Aplicações Cloud Native Google Cloud

7 ferramentas do Google Cloud que simplificam a experiência dos desenvolvedores

Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

O Google Cloud é uma plataforma de serviços de computação em nuvem executada na mesma infraestrutura utilizada internamente pelo Google para os próprios produtos de consumo, como a Pesquisa Google, o Gmail e o YouTube.

Seja para criar aplicativos ou executar cargas de trabalho na nuvem, os desenvolvedores podem combinar diversos serviços fornecidos pela plataforma. Isso porque o Google Cloud oferece um ambiente de TI capaz de impulsionar a inovação em sua organização e suportar a modernização, desenvolvimento e implantação de aplicações.

O Google é reconhecido por ser líder mundial em tecnologias de código aberto, especialmente contêineres, graças à sua função central no desenvolvimento de Kubernetes para orquestração e a malha de serviço do Istio, vem se se tornando tecnologias padrão de desenvolvimento. Assim, o provedor de nuvem detém uma vasta trajetória de projetos de código aberto do Android, Kubernetes e Hadoop e de um grande ecossistema de desenvolvedores que vêm impulsionando a inovação tecnológica com base no código aberto.

Leia mais: Anthos: a importância da plataforma do Google em estratégias multicloud
Assista aqui: Webinar: como criar aplicações nativas em nuvem

Outro ponto de destaque é que os engenheiros do Google participam de diversos projetos e iniciativas de desenvolvimento como parte de sua cultura de inovação, que busca incentivar a transformação digital de seus clientes.

Confira a seguir 7 ferramentas do Google Cloud que otimizam a experiência dos desenvolvedores e permitem que eles foquem nas aplicações, deixando o ambiente de computação por conta do Google:

  1. Anthos: é a plataforma do Google para modernização de aplicativos e operações agnósticas em várias nuvens. Trata-se de uma plataforma de código aberto que integra dezenas de APIs de código aberto, como contêineres Kubernetes, e os fornece como um stack gerenciado. O Anthos oferece um retorno sobre o investimento (ROI) de até 4,8 vezes, enquanto aumenta a produtividade, a eficiência operacional e a velocidade de migração de aplicativos.
  2. Google Kubernetes Engine: serviço gerenciado do Kubernetes com escalonamento automático de quatro direções e suporte para diferentes clusters. Esta solução baseada em nuvem simplifica a execução de aplicativos em containers, em qualquer lugar (outras nuvens ou on-premise), e não apenas na Google Cloud Platform (GCP).
  3. Compute Engine: infraestrutura de computação em máquina com tamanhos personalizados para acelerar a transformação em nuvem. Com esse serviço, é possível criar vários tipos de máquinas virtuais (VMs) e executá-las na infraestrutura do Google.
  4. Cloud Storage: armazenamento de dados unificados, escalonáveis e duráveis. O Serviço de transferência do Cloud Storage e o Serviço de transferência de dados locais oferecem dois caminhos de alto desempenho para o Cloud Storage, ambos com a escalonabilidade e a velocidade que você precisa para simplificar o processo de transferência de dados.
  5. BigQuery: armazenamento de dados na nuvem sem servidor, altamente escalonável e econômico. Oferece análises em escala de petabytes para facilitar consultas SQL em grandes conjuntos de dados graças ao poder de processamento da infraestrutura do Google. Elimina a etapa de provisionamento de recursos, sem contar que a infraestrutura sem servidores oferecida pelo Google realiza toda manutenção relacionada a atualizações, além de utilizar escalonamento automático e agilizar o streaming de dados.
  6. Cloud Run: propicia mais produtividade aos desenvolvedores e simplifica diversas operações. Trata-se de uma solução de desenvolvimento nativo em nuvem que oferece a agilidade dos servidores para seus apps em contêineres. Pode ser utilizado para implementar contêineres HTTP, permitindo escrever códigos em qualquer linguagem a partir da biblioteca de framework ou binário que funcione melhor para seu negócio.
  7. Cloud SQL: serviço de banco de dados relacional gerenciado para MySQL, PostgreSQL e SQL Server. Permite executar os mesmos bancos de dados relacionais que você conhece com coleções avançadas de extensões, sinalizações de configuração e ecossistema de desenvolvedor, mas sem o incômodo do autogerenciamento.


Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário