos e muito mais. 

Aproveite as vantagens de migrar para o Google Workspace! Um parceiro Premier, como a Geoambiente, está preparado para migrar seus dados com segurança e sem complicações, além de oferecer condições especiais de contratação, como o pagamento via boleto bancário.

Vamos juntos aproveitar todos os benefícios do Workspace?

Fale com os nossos especialistas em Workspace

Sobre o(a) autor(a)

Cayque Rodrigues

Workspace Deployment Specialist
Com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atua como Tech Leader em projetos de implantação e migração de dados para Google Workspace.

Deixe um Comentário