Google Maps Platform Recursos Google Maps

Google Maps: 9 curiosidades sobre como os dados são utilizados na plataforma

Google Maps
Escrito por Karen Ferraz

O Google Maps soma mais de um bilhão de usuários. Além disso, mais de 5 milhões de aplicativos e sites ativos utilizam os principais serviços da plataforma do Google Maps.

Uma imensa quantidade de dados que alimentam a plataforma ajuda os usuários a chegar corretamente aos seus destinos e auxilia empresas gerenciarem frotas de entregadores e controlar a logística de entregas.

Essas e outras aplicações são possíveis devido a um intenso trabalho de coleta, tratamento e processamento de dados de localização em tempo real.
Mas como funciona o uso de dados pelo Google Maps? A seguir explicamos nove curiosidades sobre como a plataforma lida com dados.

Leia mais: Google lança novos recursos de customização para Maps no mobile; veja aqui
Saiba também: Guia das APIs de Google Maps: saiba quais são e para que servem cada uma delas

Dados precisos

Para que todos no planeta tenham um mapa preciso e atualizado, o trabalho do Google nunca termina. Para isso, é necessária uma variedade de esforços e tecnologias diferentes para ajudar a manter os dados de mapas o mais atualizados possível. Isso se traduz em uma capacidade em escala local de mapeamento que capta imagens de ruas, estradas, cidades, continentes e muito mais. Elas são a base das técnicas de mapeamento do Google Maps. Além disso, o Google se preocupa em capacitar clientes, empresas e usuários para manter os dados gerados e utilizados por eles sempre atualizados.

Envio de informações atualizadas

Existem alguns canais por onde pessoas, empresas e clientes podem ajudar a atualizar os dados de mapas do Google, especialmente quando os recursos de Maps apresentam erros. Qualquer pessoa que usa o Google Maps pode relatar problemas de dados por meio de ferramentas de feedback ou sugerir uma edição. Já os clientes da plataforma do Google Maps que usam soluções específicas para seus setores de atuação, há uma API para relatar pontos negativos, permitindo que nossos parceiros relatem problemas para que as providências sejam tomadas. Sem contar que os clientes e suas equipes de engenharia do cliente ou gerentes de contas podem contar com as equipe de suporte do Maps para atualizar as informações.

Informações atualizadas além das contribuições do usuário

O Google possui uma equipe dedicada para manter dados atualizados. Isso inclui incorporar dados de recursos de terceiros, desenvolver algoritmos para atualizar automaticamente os dados e identificar spam ou fraude e entrar em contato diretamente com empresas e organizações para obter informações precisas.

Dados de mapas atualizados a cada segundo

O Maps é atualizado basicamente a cada segundo. Isso porque o Google está constantemente coletando novas informações sobre o mundo, seja de imagens de satélite e carros do Street View, ou de usuários do Google Maps e proprietários de empresas locais, e usando essas informações para atualizar o mapa. Os usuários do Google Maps contribuem com mais de 20 milhões de informações todos os dias – ou seja, mais de 200 contribuições a cada segundo. Além das atualizações feitas a partir do que as pessoas reportam, há incontáveis atualizações descobertas por outros meios, como as imagens e os esforços de aprendizado de máquina.

Contribuição de dados por empresas

Para organizações como governos, sem fins lucrativos e instituições educacionais que têm grandes quantidades de dados, como novas estradas ou endereços de novos edifícios, eles podem usar a nova ferramenta Geo Data Upload. Ao usar a ferramenta, é importante que enviar os dados no formato correto, para que o Google possa ingerir os arquivos mais facilmente (como arquivos em .shp ou .csv com atributos espaciais). Se você estiver pronto para enviar seus dados, é útil que você e sua equipe revisem os requisitos de conteúdo para upload.

As agências que gerenciam o marketing online para várias empresas podem usar o Google Meu Negócio para adicionar e atualizar informações comerciais. Além de inserir informações comerciais nas APIs do Google Places, ele oferece uma ampla variedade de ferramentas para ajudar as empresas a se conectar melhor com os consumidores por meio de recursos como mensagens, inventário de produtos e muito mais no Google Maps e na Pesquisa.

Gerenciamento de grandes quantidades de dados

O Google possui vários tipos de dados – estradas, edifícios, endereços, empresas e todos os seus vários atributos – e imagens de diferentes pontos de vista em alta resolução. Graças a seus sistemas de processamento e armazenamento, como Dataflow e Cloud Spanner, a bibliotecas e estruturas de aprendizado de máquina como TensorFlow, a gigante de tecnologia é capaz de processar qualquer dado recebido.

Diferenças regionais nos dados disponíveis

As diferenças regionais são levadas em consideração do Google na hora de tratar e acionar esses dados. Isso começa com diferentes construções púbicas, como o grau de granularidade dos códigos postais ou se os endereços dos edifícios funcionam linearmente de uma extremidade à outra de uma rua ou estão distribuídos em torno de um quarteirão. Depois, há diferenças físicas, como com edifícios sendo anexados uns aos outros em uma cidade e com vários negócios em andares diferentes, além das residências privadas. Ou quando uma área tem muita cobertura de árvores que torna difícil enxergar as vias, ou nenhuma cobertura de árvores, mas leitos de rios secos que parecem estradas de terra. E também existem diferenças econômicas, como a rapidez com que novas estradas e edifícios são construídos e a rapidez com que novos negócios são abertos. Adicione o fato de diferentes linguagens e scripts que os algoritmos, aprendizado de máquina e operadores humanos do Google precisam entender, e você terá muitos fatores complicadores que levam a diferentes tipos de problemas em todas as partes do mundo.

Para lidar com essas diferenças, o Google adota abordagens únicas para cada área. Para uma localidade com poucas fontes de dados confiáveis para referência, utiliza-se imagens de satélite e de rua e aprendizado de máquina para identificar estradas ou empresas e adicionar as informações aos dados de mapas. Ou para uma área com estradas muito estreitas para mapear, a empresa criou o “Street View 3-wheeler” para capturar imagens e ajudar a adicioná-las a essas estradas.

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.


Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário