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Crie mapas otimizados para mobile com a Plataforma Google Maps

Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

Um estudo recente do Google indica que adultos passam, em média, quatro horas por dia no celular, sendo que 81% desse tempo é gasto em aplicativos. À medida que os negócios tornam-se cada vez mais mobile, as empresas enfrentam o desafio de otimizar a experiência dos usuários nesse ambiente. Não é à toa que a quantidade de mapas carregados na plataforma mobile superou o desktop.

Pensando nessa realidade mobile, o Google trouxe diversas atualizações à plataforma Maps, a fim de ajudar as pessoas realizarem as mais diversas jornadas por meio de mapas cada vez mais amigáveis. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários e permitir que os negócios estejam cada vez mais conectados aos consumidores onde, quando e como eles desejam.

Google Maps: mapas customizáveis para mobile

Uma das ambições do Google é tornar os produtos de Maps cada vez mais customizáveis na plataforma mobile. Dessa forma, a gigante de tecnologia inova ao trazer recursos que permitem que os clientes possam personalizar as experiências de localização de acordo com seus negócios ou necessidades dos consumidores.

Entre as possibilidades, estão as novas funcionalidades de estilização de mapas baseada em Cloud. Com ela, as empresas podem criar, atualizar, gerenciar e entregar mapas, bem como customizá-los, diretamente do console do Google Cloud Platform. Isso elimina a necessidade de usar código JSON embutido ou de implementar alterações de códigos para atualizar o mapa.

Os recursos de estilização de mapas baseados em Cloud incluem:

Vetor para Javascript

Acelera a renderização, além de flexibilizar a customização do mapa, para que o carregamento e o “caching” sejam mais rápidos. Oferece a possibilidade de gerenciar marcadores, para que eles não apareçam sobrepostos na visualização, especialmente aqueles que estão próximos. Isso significa que quando o usuário aplica o zoom no mapa, ele tem uma experiência muito mais suave e dinâmico no mobile.

Filtragem de Pontos de Interesses 

O Maps agora possui novas categoria de negócios listados em seus mapas. São elas: alojamento, compras, bebidas e comidas, aluguel de carros e postos de gasolina. Assim, os usuários podem refinar ainda mais a pesquisa para obter os resultados nessas categorias
Controle de densidade dos Pontos de Interesse: para evitar que a visualização nos maps fique poluída no mobile, agora os clientes do Google Maps podem determinar os pontos de interesse que querem mostrar ou não em seus mapas.

Customização do nível do zoom:

Os clientes do Google também podem controlar o nível do detalhe (zoom) mostrado sobre um lugar e customizar o design em diferentes níveis de detalhamento para criar uma experiência dinâmica. Com isso, os consumidores podem obter uma visualização ainda mais detalhada de um mapa na plataforma mobile.

Street Maps detalhado:

O serviço também passa a oferecer uma experiência mais imersiva ao usuário por meio da customização de calçadas, faixas de pedestre, vagas de estacionamento e outros. Além dessas possibilidades, o Google pretende lançar novas funcionalidades para que a experiência seja cada vez mais customizável, gerando valor para os mapas no mobile.

Ícones de marcação do Google Maps:

Esses marcadores facilitam encontrar facilmente alguns pontos turísticos importantes em um mapa, como uma praça, um centro histórico, igrejas e outros. Eles tornam os locais turísticos mais destacados e visualmente atrativos em um mapa.

 

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A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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