Geolocalização Google Maps Platform

Plataforma Google Maps para serviços financeiros: mais segurança e eficiência

Google Maps
Escrito por Karen Ferraz

O segmento de serviços financeiros vem se transformando radicalmente. Um estudo recente aponta para uma estimativa de US$ 68 trilhões em transferência de riqueza da geração baby boomers para os millennials. Isso quer dizer que que os provedores de serviços financeiros terão que oferecer a velocidade, facilidade de uso, sofisticação tecnológica e serviços personalizados que os millennials buscam. Além disso, outra pesquisa mostra que metade dos millennials está disposta a mudar para uma instituição concorrente se ela oferecer uma experiência digital melhor.

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Google Maps: soluções de serviços financeiros

Tendências como as citadas acima estão alavancando o crescimento de fintechs de bancos digitais, pagamentos digitais, gestão financeira e seguros. Para ajudar essas empresas a responderem às novas demandas, o Google Maps lançou uma série de serviços para o segmento de serviços financeiros voltados para a experiência do cliente, segurança e operações. Confira a seguir:

Demonstrações financeiras mais detalhadas

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É comum que o cliente consulte seu extrato e se depare com uma transação cujo estabelecimento não consegue identificar devido a abreviações ou uso de identificações que não são o nome fantasia da empresa. A solução Transações Enriquecidas do Google Maps esclarece essas transações e facilita o reconhecimento das mesmas por parte do cliente, adicionando o nome do comerciante e a categoria da empresa, uma foto da loja, localização em um mapa e informações de contato completas. Ao facilitar o reconhecimento dessas transações, a instituição não apenas aumenta a confiança do consumidor, com aumento de até 15% do NPS, mas diminui as ligações de suporte em aproximadamente 67% .

Sem contar que sua empresa ajuda os clientes a visualizar facilmente uma série de transações adicionando o nome do comerciante ao valor e à data da transação e exibindo tudo em um mapa do Google. Isso fornece aos consumidores insights sobre onde e como eles gastam dinheiro.

Cadastros mais rápidos e seguros


Endereços inseridos manualmente podem levar a menos conversões, dados e erros de entrega caros. A Solução de inscrição rápida e verificada do Maps agiliza o processo de cadastro, sugerindo endereços próximos com apenas alguns toques – reduzindo o tempo para cadastro em até 64% e aumentando as taxas de conversão em até 15%.

A solução também oferece um nível adicional de verificação de endereço que ajuda a reduzir o risco de cadastros fraudulentos de contas – e as empresas diminuíram as configurações de contas fraudulentas em aproximadamente 30% por meio do uso de dados geoespaciais para verificar as identidades dos clientes. Veja o Quick and Verified Sign- guia de soluções para começar hoje.

Ajude os clientes a chegarem até a agência ou caixa eletrônico

Cerca de 74% dos clientes pesquisam detalhes específicos antes de visitar um lugar, o que aumentando a importância do perfil de cada local no Google. A solução “Branch and ATM Locator Plus” melhora sites e aplicativos com informações mostradas sobre agências e caixas eletrônicos no Google Maps. A solução mostra o horário de funcionamento, serviços disponíveis, comentários de usuários, fotos do local, direcionamentos para chegar ao local e muito mais.

As empresas de serviços financeiros que usam dados geoespaciais para fornecer informações adicionais (por exemplo, horário de funcionamento, serviços disponíveis etc.) em agências e caixas eletrônicos viram um aumento de 14% no Net Promoter Score (NPS) e uma redução de 7% nas ligações de suporte ao cliente.

Ofertas em tempo real, com segmentação geográfica, podem potencializar negócios, recompensas e programas de reembolso – tudo visualizado com o rico Google Maps. Ao combinar os insights dos históricos de compra com a aceitação do cliente para recursos baseados em localização, as empresas podem implementar o caso de uso de experiências contextuais para permitir ofertas personalizadas e programas de recompensa que impulsionam o envolvimento com as marcas enquanto colocam dinheiro no bolso dos clientes ao mesmo tempo.

Ative ofertas e recompensas com experiências contextuais

Ofertas em tempo real com segmentação geográfica podem potencializar negócios, recompensas e programas de reembolso – tudo isso visualizado com pelo Google Maps. Ao combinar os insights dos históricos de compra com o uso de recursos baseados em localização dos clientes, as empresas podem implementar experiências contextuais para permitir ofertas personalizadas e programas de recompensa que impulsionam o envolvimento com as marcas enquanto recompensam consumidores. Casos de usos foram validados por meio de métricas atrativas, como aumento de 8% ou mais na classificação NPS e um aumento de 8% ou mais no tempo gasto no aplicativo.

Identifique transações suspeitas com detecção de fraude

As empresas do setor podem usar a localização do dispositivo móvel ativada pelo cliente para sinalizar atividades suspeitas com base na distância geográfica, como um saque em um caixa eletrônico que é realizado longe do dispositivo do cliente. Nossas APIs também podem ajudar as empresas a reconhecer padrões de transação suspeitos, como uma compra feita em um local fisicamente distante de uma transação recente.

As organizações de serviços financeiros que usam dados geoespaciais para verificar as identidades dos clientes reduziram as transações fraudulentas em aproximadamente 70% e os falsos positivos na detecção de fraudes em 45%, em média.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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