Google Maps para varejo: como usar o store locator para melhorar a experiência omnichannel?

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O store locator é o ponto de partida para desenvolver uma estratégia omnichannel bem-sucedida. Alguns varejistas têm saído na frente ao garantir que as pessoas usem o localizador para chegar facilmente à sua loja, tendo em vista que 97% dos consumidores buscam informações antes de comprar em lojas físicas, segundo levantamento da CNDL e SPC.

Também conhecido como localizador de lojas, o store locator é um serviço que pode ser integrado a um site ou aplicativo de e-commerce. A solução é utilizada não apenas para ajudar os clientes a encontrar e se deslocar até o estabelecimento, mas também para proporcionar uma experiência imersiva à medida que apresenta informações adicionais sobre o negócio.

Leia mais: Pickup in Store: como implementar recurso “compre online e retire na loja” do Google Maps

Como o store locator melhora a experiência omnichannel?

Uma estratégia omnichannel envolve a entrega de uma experiência única e sem fricção entre os diferentes canais em que um varejista atua, incluindo online, mobile e pontos de venda físicos. Isso quer dizer que as experiências do cliente nesses canais devem ser consistentes, fluidas e reforçar os atributos da marca, como preço, serviço, atendimento e outros diferenciais.

Como o store locator pode ajudar? As pessoas estão mais propensas a visitar uma loja depois de encontrar informações sobre ela. Quase 75% consideram informações sobre a disponibilidade do estoque muito ou extremamente úteis, segundo estudo da consultoria Ipsos Media CT.

Para começar, o store locator deve operar totalmente integrado ao seu site ou app, ser compatível com todos os dispositivos (web, tablet, telefone e wearables) e ser funcional em vários pontos de contato. Isso inclui etapas iniciais da jornada de compra, quando o cliente verifica a disponibilidade de um item no site, até o momento do checkout online, quando busca a loja mais próxima para retirar um produto comprado online.

Mais do que indicar a localização de uma loja, o store locator pode fornecer informações como: horários de funcionamento, disponibilidade de um produto no estoque e oferta da rota para chegar até a loja pelo celular. Alguns varejistas também permitem que o cliente realize compras a partir do localizador.

A solução, sobretudo, funciona como uma poderosa ferramenta de marketing. Por exemplo, é possível impactar um consumidor com um anúncio sobre a localização mais próxima de um estabelecimento um dia após ele ter pesquisado sobre o negócio na internet.

Quais os benefícios do store locator?

Associado aos diversos pontos de contato, o localizador melhora o atendimento com informações relevantes da etapa de decisão de compra. De modo geral, são muitas as vantagens em incorporar o Store Locator ao seu negócio e todas se traduzem em mais resultados de vendas e fortalecimento da marca. São elas:

  • compatibilidade com vários dispositivos, especialmente os móveis, já que metade das vendas (55,1%) online do e-commerce no ano passado ocorreu por meio de dispositivos móveis;
  • informações sobre estoque e disponibilidade de produtos, melhorando o atendimento ao cliente;
  • mais agilidade na experiência de compra, permitindo aos clientes economizar tempo para encontrar o que precisam e saírem satisfeitos;
  • direções e rotas até as lojas para diferentes tipos de transporte, incluindo caminhada;
  • múltiplos pontos de acesso e integração com o site (institucional e e-commerce) e aplicativo;
  • possibilidade de trabalhar com ofertas exclusivas que levem as pessoas à loja;
  • informações para análise interna e tomada de decisão, como insights sobre lojas mais visitadas e produtos mais vendidos em cada unidade.

Como implantar?


Para implementar o Store Locator é necessária uma combinação de recursos oferecidos pela Plataforma Google Maps, que oferece funcionalidades em APIs (interfaces de programação de aplicações) para atender a infinitas demandas de localização. As principais são:

Geocoding API: identifica onde seu cliente está no mapa;

Distance Matrix API: fornece o cálculo de distância e tempo da viagem do transporte selecionado com base em informações em tempo real sobre o tráfego;

Directions API: ajuda cliente a chegar até sua loja por meio de um passo a passo detalhado;

Maps API: exibe no mapa do seu site institucional, e-commerce ou app a localização da loja mais próxima, ou de suas outras lojas distribuídas pela cidade, por meio de marcadores personalizados.

Store Locator na prática

Um bom store locator pode realmente fazer a diferença na forma como as pessoas interagem e percebem uma marca. Como?
Suponha que Carolina esteja procurando um novo smartphone. Ela começa a pesquisar alguns modelos e reviews na internet e fica entre três opções.

Para bater o martelo, ela decide tirar suas dúvidas com um vendedor e conferir o produto em mãos. Então começa a procurar as lojas na internet e se depara com uma varejista que tem um site com diversas informações sobre os produtos.

Em uma das páginas, clica em um botão “melhor forma de comprar” e é informada por um store locator que a loja mais próxima com o produto em estoque encontra-se há 15 minutos de sua residência de carro; caso ela prefira comprar online, o produto será entregue em 5 dias. Ela clica no localizador para obter mais informações sobre como chegar à loja e é apresentada a uma imagem do Google Street View. Carolina então seleciona as direções e as envia para o celular.

Após sair do trabalho, ela usa as instruções salvas no localizador de celular para se deslocar até a loja. Ao chegar, já está familiarizada com a fachada e o layout da loja, graças à imagem do Street View, o que lhe traz mais tranquilidade e conforto. Por fim, decide por um modelo de smartphone a partir da ajuda de um vendedor e acaba comprando outros acessórios.


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