Google Maps Platform Omnichannel

Reverta o abandono de carrinho e aumente as vendas com as APIs Google Maps

abandono de carrinho
Escrito por Karen Ferraz

Quase 70% de todo o abandono de carrinho nas compras online acontecem antes que o pedido seja finalizado. Acontece que muitas vezes o cliente desiste da compra quando é preciso inserir novamente informações de envio já fornecidas em etapas anteriores do processo de compra.

Varejistas estão buscando simplificar e agilizar cada compra para mudar essa realidade e oferecer mais eficiência no processo de cadastro (signup). A boa notícia é que o abandono do carrinho pode ser revertido com estratégias de geolocalização oferecidas pelo Google Maps para facilitar as etapas associadas ao preenchimento de dados de entrega e confirmação de endereços. Confira!

Leia mais: Last Mile Fleet Solution x On Demand Rides and Deliveries Solution: entenda a diferença e qual é a solução ideal para o seu negócio

Abandono de carrinho: como as APIs do Google Maps evitam esse problema?

O Google Maps disponibiliza recursos baseados em geolocalização para dar aquele “upgrade” na experiência do usuário e reduzir o abandono de carrinho nas compras, melhorando suas taxas de conversão.

Um desses recursos é a Places Autocomplete API. Esta poderosa API do Google Maps reduz a inserção de endereços a alguns toques ou cliques, agilizando a finalização da compra.

Para agilizar a etapa de finalização de compra ou checkout, e aperfeiçoar a experiência de compra proporcionada aos clientes, os varejistas podem implementar esta API em seu app ou site de e-commerce. A funcionalidade diminui o tempo que o usuário leva para digitar endereços, o que acaba por aumentar a taxa de conversão do seu negócio nos canais online.

Places Autocomplete
Place Autocomplete API

Com o Autocomplete, os usuários preenchem formulários de endereços com rapidez e facilidade. Funciona assim: enquanto o consumidor digita as primeiras letras do endereço de entrega, seu app ou site é capaz de sugerir o endereço completo e correto. Basta que o usuário confirme o endereço para que ele seja inserido no cadastro. Simples assim!

Desse modo, o Places Autocomplete API da Google Maps também ajuda a evitar erros no preenchimento de endereços com o uso da análise preditiva. Isso porque sugere possibilidades de endereços à medida que a pessoa digita onde deseja receber o produto, reduzindo a entrada de nomes de ruas incorretos.

As aplicações são inúmeras! O Autocomplete pode ser implementado em aplicativos e sites de e-commerce, delivery, vestuário, viagens, imóveis, saúde e serviços financeiros e muito mais! Vale lembrar que sugerir endereços para o usuário no momento do checkout, facilita ainda mais a experiência mobile.

Que tal começar agora? Com o Autocomplete a lógica é simples: processo de compra, mais simples, maior satisfação do cliente e mais vendas fechadas no fim do dia!

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário