Para quem trabalha com logística, otimizar rotas de entrega aumenta a qualidade do serviço e reduz os custos operacionais. Um roteiro bem elaborado garante ganhos expressivos, melhorando a imagem e saúde financeira do negócio.
Elaboramos um artigo com dicas para otimizar a logística das rotas e evitar prejuízos. Acompanhe!
Saiba o que é otimização de rotas
Entender o que significa otimizar rotas de entrega é importante para apontar erros e acertos na logística. A otimização é um conjunto de práticas que auxiliam a:
- eliminar etapas;
- evitar desperdícios;
- reduzir ociosidade;
- aumentar a produtividade.
O principal objetivo é determinar rotas econômicas e eficientes, permitindo às empresas maximizar as visitas e entregas concluídas. É fundamental saber que a aplicação não serve apenas para encontrar o caminho mais curto, mas sim a rota mais promissora conforme as variáveis.
A importância de otimizar rotas de entrega
Otimizar significa mitigar erros comuns, como unidades que refazem o mesmo percurso, com deslocamentos e entregas incoerentes.
É essencial para o sucesso do negócio de logística ter o máximo de eficiência quando os veículos estão na rua, visando:
- equilibrar o maior número de ordens;
- compensar entregas;
- balancear retiradas por deslocamento;
- reduzir tempo;
- economizar consumo de combustível.
Com uma equipe capacitada gerindo processos bem estruturados e a ajuda de tecnologias que atendam às necessidades da sua operação, otimizar rotas de entrega é o caminho ideal para alcançar o resultado esperado.
4 dicas para otimizar rotas de entrega
Agora que você já entendeu a importância da otimização, vamos conhecer quatro dicas para aprimorar o processo logístico na sua empresa.
1. Testar as rotas mais efetivas e econômicas
A chegada ao local acontece de várias maneiras, por exemplo, com o uso de rotas alternativas e mais curtas. Assim, é essencial testar novos percursos para economizar tempo e recursos.
Para otimizar rotas de entrega, você deve considerar itens como:
- caminhos mais rápidos;
- pedágios;
- desvios;
- trânsito;
- semáforos;
- possíveis obras na pista;
- estrutura das estradas;
- gasto de combustível.
Saiba mais: Como calcular os custos de pedágio e combustível em rotas com as novas APIs do Google Maps?
2. Crie um planejamento de trajetos
Se a empresa tiver múltiplas entregas em uma mesma região, criar um planejamento de trajetos é uma excelente maneira de aprimorar o serviço. Isso deve ser feito observando:
- número de paradas;
- tempo de deslocamento;
- quilometragem;
- custos gerais.
3. Tente prever os problemas mais comuns e mapeie a rota
É preciso se antecipar para não ter prejuízos. Alguns clientes têm restrições em relação ao recebimento da entrega, o que pode comprometer a elaboração da rota e o carregamento do veículo.
Por isso, conhecer as particularidades de cada cliente é essencial para a gestão de rotas e um bom mapeamento da entrega.
Além disso, se atentar às restrições de trânsito é uma boa prática, pois existe limitação de circulação de veículos em determinados locais, seja por horários, seja peso da carga. Quando existe prevenção e mapeamento, vários problemas e prejuízos são evitados.
4. Utilize a tecnologia ao seu favor
A tecnologia é uma grande parceira na hora de otimizar rotas de entrega, sendo uma ferramenta incrível na gestão eficiente do negócio. Otimização com o uso da tecnologia permitirá planejar em segundos o que demoraria horas para ser feito e com margem de erro inferior.
O GMP Route Optimization (GMPRO) é um programa que permite aos operadores realizarem otimizações avançadas em toda a frota. Com ele, é possível determinar a alocação de pacotes de entrega e o sequenciamento das tarefas de entrega.
A tecnologia é integrada aos dados de rotas do Google Maps e resolve solicitações simples de planejamento de rotas quase em tempo real, sendo uma ferramenta de logística eficiente.
Além disso, o GMP Route Optimization é executado na nuvem mais limpa do setor e ajuda as operadoras a atingir as metas de sustentabilidade, reduzindo:
- distância percorrida;
- número de carros de entrega;
- emissão de CO2.
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Veja também: Como melhorar a produtividade e experiência de motoristas e entregadores com recursos do Google Maps
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