Google Maps Platform Omnichannel

Store Locator Plus: atraia mais clientes até sua loja com uma combinação de APIs do Google Maps

Store Locator Plus
Escrito por Karen Ferraz

Apesar da expansão do e-ecommerce nos últimos anos, as lojas físicas representam a maior parte das vendas do varejo. Um estudo do Google revela que 70% das vendas ainda vêm do varejo tradicional. As pesquisas por “lojas perto de mim” no buscador dobraram ano após ano, enquanto as buscas por lojas que possuem um produto específico em estoque saltaram 8000%.

Para impulsionar as oportunidades no varejo físico, o Google disponibiliza diversas opções que ajudam os clientes a chegarem mais facilmente até uma loja. Entre elas, está o Store Locator Plus. Mas qual a diferença entre a solução e o Store Locator? Como este recurso pode beneficiar o seu negócio? Continue a leitura para entender como funciona este poderoso localizador de lojas.

Leia mais: Google Maps para varejo: como usar o store locator para melhorar a experiência omnichannel?

Store Locator x Store Locator Plus

O Store Locator é um “localizador de lojas”, como indica o próprio nome. Ele mostra a localização de suas lojas e estabelecimentos sobre o Google Maps, site institucional ou e-commerce. Trata-se de uma das aplicações mais ricas da Plataforma Google Maps, que oferece várias funcionalidades em APIs para atender a infinitas demandas de localização.

Ao exibir um conjunto de marcadores que representam locais em um mapa, o Store Locator ajuda os clientes a encontrarem a loja mais próxima que estão interessados em visitar. O objetivo é melhorar a experiência do consumidor, que economiza tempo para encontrar o que precisa. Desse modo, a solução reflete diretamente no aumento das vendas.

O Store Locator Plus vai além e é ainda mais útil! Ele permite que lojistas acrescentem informações adicionais, como ofertas e promoções, para ajudar clientes a encontrarem seus estabelecimentos. A solução atualiza a página do localizador de lojas para ser mais informativa e envolvente, integrando ofertas que podem ser obtidas nas lojas, agendamento online de serviços e instruções por texto e muito mais.

Store Locator Plus: atraia mais compradores para sua loja


Quase três quartos dos compradores consultam detalhes de uma loja antes de sair de casa, segundo o Google. Já 96% dos clientes são mais propensos a visitar uma empresa que informa o horário de funcionamento, 90% se a empresa fornece fotos da vitrine e 67% quando as revisões estão disponíveis.

Encontrar uma loja pode ser algo trivial, mas a experiência importa, e pode fazer a diferença entre uma conversão e uma oportunidade. O Store Locator Plus é uma solução pronta para uso que ajuda os clientes a visitar seu estabelecimento presencialmente. Ele também permite integrar calendários para ofertas na loja e eventos, agendamento de compromissos, imagens do Google Street View e muito mais.

Vimos na pandemia que as opções de retirada na loja transformaram as lojas físicas. A prova disso é que as pesquisas por “aberto agora perto de mim” saltaram globalmente mais de 200% ano após ano. Como cada vez mais os pedidos online estão vinculados a uma loja no mundo real, o Store Locator Plus do Google Maps pode fazer a diferença.

Localizar uma loja rapidamente pode ser decisivo em uma conversão. Tudo a partir da interface amigável do Google Maps e do Google Meu Negócio, a maior vitrine do mundo. A partir do Store Locator Plus, varejistas podem solicitar permissões de usuário por meio de serviços de localização móvel e geolocalização do navegador da web para mostrar um mapa com a distância e tempos de viagem entre o usuário e locais próximos.

Conheça as principais vantagens do Store Locator Plus

  • Ajude os clientes a encontrar sua loja: integre trajetos, estimativas de trânsito e rotas à experiência de compra on-line. Tudo isso por meio de mapas dinâmicos e totalmente personalizáveis.
  • Facilite a localização da loja: a Plataforma Google Maps fornece todas as informações que os clientes precisam, como horário de funcionamento, opções de acessibilidade e fotos da fachada. E o melhor: dentro da interface que eles já conhecem e estão acostumados a usar.
  • Aproveite as vantagens das lojas físicas: a solução Store Locator Plus ajuda a aproveitar ao máximo suas lojas físicas, com integração de ofertas segmentadas para resgate presencial, agendas de aulas e eventos, além de reservas de horários e serviços.

Como implementar?

O Locator Plus é baseado em uma combinação ideal de APIs da Plataforma Google Maps para oferecer ótimas experiências aos usuários. O diagrama abaixo mostra as principais APIs envolvidas na implementação do Locator Plus. Ele indica mostra um banco de dados dos seus próprios dados de local, que você pode combinar com o Place Details para dar aos usuários as melhores e mais completas informações possíveis.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário