Delivery Mobilidade

Delivery para restaurantes: APIs do Google Maps ajudam a atrair clientes

APIs do Google Maps para o varejo alimentício
Escrito por Karen Ferraz

A entrega pontual e rápida é crucial para as redes de restaurantes e para o varejo alimentício conquistarem a satisfação do cliente em um mundo onde todos estão acostumados com serviços de delivery.

Com recursos de mapeamento precisos, restaurantes e fast food utilizam as API’s do Google Maps para economizar minutos preciosos nas rotas de entregas sob demanda e para garantir que os clientes comprem de novo.

 

Como as redes de varejo alimentício podem otimizar entregas com APIs do Google Maps?

Cumprindo compromissos de prazos de entrega

Algumas redes de restaurantes têm o compromisso de entrega de 30 minutos. Para garantir que os motoristas cumpram esse prazo, utilizam as APIs do Google Maps integradas a seus sistemas de pedidos e delivery. Geralmente, os apps de pedidos usam a Distance Matrix API e a Places API para localizar e exibir apenas os estabelecimentos que estão dentro de um raio determinado de quilômetros do cliente. Depois que o cliente faz um pedido em um dos restaurantes locais, a Directions API ajuda os motoristas a encontrar rotas para restaurantes e clientes.

Oferecendo estimativas online para prazos de entrega

Diversas redes de restaurantes contam com dados de mapeamento, o que permite que os clientes escolham uma janela de tempo para a entrega. Para quem precisa de entregas imediatas, oferecem serviços expressos. Quando os clientes fazem pedidos no aplicativo móvel do restaurante, definem sua localização em um mapa do Google. A localização determina o menu de produtos que são mostrados, bem como os preços. Algumas empresas, por exemplo, usam a API Javascript do Google Maps para criar um aplicativo baseado na web para o back-end com objetivo de rastrear todos os pedidos e o andamento da entrega. Os gestores de logística usam a API Directions para combinar motoristas com pedidos e clientes, e a API Google Distance Matrix para estimar o tempo de chegada das entregas.

Melhorando a produtividade e a eficiência do motorista

Muitos restaurantes têm o desafio de melhorar a eficiência dos trabalhos tanto do entregador quanto do gestor de pedidos. Usando o Google Maps, essas companhias podem criar mapas baseado na web que mostram a localização dos motoristas e seus destinos de embarque e desembarque.

Com a Distance Matrix API é possível criar um mecanismo de lote, que automatiza o despacho de motoristas e otimiza os pontos de embarque e desembarque. Nos casos em que as entregas são muito complexas para serem tratadas automaticamente pelo mecanismo de lotes, os despachantes combinam os motoristas com os clientes usando um mapa baseado na web desenvolvido com a Javascript API do Google Maps.

Quais APIs do Google Maps são ideais para otimizar deliveries em redes de restaurantes?

Distance Matrix API: localiza os entregadores mais próximos dentro de um raio pré-determinado para realizar a corrida. Fundamental para otimizar a alocação de motoristas ou motoboys, calculada com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

Com ela, seu app ou solução de delivery consegue calcular o tempo de viagem a cada restaurante para atender o pedido mais rapidamente possível, permitindo acionar o motorista certo. Resultado: uma gestão mais eficiente das entregas, além de reduzir custos de operação (menor tempo de entrega de cada pedido e maior capacidade de entrega por motorista).

Places API: a API Places é um serviço que retorna informações sobre lugares usando solicitações HTTP. Os lugares são definidos nessa API como estabelecimentos. Uma vez acionada, entrega uma lista de lugares com base no local, permitindo identificar, por exemplo, qual o restaurante mais próximo da localização de um cliente que fez um pedido. A API Places usa um ID de lugar para identificar um local de maneira exclusiva.

Directions API: envia rotas precisas e entregadores direto no seu aplicativo para que eles cheguem mais rapidamente ao destino. A Directions API calcula a distância mais curta até o local de entrega e fornece ao entregador direcionamentos passo a passo, orientações sobre limites de velocidade e notificações sobre condições de trânsito em tempo real.

É possível personalizar a criação de trajetos com base em tempo, distância e custo, dependendo da necessidade do seu negócio. Esta API também ajuda no atendimento ao cliente, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Com ela, o consumidor consegue acompanhar onde o entregador está com seu pedido ou quando a comida chegará a sua porta. Essa é uma forma de garantir experiências de consumo positivas e evitar dores de cabeça com cancelamentos.

Javascript API: com a API Maps JavaScript, você pode personalizar mapas com seu próprio conteúdo e imagens para exibir em páginas da web e dispositivos móveis. A API Maps JavaScript tem quatro tipos básicos de mapa (roteiro, satélite, híbrido e terreno) que você pode modificar usando camadas e estilos, controles e eventos, além de vários serviços e bibliotecas.

Solução de entrega sob demanda do Google Maps ideal para redes de restaurantes

A solução de mobilidade do Google Maps é ideal para entregas rápidas de empresas de delivery (como apps de delivery de comida), que devem ser concluídas em um curto espaço de tempo, especialmente quando se trata de alimentos perecíveis, pratos quentes, bebidas geladas etc. Ex: entrega de uma pizza ou sanduíche que precisam chegar quentes até o destino, ou de sorvete e bebidas que precisam chegar gelados.

Trata-se de um toolkit (kit de ferramentas) de desenvolvimento do Google Maps que facilita a criação de soluções de mobilidade sob demanda. Assim, não se restringe somente a entregas expressas, uma vez que pode ser aplicada para viagens de aplicativos de mobilidade já que permite acompanhar a rota em tempo real. Além disso, pode ser usada em apps de mobilidade.

Utiliza um conjunto de APIs do Maps, Routes e Places do Google Maps em interfaces criadas especificamente para soluções de compartilhamento de viagens e entrega. Veja as funcionalidades oferecidas pela On Demand Rides and Deliveries Solution do Google Maps:

  • Otimização de rotas: a ferramenta incorpora a API Routes Preffered, API Directions e API Distance Matrix. Permite que as empresas encontrem a ordem ideal para que os motoristas concluam suas rotas.
  • Captura de endereço: a solução On Demand Rides and Deliveries oferece o recurso “Address Capture”, com base nas APIs Place Autocomplete e Geocoding. Isso permite resolver erros comuns no endereçamento de entregas (endereços não entregues, entrada de endereço imprecisa, necessidade de ajustes nos locais de entrega etc.).
  • Roteamento e navegação do motorista: integração da navegação passo a passo do Google Maps em seu aplicativo com recursos como rotas de veículos de duas rodas e tráfego ao vivo. O recurso “Driver routing and navigation” é composto pelo SDK de Navegação e o SDK Driver.
  • Acompanhamento de tarefas: por meio da solução, os clientes podem rastrear as rotas dos motoristas em tempo real, aumentando a taxa de sucesso da entrega. Este recurso chamado de “Rastreamento de remessa” inclui uma biblioteca JavaScript para soluções da web e mobile.
  • Análise de desempenho das frotas: com recurso “Fleet performance”, que também inclui uma biblioteca JavaScript para soluções da web e mobile, é possível visualizar a localização do veículo, velocidade, tempos de permanência, ETAs, rotas, tarefas concluídas e futuras. Ou seja, tudo para otimizar o desempenho de sua frota!




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário