Google Maps Platform Recursos Google Maps

Solar API: acelere seu negócio no mercado de energia solar

Um profissional do mercado de energia solar está trabalhando em um painel solar.
Escrito por Thiago Sailer

Aproveitar o sol é fundamental para avançarmos para um futuro sustentável. A Solar API da plataforma Google Maps foi desenvolvida para ajudar o mercado de energia solar a acelerar soluções solares em todo o mundo. A aplicação oferece ampla cobertura de dados disponíveis em mais de 40 países com informações de mais de 320 milhões de edifícios.

Com a Solar API, as empresas do mercado de energia solar podem criar propostas em minutos graças aos dados e imagens de telhado fornecidos pelo Google Maps. Ao mesmo tempo, a aplicação acelera os processos de negócios, estimulando o crescimento e estabelecendo a confiança do cliente. 

O conjunto de dados oferecidos pela API ajuda a reduzir os riscos do instalador, as despesas gerais e os custos de mão de obra, minimizando significativamente as visitas ao local. Isso permite que os ciclos de vendas sejam mais rápidos, oferecendo precisão aos projetos de painéis solares. 

Confira como a Solar API da Plataforma Google Maps pode acelerar os resultados do seu negócio no mercado de energia solar.

Solar API: o que é e como funciona?

A API Solar capacita os profissionais do segmento de energia solar a projetar e instalar sistemas com mais rapidez, fornecendo dados robustos com maior confiabilidade do que as metodologias manuais. Esta API apresenta informações importantes sobre edifícios, telhados, sombreamento e configuração de painéis, cobrindo mais de 320 milhões de edifícios em 40 países, com o objetivo de ajudar a acelerar a transição para a energia solar limpa e renovável.

A aplicação disponibiliza uma série de recursos que beneficiam empresas do mercado de energia solar, instaladores, desenvolvedores de SaaS e qualquer usuário que queira entender o potencial solar no telhado de um determinado endereço. Assim, a Solar API fornece dois endpoints diferentes:

Endpoint Building Insights:

Oferece detalhes sobre a localização, dimensões e potencial solar de um edifício. Engloba informações como o tamanho e a inclinação do telhado e a produção de energia modelada de um conjunto de telhados. Este detalhamento pode ser usado para avaliar os benefícios potenciais da instalação de energia solar. Também pode apoiar profissionais de energia solar a ajudarem os proprietários de casas e edifícios a explorar e comparar diferentes configurações solares.

Endpoint de camadas de dados:

Retorna detalhes mais granulares sobre informações solares brutas para uma área ao redor de um local. Os detalhes abrangem sombreamento que pode afetar o desempenho do sistema e um modelo de superfície digital do telhado que facilita o posicionamento e layout do conjunto. Tais informações podem ser usadas por instaladores solares para criar propostas personalizadas e por desenvolvedores de SaaS para automatizar o projeto de conjuntos de painéis mais eficientes.

Benefícios da Solar API para o mercado de energia solar

Veja quais as vantagens propiciadas pela Solar API às empresas de energia solar.

Otimização do seu processo de vendas de instalações solares

Geralmente, o processo que envolve a construção do projeto e a instalação de painéis de energia solar residencial é bastante longo. As etapas anteriores à contratação envolvem educação dos proprietários, medição manual de telhados, configuração dos projetos que nem sempre é feita com informações completas sobre o potencial solar, informações financeiras e muito mais.  

Com a Solar API, as empresas do mercado de energia solar são capazes de otimizar a experiência do cliente, criar propostas de projetos confiáveis dispensando visita ao local, bem como acelerar o processo de instalação.

Resultado: um processo de instalação de painéis de energia solar nos telhados muito mais rápido e redução das emissões de carbono.

Melhoria na experiência do cliente no mercado de energia solar

A aplicação possibilita que as empresas desenvolvam soluções que engajem facilmente clientes em potencial. Isso é possível graças a insights visuais de alta qualidade sobre o potencial solar de cada telhado residencial. Assim, os clientes têm em mãos informações personalizadas e relevantes em segundos. 

As empresas do mercado solar também podem contar com a Solar API para estimar economia de custos, criar projetos de matrizes e orçamentos confiáveis – tudo isso sem precisar de uma visita domiciliar! Como reflexo, a jornada de vendas pode ser virtual e muito mais rápida, permitindo que os consumidores tomem decisões rapidamente e fiquem mais satisfeitos. Ao mesmo tempo, as conversões aumentam naturalmente com menos esforço e custos mais baixos.

Melhoria de propostas e economia de dinheiro

Graças ao acesso a imagens e dados avançados, os profissionais do ramo de energia solar agora podem desenvolver projetos e propostas solares personalizados e com uma riqueza de detalhes. Criar layouts de painéis que otimizam a geração de energia solar ficou mais rápido e fácil a partir das imagens oferecidas pela API, que mostram linhas de cumeeiras, inclinações no telhado, obstáculos e padrões de sombra ao longo do tempo. Essas informações trazem mais precisão, reduzem o potencial de retrabalhos no telhado e a necessidade de ajustes na cotação original. Sem contar que a grande cobertura da Solar  API permite que os profissionais analisem bairros e regiões para priorizar locais de instalação, investimentos e oportunidades de crescimento de negócios.

Os insights fornecidos pela API Solar contribuem para substituir processos manuais dispendiosos por formas automatizadas. Isso economiza tempo para determinar a viabilidade de um telhado e a definição de requisitos para uma instalação solar capaz de maximizar o potencial energético de cada painel. Com a API, os instaladores gastam menos dinheiro e menos tempo, e ainda removem barreiras para a finalização das vendas.

Na prática: caso de sucesso no mercado de energia solar

A empresa Tokyo Electric Power Company Holdings (TEPCO) é criadora da Suncle, uma simulação online de energia solar em telhados que torna o processo de incorporação de energia solar mais fácil e agradável. Usuário piloto de longa data do Google Maps e agora cliente da Solar API, a companhia oferece uma jornada muito mais rápida ao cliente. 

Basta inserir um endereço no sistema, que o proprietário pode localizar sua residência no mapa e ajustar a conta de luz e o tamanho da instalação solar conforme desejar. Em poucos segundos são oferecidas informações como: custos de instalação, os subsídios locais disponíveis, as economias de custos, o ponto de equilíbrio e o impacto que sua instalação solar poderia ter na redução de CO2.  

Antes era necessário que os instaladores visitassem as casas para obter tais informações, mas com a Solar API, esse processo fica muito mais ágil. “As simulações online gratuitas de potencial de geração de energia solar da Suncle eliminam esse problema inicial e aproximam a energia renovável dos consumidores”, declarou Masami Jenkins, Diretora do Laboratório de Design de Negócios Sociais e Ambientais da TEPCO. 

Outro cliente do Google é a empresa Mona Lee, especializada em instalação solar. De acordo com o CEO, a companhia está revolucionando a indústria de instalação solar usando IA para criar instantaneamente o design de painéis solares ideal para atender às necessidades de geração de energia do proprietário. 

A Solar API é estratégica para o negócio da Mona Lee. “Ela nos fornece instantaneamente os dados necessários para analisar telhados e determinar a quantidade de luz solar que eles recebem para criar propostas aos clientes dentro do mesmo fluxo de trabalho”, conta o CEO Walid Halty. “Ao fazer isso de forma remota e instantânea, temos maior economia de custos e podemos proporcionar uma melhor experiência ao cliente, ajudando nosso negócio a crescer rapidamente neste mercado.”

Quer começar a usar a Solar API da Plataforma Google Maps? Consulte os especialistas da Geoambiente para conhecer mais sobre as novas APIs da Plataforma Google Maps.

 

image-2

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios.

Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário