O mundo está se tornando mobile. Dados recentes do Google mostram que os adultos passam, em média, quatro horas por dia no celular, sendo que 81% desse tempo é gasto em aplicativos. Para se ter uma ideia de como os apps mobile estão impulsionando os negócios dos mais diversos segmentos, cerca de 20% das reservas de viagem são fechadas em aplicativos e 33% dos consumidores que utilizam apps de varejistas compram com maior frequência.
Os mapas fornecidos pelo Google Maps ajudam as pessoas a realizarem as mais diversas jornadas, seja identificar a localização de uma loja, descobrir como chegar em um shopping ou até mesmo saber qual é a agência bancária mais próxima. Não é à toa que a quantidade de mapas carregados na plataforma mobile superou o desktop. O que quer dizer que o carregamento gratuito de mapas, disponível no mobile, superou o carregamento pago.
Assim, o Google acaba de anunciar que, a partir desta quarta-feira (27), novos recursos avançados estarão disponíveis para estilização de mapas no mobile. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários. Os novos recursos chegam ao mobile como produtos pagos.
Leia mais: Quais APIs da plataforma Google Maps escolher de acordo com segmento da sua empresa?
Google Maps: experiências customizáveis para o mobile
Com os lançamentos, o Google quer tornar os produtos de Maps o mais customizáveis possível na plataforma mobile. A ideia é que os clientes possam personalizar as experiências de localização de acordo com seus negócios ou necessidades dos consumidores.
Para tanto, a empresa apresenta o novo recurso de Estilização de mapas baseado em Cloud (Cloud-based Maps Styling). A funcionalidade permite criar, atualizar, gerenciar e entregar mapas, bem como customizá-los, diretamente do console do Google Cloud Platform. Não é mais necessário usar código JSON embutido, nem mais fazer alterações de códigos para atualizar o mapa. Isso significa que a página da web é atualizada automaticamente cada vez que um estilo for atualizado.
Confira a seguir todas as possibilidades de estilização de mapas que agora podem ser aplicadas diretamente no console do GCP.
1. Vetor para Javascript
Este recurso melhora a renderização além de flexibilizar a customização do mapa, para que o carregamento e o “caching” sejam mais rápidos. Ao ativar o recurso de gestão de marcadores, é possível remover marcadores que podem competir entre si na visualização (aqueles que aparecem muito próximos em um mapa), independente do zoom aplicado no mapa. Ao disponibilizar esta função, o Google quer deixar o zoom mais suave e dinâmico no mobile, melhorando a experiência do usuário.
2. Filtragem de Pontos de Interesses relacionados a negócios
O Google ampliou a categoria de negócios listados no Maps, adicionando cinco novas categorias: alojamento, compras, bebidas e comidas, aluguel de carros e postos de gasolina. Agora os usuários podem refinar ainda mais a pesquisa para obter os resultados que desejam nessas categorias. Este recurso é extremamente útil para os clientes do Google, que agora podem categorizar melhor seus negócios, quanto para usuários, que podem refinar ainda mais suas pesquisas.
3. Controle de densidade dos Pontos de Interesse
Controlar o número de pontos de interesse que aparecem no mapa é uma forma de evitar que a visualização fique muito poluída no mobile e estratégico para que as empresas mostrem apenas locais relacionados a seus negócios (e evitem mostrar negócios de concorrentes). Agora, os clientes do Google podem determinar os pontos de interesse que querem mostrar ou não em seus mapas. O recurso pode ser utilizado juntamente com o de gestão de marcadores para evitar a “colisão” de mais de um marcador no mesmo local do mapa.
4. Customização do nível do zoom
Outra novidade é que as empresas agora podem controlar o nível do detalhe (zoom) mostrado sobre um lugar e customizar o design em diferentes níveis de detalhamento para criar uma experiência dinâmica. Isso quer dizer que é possível ir ainda mais fundo no detalhamento de um mapa, o que ajuda a endereçar diferentes necessidades dos usuários, especialmente na plataforma mobile.
5. Corredor comercial
Este recurso permite mudar a cor padrão amarela que identifica áreas comerciais, deixando o mapa mais atrativo de acordo com o contexto. A funcionalidade oferece a flexibilidade para colorir essa informação tão importante para o mapa.
6. Street Maps detalhado
Esta função entrega uma experiência mais imersiva ao usuário por meio da customização de calçadas, faixas de pedestre, vagas de estacionamento e outros. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser estilizado em um mapa mobile. Porém, o Google pretende ir ainda mais longe e lançar novas funcionalidades para que a experiência seja cada vez mais customizável, gerando valor para os mapas no mobile.
7. Ícones de marcação (landmarks)
Esses ícones permitem aos usuários encontrar facilmente alguns pontos turísticos importantes em um mapa, como uma praça, um centro histórico, igrejas e outros. A ideia é que esses locais turísticos fiquem destacados e visualmente atrativos em um mapa. O recurso está disponível em 100 cidades globalmente.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.