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4 áreas que usam Google Maps para transformar seus negócios

Áreas que usam Google Maps para transformar seus negócio
Escrito por Karen Ferraz

Há 15 anos o Google Maps vêm ajudando organizações de diversos segmentos a se aproximarem de clientes, entregar melhores experiências e transformar seus negócios. A plataforma fornece acesso a amplos dados de localização e diferentes funcionalidades por meio de 18 APIs.

Os dados de geolocalização do Google abrangem 99% do mundo sob diferentes ângulos e detalhes e fornecem o contexto para atender às mais variadas demandas de localização e viabilizar inúmeras jornadas. Essa inteligência impulsiona mais de 4 milhões de sites e apps pelo mundo.

Organizações privadas e públicas têm alcançado eficiência ao utilizar esses recursos para visualização de informações, melhor compreensão do contexto, análise de resultados e desenvolvimento de percepções detalhadas. A seguir, detalhamos como o Google Maps pode ajudar em diversas áreas, promovendo benefícios em otimização de processos, redução de custos, dentre outros.

Leia mais: Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

1. Roteirização e logística

A plataforma Google Maps oferece uma gama de serviços de roteirização e logística utilizados por aplicativos e softwares conhecidos, como Waze e Android Auto. Integradas aos sistemas das empresas, as APIs permitem incorporar dados do Maps para fornecer uma experiência completa ao usuário.

Seja para monitorar cargas ou veículos em trânsito, levar passageiros ou entregar comidas por delivery. A inteligência de localização do Maps é ativada para ajudar os usuários a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo. Isso é possível graças a mapas detalhados e dados de geolocalização em tempo real. A GMP pode ser útil de muitas maneiras, como:

  • Criação de trajetos inteligentes e rápidos para otimizar a gestão de delivery, frotas de veículos ou qualquer tipo de deslocamento;
  • Gerenciamento de operações logísticas com base em dados, permitindo a redução de deslocamentos desnecessários e otimização de custos;
  • Construção da melhores experiências a partir de rotas rápidas, garantindo entregas e encomendas dentro do prazo e, o melhor, a satisfação do cliente.

2. E-commerce e varejo

A estratégia omnichannel envolve a entrega de uma experiência única e sem fricção entre os diferentes canais em que um varejista atua, incluindo online, mobile e pontos de venda físicos. O Google Maps pode tornar as compras mais fáceis e rápidas para seus clientes em qualquer um deles.

Quando implementadas corretamente e integradas aos sistemas de e-commerce, as soluções da plataforma permitem aumentar a eficiência das operações, reduzir a quantidade de erros de dados e aumentar a taxa de conversão geral, além de reduzir custos. A GMP oferece um capacidades exclusivas para alavancar seu negócio de varejo e e-commerce:

  • Direcionamento de tráfego para as lojas, fornecendo avaliações, fotos e horários atualizados;
  • Atração de mais pessoas para seu negócio por meio do recurso Store Locator, ou localizador de lojas;
  • Suporte aos clientes com informações sobre o deslocamento até a loja (por meio de rotas externas e mapas de caminhada internos) e também sobre a disponibilidade de produtos em estoque;
  • Oferta de mais conveniência por meio de serviços como Pickup in Store, que permite ao cliente comprar online e retirar na loja.

3. Serviços financeiros

O sistema financeiro é um dos setores que mais investem em tecnologia em busca de oferecer a melhor experiência. Com a GMP, as instituições de serviços financeiros são capazes de proporcionar um atendimento personalizado, tornando mais fácil a vida dos clientes.

Ao integrar as soluções do Maps a seus apps, essas organizações fornecem dados precisos e detalhados a partir das APIs do Places. Desse modo, usuários podem pesquisar agências e caixas eletrônicos nas proximidades e obter informações atualizadas em tempo real, como horário de funcionamento e rotas de como chegar.

A plataforma garante acesso a informações sobre os hábitos de consumo de clientes (onde a transação foi feita, quanto gastou em um estabelecimento etc.). Isso reflete em mais confiança para o cliente na transações e, para o banco, elimina a necessidade de acionar o atendimento para verificar se uma transação é autêntica. Desse modo, a GMP pode reduzir significativamente os custos por meio de algumas soluções:

  • Para os clientes: visualização no mapa de onde ocorreu a transação, o que lhes permite ver o nome da loja e até mesmo uma imagem real da vitrine; redução da quantidade de chamadas para centrais de atendimento ao cliente; localização mais rápida de agências e caixas eletrônicos.
  • Para as instituições financeiras: melhoria no atendimento e na detecção inicial de fraudes, reduzindo volumes de fraudes de cartão de crédito e débito por meio da verificação da localização do cliente antes mesmo de a transação ser concluída; informações detalhadas sobre os clientes para identificação de tendências de gastos e direcionamento de campanhas de marketing; identificação e análise de fraudes por localidade para embasar a instalação de novas agências e posicionamento de caixas eletrônicos.

4. Governo

Seja para gerenciar uma brigada do corpo de bombeiros, monitorar viaturas da polícia e determinar qual o veículo mais próximo para atender a uma ocorrência ou até mesmo para gerenciar a distribuição de alimentos para as merendas nas escolas em um estado ou município. A plataforma Google Maps disponibiliza uma diversidade de dados de localização relevantes para apoiar a administração pública.

A partir de informações em tempo real, ao agentes públicos são mais eficientes na gestão de recursos, efetuando um melhor uso do dinheiro público e atendendo à população com mais qualidade. A GPM é utilizada no setor público para otimizar serviços como:

  • Eficiência operacional logística em serviços em campo e uso de dados em tempo real sobre trânsito para prover informações atualizadas aos usuários;
  • Incorporação de mapas em sites e serviços para que a população encontre facilmente locais públicos ou para embasar o planejamento de operações;
  • Uso de mapas e imagens de satélite para zoneamento e uso do Street view para apoiar agentes em campo;
  • Gestão de rotas eficientes para transporte público, otimizando gastos com combustível e manutenção de veículos;
  • Monitoramento e rastreamento de veículos como ônibus, viaturas e ambulâncias para planejamento de serviços públicos.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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