Google Maps Platform Roteirização

6 APIs do Google Maps que potencializam os serviços de delivery

delivery
Escrito por Karen Ferraz

O salto do número de pedidos de serviços online durante a pandemia aumentou ainda mais a pressão sobre o sistema logístico de serviços de delivery. Veja como seu negócio pode se beneficiar das APIs da Plataforma Google Maps para gerenciar entregas de pedidos com mais agilidade e eficiência.

Gerenciar uma frota de entregadores em campo, identificar a localização do cliente, conectar entregas em vários locais do país em uma única plataforma ou criar rotas precisas para otimizar a capacidade de entrega. Esses são apenas alguns dos desafios que podem ser solucionados com apoio das APIs do Google Maps para que empresas de serviços de delivery consigam atender mais clientes e expandir seus negócios.

Leia mais: 8 funcionalidades do Google Maps para o varejo
Veja também: Como contratar e ter acesso às APIs de Google Maps?

Com a integração das APIs a aplicativos e soluções de entrega, é possível garantir uma gestão eficiente de processos do início ao fim e reduzir custos significativamente. Confira a seguir APIs da Plataforma Google Maps ajudam a potencializar os serviços de delivery:

1. Directions API

Forneça rotas precisas a motoristas e entregadores direto no seu aplicativo para que eles cheguem mais rapidamente ao destino. A Directions API calcula a distância mais curta até o local de entrega e fornece ao entregador direcionamentos passo a passo, orientações sobre limites de velocidade e notificações sobre condições de trânsito em tempo real.

É possível pesquisar rotas para diversos meios de transporte, como carro, bicicleta, caminhada ou transporte público, além de personalizar a criação de trajetos com base em tempo, distância e custo, dependendo da necessidade do seu negócio.

Além de apoiar a roteirização, a API monitora o movimento do usuário. Assim, gestores de logística obtêm informações atualizadas sobre as rotas e são capazes de otimizar coletas e devoluções, encaixando-as no itinerário. Essa eficiência resulta em agilidade e redução do tempo previsto para entrega (estimated time of arrival ou ETA) em qualquer lugar.

Leia mais: Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

Esta poderosa API também ajuda no atendimento ao cliente, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Com ela, o consumidor consegue acompanhar onde o motorista está com seu pedido ou quando a comida ou encomenda chegará a sua porta. Essa é uma forma de garantir experiências de consumo positivas e evitar dores de cabeça com cancelamentos.

Benefício: possibilita a criação de rotas entre o cliente e seu destinatário, utilizando a distância com um dos critérios de determinação do custo da entrega.

Apps de Delivery
Directions API: as rotas fornecidas pelo Loggi aos usuários de seu aplicativo, mostrando a distância e rota entre os pontos.

2. Distance Matrix API

Seja para entrega de pizzas ou encomendas, a Distance Matrix API localiza os entregadores mais próximos dentro de um raio pré-determinado para realizar a corrida. É crucial para otimizar a alocação de motoristas ou motoboys, calculada com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

Com apoio da Distance Matrix API, seu app ou solução de delivery é capaz de calcular o tempo de viagem a cada centro de distribuição ou estabelecimento para atender o pedido mais rapidamente possível, permitindo acionar o motorista certo.

Tais funcionalidades viabilizam uma gestão mais eficiente das entregas, além de reduzir custos de operação, uma vez que é possível diminuir o tempo de entrega de cada pedido e aumentar a capacidade de entrega por motorista.

Benefício:
agilidade na alocação de motoristas, com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

App de Delivery
Distance Matrix API: sistemas de delivery, e-commerce e varejo, utilizam a API para organizar a logística de suas entregas, economizando tempo.

3. Geocoding API

Localiza rapidamente o endereço do cliente no mapa por meio de sua latitude e longitude. Esses endereços são convertidos em coordenadas geográficas, e vice-versa, para inserir marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Esses dados são armazenados temporariamente por até 30 dias. A Geocoding API também é utilizada para encontrar o endereço do ID de um determinado lugar.

Benefício: oferece com precisão o ponto exato de uma entrega deve ser feita, por exemplo.

App de Delivery
Geocoding API: é possível observar, na imagem abaixo, a conversão de um endereço em um marcador no mapa, mostrando com precisão onde fica o destino pesquisado.

4. API Roads

Esta API identifica a rodovia pela qual o veículo está dirigindo e provê metadados sobre ela, como limite de velocidade, mapeamento de coordenadas GPS, estradas próximas e informações sobre a geografia. Dessa maneira, empresas conseguem monitorar o comportamento do entregador em tempo real por meio da API Roads, que registra os limites de velocidade das vias.

A solução também ajuda na criação de itinerários precisos, determinando o trajeto a ser percorrido. Também é útil quando há falhas no sinal de GPS, pois informa a provável localização do entregador, com base na captura de dados de localização de dispositivos de motoristas, para que a entrega seja finalizada dentro do prazo estimado.

Benefício: a Roads API permite que os usuários saibam por quais estradas os veículos estão percorrendo e o quão rápido estão viajando.

App de Delivery
Roads API: uma transportadora pode integrá-la em seu aplicativo para ajudar motoristas a se deslocarem com mais segurança e eficiência nas estradas.

5. Street View API

Para auxiliar os entregadores, basta integrar o Street View em aplicativos de entrega. O recurso oferece imagens reais dos locais de entrega, como fotos de apartamentos e casas, o que agiliza a localização do endereço final.

Por ser uma aplicação nativa do Google Maps, possui recursos de navegação orientada por voz em tempo real, o que facilita ainda mais a navegação do entregador.

A Street View API exibe tanto miniaturas (estáticas) quanto panorâmicas de 360 graus do Google Street View em apps ou soluções de delivey. Confira a lista com as cidades mapeadas pelo Street View.

Benefício: entregadores podem visualizar imagens do Street View de um local de entrega e saber exatamente onde estacionar.

Delivery
Street View API: aplicativos que exigem rapidez, como delivery de comida, usam a API para fornecer uma imagem da fachada da casa ou apartamento do cliente para que o entregador consiga se familiarizar com o local e encontrá-lo mais facilmente.

6. Places Autocomplete API

Entregas em endereços incorretos geram grande retrabalho e podem resultar até em cancelamentos de pedidos. A Places Autocomplete API da Plataforma Google Maps ajuda a evitar esses erros com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber sua encomenda, diminuindo as chances de inserir nomes de ruas incorretos.

Uma forma de agilizar a etapa de finalização de compra, ou checkout, e perfeiçoar a experiência de compra oferecida é implementar a API em seu app ou site. A funcionalidade diminui o tempo que o usuário leva para digitar endereços, o que acaba por aumentar a taxa de conversão do seu negócio nos canais online.

Benefício: além de agilizar o checkout, a API também valida endereços digitados, sugerindo a localidade mais precisa, o que reduz erros de entregas e, consequentemente, diminui custos de operações.

Exemplos de aplicação: aplicativos de delivery podem sugerir endereços para o usuário no momento do checkout, facilitando a experiência mobile.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário