Google Maps Platform Roteirização

Utilities: como economizar combustível e tempo de deslocamento

Uma silhueta de um homem trabalhando em um poste de energia elétrica, representando o mercado de utilities.
Escrito por Thiago Sailer

O setor de utilities conta com inúmeras equipes de campo para realizar atendimentos, garantindo o abastecimento dos serviços à população. Gerenciar esses serviços em campo, contudo, nem sempre é uma tarefa fácil do ponto de vista operacional. 

Muitas vezes, empresas do setor de utilidade pública não conseguem elaborar e disponibilizar para o profissional em campo a melhor rota de atendimento aos chamados de manutenção. Como reflexo, surgem desafios como aumento no gasto de combustível e maior tempo para a realização de serviços. 

O Google Maps conta com diversos recursos que auxiliam as empresas a oferecerem suporte aos técnicos especializados na hora de realizar atividades de manutenção em campo. Em especial, a Routes API da Plataforma Google Maps possui o recurso de roteirização “Compute Routes”, que permite o cálculo de rotas de deslocamento com objetivo de reduzir o gasto de combustível e o tempo para atendimento aos chamados. 

Entenda a seguir como essa função da Routes API otimiza o aproveitamento das equipes de campo disponíveis para atendimento, em relação ao tempo e distância de um chamado.

Routes API: rotas mais eficientes para equipes em campo

As empresas de utilities em todo o mundo, contam com a inteligência de geolocalização do Google Maps para obter rotas confiáveis e otimizadas para o deslocamento nos locais de manutenção e reparo, como a exemplo dos serviços corretivos de energia elétrica. A Routes API, especificamente, pode ser integrada aos sistemas e aplicações de gestão de campo para oferecer recursos em tempo real aos operadores. 

Assim, a API oferece diretamente nas aplicações utilizadas por esses profissionais, informações práticas para a operação como o lado da via em que está o ponto de manutenção, otimizando os trajetos e reduzindo o consumo de combustível. 

A Routes API da Plataforma Google Maps apresenta um conjunto de novas opções de solicitação para tornar rotas ainda mais flexíveis, precisas e úteis. Há recursos como pontos de referência mais inteligentes, incluindo a capacidade de especificar se o usuário deve apenas passar ou parar em um ponto de referência.

Routes API: recursos para auxiliar as equipes de utilities

Pontos de referência mais inteligentes

Esta função é útil se um ou mais dos pontos de referência for um ponto de embarque ou desembarque dos profissionais em campo, pois permite que a plataforma do Google Maps garanta que o usuário não seja direcionado para um ponto onde parar não é permitido, como um túnel ou uma rodovia.

Indicação do lado correto da estrada

Este recurso é capaz de especificar o lado da estrada para o qual o operador em campo precisa ser direcionado. Isso ajuda a garantir que eventos como embarques e desembarques ocorram no lado desejado da estrada, reduzindo a necessidade de retornos e até mesmo travessias que tornam o tempo de espera do cidadão mais longo.

Tráfego por segmento de rota

Também é possível solicitar informações de tráfego para segmentos individuais de entrada ou saída e usar os recursos de personalização de pilão das APIs e SDKs do Google Maps para representar visualmente esse tráfego ao renderizar uma polilinha da rota.

Benefícios oferecidos pela API Routes

  • Redução dos custos com combustível. 
  • Menor tempo para atendimento aos chamados de manutenção.
  • Otimização no aproveitamento das equipes de campo disponíveis para atendimento, em relação a tempo e distância de um chamado.
  • Redução dos custos diretos.

Conte com a Geoambiente para aproveitar os recursos do Google Maps na gestão de serviços em campo.

A Google Maps Platform é a base de mapa digital mais atualizada do mercado, contando mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e mais de 50 milhões de atualizações diárias.

Com a Google Maps Platform, é possível obter rotas e informações de viagem precisas usando detalhes de transporte, condições atualizadas de trânsito em tempo real e preferências de rota como: em qual lado da via está localizado o chamado, cálculo de pedágio e de eficiência de combustível.

Os serviços da Google Maps Platform são facilmente integrados a qualquer aplicação proprietária ou de terceiros que faça a gestão de equipes de campo.

A Geoambiente, com seu time completo de especialistas certificados, auxilia empresas que realizam serviços em campo com o licenciamento dos serviços da plataforma Google Maps, consultoria técnica para apoio nas integrações das APIs sugeridas em cada projeto e o desenvolvimento completo de aplicações.

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

Conheça o nosso trabalho

 

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário