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Ship-from-store: transforme suas lojas em pequenos centros de distribuição

ship from store
Escrito por Karen Ferraz

O ship-from-store (SFS) é uma inovação do varejo que vem potencializando o papel das lojas físicas na estratégia multicanal. Veja como as tecnologias da Google Maps Platform ajudam a transformar os estoques das lojas em verdadeiros centros de distribuição.

Em busca de conectar pontos de contato online e offline e proporcionar uma experiência sem fricção em diferentes canais, novas formas de atendimento ao consumidor e de entrega de produtos despontam no varejo, como o ship-from-store (SFS). Mas, afinal, o que é ship-from-store?

Como transformar suas lojas em mini centros de distribuição?

Conforme os consumidores adquirem o hábito de comprar online, as lojas físicas ganham uma importância crítica na distribuição de produtos e serviços. Cada vez mais, a tendência é que os pontos físicos se transformem em espaços de experimentação e centros de distribuição de produtos e serviços.

Nesse sentido, o ship-from-store é um processo de atendimento no qual se utiliza o estoque de uma loja física para atender aos pedidos realizados nos canais virtuais. A entrega final dos produtos adquiridos pelo cliente não acontece a partir de um centro de distribuição (CD), que normalmente está distante do cliente final e, sim, a partir da loja mais próxima do endereço do consumidor.

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Há diversas vantagens em descentralizar a distribuição e fragmentá-la a partir dos estoques de cada loja. Confira algumas:

Entregas mais rápidas: o modelo ship-from-store diminui significativamente os custos logísticos e permite uma dinâmica de entrega cada vez otimizada. O tempo gasto nas operações logísticas é reduzido drasticamente, possibilitando entregas rápidas e o “same day delivery”.

Maior satisfação do cliente: oferecer serviços de entrega rápida e agendada ao comprar online contribui ainda mais para a satisfação do comprador. Essas experiências são grandes diferenciais competitivos, especialmente durante a pandemia, quando muitas pessoas preferem manter o isolamento social e receber seus pedidos em casa. Outra vantagem refere-se aos descontos obtidos na opção de retirada na loja, já que o cliente não paga frete.

Maior giro do estoque:
com a integração dos estoques de todas as lojas físicas, a probabilidade do produto estar disponível em pelo menos um dos estoques é muito maior, diminuindo as chances de perder vendas. Essa visão do estoque em tempo real também reduz perdas e permite que os times comerciais ganhem maior poder de negociação. De modo geral, a descentralização uma gestão integrada dos estoques torna o fluxo de venda mais econômico e flexível.

Ship-from-store
Entrega rápida: a varejista Petz utiliza o recurso Ship From Store para otimizar tempo de entrega do produto, caso o cliente opte por receber em casa, já que as mercadorias não saem de um centro único e, sim, da base mais próxima do endereço do consumidor.

Como implementar o ship-from-store?

A Plataforma Google Maps auxilia varejistas a modernizarem suas operações por meio de estratégias orientadas por dados baseados em geolocalização. Integradas a sistemas ou aplicações de e-commerce, as APIs da plataforma impulsionam a digitalização e a implementação de modelos de atendimento e entrega em ascensão, como o pick up in store e, claro, o ship-from-store.

Para adotar estrutura de vendas ship-from-store, é necessário investimento em tecnologia e as APIs Geocoding, Directions e Distance Matrix podem ser integradas à solução. Saiba mais sobre cada uma dessas APIs:

Directions API
: fornece a rota mais curta entre uma loja, de onde sairá o pedido, até o endereço de entrega. O cálculo de um ponto para o outro é realizado com base em dados do tráfego em tempo real;

Distance Matrix API: empresas de e-commerce e varejo utilizam esta poderosa API para organizar a logística de suas entregas, economizando tempo. Isso porque o recurso compara o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para atender o pedido, permitindo acionar o motorista mais próximo (com base na duração da viagem) e garantindo a entrega mais rápida possível;

Geocoding API: ajuda a descobrir a latitude e a longitude de um endereço para fixar marcadores em um mapa ou posicionar o mapa. Também permite o contrário, ou seja, entregar um endereço a partir de uma coordenada. Na prática, ela identifica onde seu cliente está no mapa, para que outras APIs forneçam informações sobre suas lojas mais próximas, ou mostra com precisão o ponto exato onde uma entrega deve ser feita.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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