Google Maps Platform Omnichannel

Como maximizar a experiência de e-commerce e delivery com a plataforma Google Maps

Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Escrito por geoamb

Comprar produtos online para receber em casa ou pedir comida por aplicativos de delivery tornaram-se hábitos comuns na pandemia. Afinal, os consumidores nunca priorizaram tanto a segurança, mas sem abrir mão da conveniência. A capacidade de realizar entregas com mais eficiência e sem atrasos não é mais um diferencial competitivo, e sim imperativo para se adaptar a essas mudanças no comportamento do consumidor. A Plataforma Google Maps oferece tecnologias poderosas baseadas em geolocalização para otimizar estratégias e operações de entrega e garantir a melhor experiência aos clientes.

A partir do uso das APIs e SDKs da Plataforma Google Maps, empresas de todo o mundo estão transformando as adversidades da pandemia em oportunidades para alavancarem seus negócios e se adequarem aos canais digitais. Ao adicionar o poder do Google Maps a seus apps e soluções de entrega,

organizações são capazes de transformar seus processos de logística e de entregas do começo ao fim, garantindo que tudo chegue no tempo esperado.

Com acesso a dados em tempo real sobre o trânsito e diversas localidades, é possível reduzir erros nas viagens, melhorar o tempo estimado de entrega, distribuir motoristas com assertividade e otimizar outras etapas da operação. Confira abaixo como a Plataforma Google Maps pode dar suporte à entrega de produtos e pedidos em casa e permitir que sua empresa ganhe mais apelo junto aos consumidores.

Leia mais: Preço das APIs de Google Maps: quanto custa para usar a plataforma?

Baixe o paper: Do e-commerce a processos logísticos: inteligência geoespacial é a chave para construção de experiência omnichannel no varejo

Reduza erros de entrega

Entregas no endereço errado gera um enorme retrabalho, além de reclamações de clientes. A Places Autocomplete API da Plataforma Google Maps ajuda a evitar esses erros com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber sua encomenda, diminuindo as chances de errar o nome da rua ou a localidade. É uma forma de acelerar tanto a entrada de endereços, como agilizar o processo de checkout e evitar dores de cabeça para os entregadores em trânsito.

Com endereço em mãos, graças à Places Autocomplete API, o entregador consegue o local de entrega por meio da Geocoding API, que oferece a posição (com base na latitude e longitude) exata do lugar no mapa. Com auxílio de marcadores (“pins”) que determinam cada ponto de entrega no mapa, o usuário ganha mais agilidade para visualizar o itinerário.

Mantenha o cliente atualizado em tempo real sobre a entrega

Uma forma de garantir a satisfação do cliente é informar o status atualizado da entrega. Assim, o consumidor não precisa adivinhar que horas o pedido vai chegar e pode seguir com suas atividades até o horário previsto. Isso é possível graças à Directions API, que informa quanto tempo ainda falta para o motorista chegar até o cliente. Já a Distance Matrix API possibilita verificar o tempo de entrega de vários pedidos.

Nunca foi tão simples desenvolver um rastreador de entrega na web usando a API JavaScript do Google Maps e dar a oportunidade para que os clientes monitorem suas entregas em tempo real, dispensando ligações para sua empresa para obter essas informações. Por meio de dados em tempo real sobre o trânsito, gestores de logística podem acompanhar qualquer mudança de rota e manter os clientes atualizados, minimizando experiências negativas.

Otimize a gestão de motoristas e entregadores

Muitas empresas encontram dificuldades para gerenciar uma frota de entregadores. A plataforma do Google Maps pode ajudar justamente o seu negócio a ser mais eficiente na hora de alocar os motoristas.

A API Distance Matrix compara o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para atender o pedido, permitindo acionar o motorista mais próximo (com base na duração da viagem) e garantir a entrega mais rápida possível. Essa agilidade é possível porque o parâmetro “traffic_model” oferece uma análise preditiva sobre os tempos de cada viagem/entrega, calculando uma previsão de quando o entregador chegará no endereço do cliente.

No fim do dia, a API garante uma gestão muito mais eficiente das entregas, reduzindo os custos da operação – já que reduz o tempo de entrega de cada pedido, aumenta a produtividade dos motoristas (capacidade de entregas por motorista) e diminui gastos desnecessários com combustível.

Além disso, a API Roads permite acompanhar e avaliar o comportamento do motorista em tempo real. Por meio do monitoramento de limites de velocidade de via, a API fornece mais segurança para os motoristas e mais eficiência

e qualidade ao serviço. Ela ainda pode ser uma “mão na roda” quando o sinal de GPS está ruim, uma vez que consegue informar ao entregador sua provável localização a partir da captura de dados de localização de dispositivos de motoristas. Ao utilizá-la conjuntamente com a API Distance Matrix, a posição de um motorista pode ser corrigida para cumprir com prazos previstos de entrega.

Garanta suporte aos motoristas e otimize rotas

Depois de selecionar seus motoristas, a Directions API assegura que eles estão percorrendo a distância mais curta possível até o local de entrega. A API fornece direções passo a passo em tempo real para que o motorista chegue ao local esperado sem desvios de caminho. Com apoio de informações em

tempo real sobre o trânsito, o motorista pode ajustar a rota e evitar pistas bloqueadas ou lentas.

Ao integrar o Street View em aplicativos de entrega desenvolvidos com as SDKs do Google Maps (disponíveis em Android e iOS), é possível exibir imagens reais do local de entrega para o motorista. Com imagens da fachada da casa ou apartamento, é muito mais rápido localizar o endereço final e saber onde estacionar. E, ainda, o aplicativo nativo do Google Maps fornece navegação orientada por voz em tempo real, facilitando ainda mais o deslocamento do entregador.

Entregas e delivery na prática

A Loggi, plataforma online de entregas expressas e um dos nossos clientes, está revolucionando o mercado de entrega de encomendas por meio do uso da inteligência de localização da Plataforma do Google Maps. Em 2020, a pandemia acelerou os planos da empresa, que alcançou um crescimento de 360%, aumentando ainda mais a pressão sobre seu sistema de logística.

Com a ajuda da Geoambiente, a empresa,

que atua em mais de 3 mil municípios brasileiros, conseguiu otimizar processos e tornar sua logística mais rápida e barata, garantindo o prazo de entrega de 1,3 dia para varejistas em todos estados.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Sobre o(a) autor(a)

geoamb

Deixe um Comentário