Mobilidade Planejamento Logístico

Como reduzir a rotatividade de motoristas e fidelizá-los

retenção de motoristas
Escrito por Thiago Sailer

O grande desafio das empresas de logística e delivery hoje é lidar com a alta rotatividade dos motoristas e entregadores. Contudo, eles estão na ponta da operação de mobilidade e são cruciais para que a jornada do cliente entregue boas experiências. Afinal, clientes recebem seus pedidos no tempo ideal, ficam mais satisfeitos e têm mais chances de comprar novamente. 

Dentre diversos fatores, a falta de suporte leva a essa alta rotatividade. Nem sempre esses entregadores contam com os recursos necessários para realizar suas atividades, como sistemas para planejar as rotas. 

Oferecer sistema robusto de apoio logístico no trabalho seja para entregadores sob demanda quanto para motoristas de última milha permite que eles tenham uma rota programada e consigam ser mais eficientes, trabalhando o máximo de sua capacidade e ganhando mais, além de serem capazes de planejar as horas de descanso. 

Porém, a realidade é que eles acabam realizando esse planejamento de rotas manualmente, definindo a ordem e a prioridade de entregas com base em uma lista de destinos entregue pelas empresas. O problema é que o planejamento manual consome muito tempo dos motoristas e entregadores e nem sempre oferece a melhor rota.

Leia mais: Conheça as Soluções de Mobilidade do Google Maps

Como a tecnologia pode ajudar na fidelização de motoristas e entregadores

Investir em tecnologia pode tornar o trabalho dos motoristas muito mais produtivo e seguro, contribuindo para a retenção desses parceiros. A adoção de um sistema de gestão de frotas traz o apoio necessário às atividades de entrega e coleta de produtos ou pedidos, contribuindo para a eficiência da operação. Nesse sentido, os recursos de otimização da rota garantem não apenas a produtividade mas também o custo-benefício nas entregas para os condutores.

Há no mercado soluções de mobilidade que ajudam a estimar os tempos de condução e repouso, melhorar o desempenho dos motoristas de acordo com o estilo de condução, identificar tendências que fornecem insights para rotas mais eficientes, economia de tempo e redução dos custos. 

Essas soluções de mobilidade facilitam o trabalho dos entregadores e os ajudam a ser mais eficientes em suas tarefas diárias, contribuindo também para o bem-estar dos mesmos, seja preservando sua segurança, saúde e melhorando as condições de trabalho. 

Solução de mobilidade do Google Maps: aumento de satisfação de redução na rotatividade de motoristas

A solução de Mobilidade da Google Maps Platform é um conjunto de APIs e SDKs utilizados  proporcionar uma melhor experiência e uma maior economia para os serviços de entregas e viagens sob demanda e para os entrega planejada de última milha. 

São utilizadas por organizações de setores como logística, e-commerce e delivery para  otimizar processos de rotas, rastrear recursos e apoiar motoristas nas múltiplas jornadas até o cliente.

A solução de Mobilidade é baseada em três pilares fundamentais:

  • Melhorar a experiência do consumidor
  • Reduzir a ineficiência das rotas
  • Otimizar a alocação dos motoristas

Conheça os benefícios das soluções de mobilidade do Google Maps

Por meio da utilização das APIs e SDKs que compõem a solução de mobilidade é possível verificar benefícios em toda a jornada de uma entrega ou viagem sob demanda ou na jornada de entregas planejadas. Podemos dividir os benefícios da seguinte forma:

Para os motoristas e entregadores:

  • Manter o motorista na sua aplicação.
  • Melhor experiência e fluxo de trabalho do motorista.
  • Rotas mais eficientes e atualizadas.
  • Tráfego em tempo real.
  • Granularidade na localização para coletas e entregas.
  • Pagamentos calculados com base em rotas com trânsito em tempo real.

Para o consumidor:

  • Garantir precisão na coleta e entrega dos pedidos/viagens, através da validação de endereço.
  • Acompanhar os pedidos/viagens em tempo real com ETAs (tempo estimado de chegada) previsíveis e atualizados.

Para a operação:

  • Facilidade em localizar motoristas e entregadores disponíveis (online) mais próximos.
  • Roteirização mais eficiente.
  • ETAs precisos (> 97% de precisão).
  • Rastreamento dos pedidos/viagens em tempo real.
  • Gerenciamento de status das entregas/viagens e extração de KPIs.
  • Possibilidade de compor custos das viagens considerando variáveis como tempo, distância, custo de pedágio e combustível.
  • Diminuição nas entregas não concluídas com a validação de endereços.
  • Precificação mais precisas das entregas com base em rotas com trânsito em tempo real.
  • Redução da rotatividade de motoristas, pois o pagamento pode ser calculado com base em rotas com trânsito em tempo real.
  • Como não é uma solução pré-fabricada, garante a flexibilidade e escalabilidade para expansão das operações.
  • Redução da necessidade de atualização e manutenção, pois a solução conta com lançamentos constantes de novos recursos e produtos, garantindo a empresa sempre no topo da concorrência.

Pacotes da solução de Mobilidade

No geral, a principal novidade da solução de Mobilidade são os SDKs para dispositivos móveis. Aqui estão suas principais características e vantagens:

Navigation SDK: promove a mesma experiência de navegação do Google Maps dentro do aplicativo do motorista com a mesma interface já familiar de usuário do Google Maps. Conta com a possibilidade de personalização para a sua marca, além de outros benefícios como a navegação turn-by-turn e roteamento baseado em tráfego em tempo real.

Driver SDK: faz a leitura da localização do Navigation SDK e a envia para o Fleet Engine (orquestração); pode ler/modificar o status da tarefa no Fleet Engine; fornece dados de visão geral da rota para entregas e status atualizados.

Consumer SDK: fornece componentes para visualização do veículo e da rota à medida que o motorista avança para o destino; oferece o ETA do motorista e a distância restante a ser percorrida.

Acesso aos recursos de Mobilidade

Activate: ativa uma melhor experiência de mobilidade com roteirização eficiente com até 100 pontos de paradas e navegação Turn-by-Turn dentro do aplicativo do motoristas – conjunto das APIs e serviços de GMP + Routes Preferred e Navigation SDK.

Optimize: otimiza a experiência do motorista e do consumidor com ênfase em contexto de coletas e entregas de pessoas e pedidos, mais refinados – conjunto das APIs e serviços de GMP + serviços do Activate + Location Selection e Speed Limits.

Accelerate: acelera as operações da frota com visibilidade em tempo real, melhorando a experiência do motorista e inteligência da frota – conjunto das APIs e serviços de GMP + serviços do Activate + serviços do Optimize + Fleet Engine, Driver SDK, Journey Sharing, Shipment Tracking, Fleet Tracking e Nearby Drivers.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário