Empresas líderes em diversos segmentos utilizam as soluções de logística e mobilidade do Google Maps para impulsionar suas operações. Esses recursos são fornecidos por meio das APIs do Google Maps, que se baseiam no poder de geolocalização do Maps para viabilizar a criação de soluções de roteirização de alta complexidade a sistemas que conectam toda a cadeia de distribuição.
No fim das contas, todas essas organizações contam com as Google Maps APIs para entregar experiências incríveis aos clientes ao mesmo tempo que se tornam mais eficientes e reduzem custos. Confira abaixo como Domino’s, Garupa, Box Delivery, Petz e Magalu ampliaram a capacidade de entregas, planejando rotas com mais rapidez e precisão.
Como as Empresas de Entrega usam as APIs do Google Maps?
Descubra como empresas como Domino’s, Garupa e Box Delivery potencializam suas entregas ao otimizar rotas e eficiência com a API do Google Maps.
Domino’s: abertura de lojas com APIs do Google Maps
A Domino’s é uma das maiores redes de pizzaria do mundo e utiliza o Google Maps para definir a abertura de novas lojas e ampliar sua presença no mundo. É o caso da expansão da rede pela Indonésia: um desafio logístico por se tratar de um arquipélago de mais de 17 mil ilhas.
As APIs do Google Maps possibilitaram não só cumprir a entrega de 30 minutos da Domino’s. Elas foram fundamentais para identificar onde abrir novos locais de loja.
Funciona assim: cada ponto de venda tem um território definido na Indonésia e só pode receber pedidos dessa zona. Em vez de os clientes escolherem uma loja, atribui-se uma com base na sua localização. O objetivo é lançar uma rede de teste em torno do local capaz de cobrir qualquer lugar em nove minutos de carro para qualquer ponto da zona proposta. Isso é ativado pelas APIs da Plataforma Google Maps, incluindo a API Distance Matrix.
Em seguida, a Domino’s cruza dados demográficos (como população, renda média e faixa etária) com os dados do Google Maps para identificar o melhor o potencial de receita de uma zona em comparação com as lojas vizinhas. Com o Google Maps, é possível criar zonas de entrega que atendam às comunidades que mais precisam do serviço alimentício, maximizando receitas.
Garupa: novos serviços com o apoio das APIs do Google Maps
O Garupa é o terceiro maior aplicativo de mobilidade do Brasil, cobrindo mais de 650 municípios. O app oferece inúmeros diferenciais de mobilidade urbana, o que exige uma inteligência de dados de localização completa, incluindo endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas, monitoramento de usuários e visualização de mapas.
Quando as pessoas passaram a ficar em casa durante a pandemia, o Garupa teve que se reinventar. A solução foi o lançamento de novos serviços apoiados na inteligência das APIs do Google Maps, como o Garupa Food, Garupa Empresas e o Garupa Delivery.
O uso dos recursos de geolocalização do Google Maps possibilitaram um aumento de 80% em relação ao time to market, garantindo o sucesso do nosso negócio. “A precisão das localizações, mapeamento das ruas e os recursos do Places do Google Maps permitiram que o Garupa ganhasse uma abrangência nacional”, pontuou Roger Ritter, CTO do Garupa.
Box Delivery: mais entregas, mesmo número de entregadores
A Box Delivery, especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, cresceu sete vezes durante a pandemia e bateu recordes de pedidos realizados. De 300 por hora nos horários de pico (almoço e jantar) saltou para 3 mil, o que deixou o sistema logístico de delivery sob pressão. Com apoio das APIs do Google Maps, especialmente Directions Advanced API, a empresa dobrou a capacidade de atendimento de sua frota de entregadores.
A Directions Advanced API ciria rotas multimodais, considerando até 25 pontos de referência, garantindo trajetos otimizados, com dados de tráfego em tempo real ou preditivo. Resultado: um serviço de delivery mais ágil e eficiente, sem precisar aumentar consideravelmente o número de entregadores.
De acordo com Denis Lemela, cofundador e CIO da Box Delivery, a API permitiu gerar valor para o cliente final ao criar uma rota otimizada e garantir que o pedido chegue no horário previsto. “A API Directions Advanced possibilitou à Box Delivery escalar o negócio nesse período, sofrendo menos”.
Petz: 90% dos pedidos entregues são entregues em um dia
Nos últimos cinco anos, a Petz, rede de lojas físicas e online de produtos para animais de estimação, evolui em sua estratégia omnichannel com apoio das APIs do Google Maps. O desafio era integrar mais de 150 lojas físicas, conectar toda a cadeia de distribuição e aperfeiçoar a entrega de última milha (despacho da mercadoria até a entrega na porta do cliente).
As APIs Google do Maps entram em cena para calcular a distância de todas as lojas entre os centros de distribuição a fim de otimizar o processo de abastecimento e logística, evitando rupturas nas compras físicas ou online. Com apoio da geolocalização do Google Maps, a cada dez pedidos no digital, nove são separados em alguma loja para distribuição, enquanto mais de 90% dos pedidos enviados a partir de loja (ship from store) são entregues em até um dia útil.
“Temos uma entrega muito rápida e precisa graças aos dados de geolocalização da Plataforma Google Maps”, evidencia Fernando Diniz, Head de Digital da Petz.
Magalu: planejamento rotas complexas em escala
Com a missão de impulsionar seu serviço de entrega e oferecer a entrega mais rápida do país, o varejista Magalu adotou a GMP Route Optimization (GMPRO) para otimizar a rota de última milha (last mile) referente às entregas no mesmo dia.
A GMPRO API do Google Maps foi desenvolvida para ajudar operadores de frotas de veículos a criar planos de roteirização precisos em escala. O desafio do Magalu: gerenciar uma complexa rede logística que envolve mais de 2,1 milhões de embarques mensalmente.
Desse modo, API GMP Route Optimization do Google Maps auxilia a varejista a atender à crescente demanda com rotas eficientes, proporcionando mais confiabilidade. “A solução permite calcular várias coletas e entregas na mesma rota em segundos. Assim, melhoramos nossa capacidade de planejar rotas com rapidez, flexibilidade e precisão, gerando mais produtividade e escalabilidade”, explicou Talita Paschoini, Diretora de TI da Magalu. Como reflexo, o Magalu tem custos mais eficientes, e se torna mais competitivo.
Conclusão
As soluções fundamentadas nas APIs do Google Maps são capazes de otimizar a logística, ampliar a capacidade de entrega e de fornecer dados para a tomada de decisão. Negócios de variados segmentos utilizam recursos de geolocalização da plataforma Google Maps para respaldar direcionamentos estratégicos, como projetos de expansão, além de aperfeiçoar a cadeia de distribuição com roteirização eficiente, rastreamento com informações de trânsito em tempo real e funcionalidades que melhoram a produtividade dos motoristas e entregadores.
Um dos motivos para que os recursos do Google Maps sejam amplamente adotados é porque a plataforma dispõe de funcionalidades que podem ser integradas aos sistemas e aplicações empresariais, melhorando processos e etapas críticas que integram o negócio.
A melhor maneira de ter acesso às APIs do Google Maps para empresas é por meio de um parceiro premier de Google Maps Platform, como é o caso da Geoambiente. Empresas de revenda parceiras do Google oferecem faixas de descontos gradativas no uso das APIs e a Geoambiente faz o acompanhamento de seus clientes com relatórios exclusivos de consumo e implementação de boas práticas.
Conte com as APIs do Google Maps e com o suporte da Geoambiente para ajudar a sua empresa na eficiência operacional, satisfação do cliente e na obtenção de vantagem competitiva.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.