Entrega de Última Milha Mobilidade

Solução Last Mile do Google Maps: como maximizar a performance do delivery (do pedido no e-commerce à entrega)

Last Mile
Escrito por Karen Ferraz

A entrega last mile vem inovando processos logísticos de empresas que atendem a diversas demandas de clientes por meio de entregas cada vez mais rápidas. Também chamada de entrega de última milha ela consiste no trajeto entre os centros de distribuição dos vendedores, ou seja, o despacho da mercadoria, até a entrega na porta do cliente.

Esta é uma etapa extremamente crítica para o processo logístico, pois qualquer falha pode acarretar atrasos ou erros na operação e resultar na insatisfação do cliente e em experiências negativas com a marca, colocando em xeque o esforço de toda a cadeia de vendas.

Nessa fase, os gestores logísticos precisam lidar com diversas variáveis que aumentam a complexidade e encarecem a operação, como condições de trânsito adversas e rotas com diversos pontos de parada.

A boa notícia é que a Plataforma Google Maps pode melhorar efetivamente o last mile delivery e aumentar a eficiência logística da sua empresa, permitindo que os gestores de frotas de última milha trabalhem para criar melhores experiências de consumo e otimizar operações.

O Google acaba de lançar a Last Mile Fleet Solution para ajudar os operadores de frotas a criar experiências de entrega excepcionais, seja para pedidos de e-commerce até entrega em domicílio. A solução permite que sua empresa otimize todas as etapas da jornada de entrega last mile, fornecendo coordenadas de deslocamento de modo eficiente a motoristas, acompanhando o progresso da remessa e analisando o desempenho da frota.

Leia mais: 3 vantagens de integrar as APIs de Google Maps a sistemas de delivery

Last Mile Fleet Solution: transforme cada etapa da entrega last mile

A nova solução fornece uma infraestrutura confiável que se expande à medida que sua empresa cresce – tudo com preços previsíveis por entrega. Ela se baseia na soluções de mobilidade On-demand Rides & Deliverys do Google, que é usada pelos principais operadores de transporte e entrega sob demanda em todo o mundo.

Entenda os benefícios oferecidos pela Last Mile Fleet Solution:

Crie experiências de entrega excepcionais para os consumidores

Shipment tracking with Last Mile fleet Solution

Milhões de pacotes não são entregues ou são perdidos anualmente, muitas vezes devido a um endereço errado ou pela ausência dos consumidores na hora do recebimento em casa. Essas falhas de entrega são frustrantes para os consumidores e dispendiosas para os operadores de frota.

Com a solução Last Mile Fleet, as empresas podem melhorar suas experiências com a entrada simplificada de endereços para ajudar a capturar endereços corretos. O rastreamento da remessa e os horários de chegada atualizados permitem que os consumidores estejam prontos e disponíveis para receber suas encomendas. E os locais de entrega detalhados ajudam os motoristas a deixar os pacotes no lugar certo.

Auxilie os motoristas diretamente no aplicativo

Os motoristas são o coração de suas operações e seus trabalhos estão ficando cada vez mais difíceis com o aumento das entregas diretas ao consumidor. Nunca foi tão importante ajudá-los com as ferramentas certas.
A solução Last Mile Fleet apoia os motoristas com as informações e orientações de que precisam para obter o melhor desempenho. A navegação passo a passo os orienta em cada tarefa por meio da interface já bastante conhecida do Google Maps. A experiência no aplicativo oferece integração perfeita com fluxos de trabalho existentes dos motoristas, além de permitir a personalização da sua marca.

Locais de entrega detalhados e dados de tráfego podem melhorar os ETAs (Estimated time of arrival – em português tempo estimado de chegada) para que os motoristas cheguem ao local certo na hora certa.

Uma visualização diária permite que os motoristas planejem suas paradas para aquele dia, de forma que possam ajustar seu plano de rota conforme necessidade.

A roteirização aprimorada e a navegação no aplicativo ajudam os motoristas em seu trabalho diário, diminuindo frustrações e melhorando desempenho de entrega.

Otimize o desempenho last mile e o planejamento da sua frota

A entrega de “última milha” pode representar mais da metade dos custos totais de envio, o que significa que a pressão para gerenciar uma frota com eficiência nunca foi tão alta.

A solução Last Mile Fleet permite visualizar sua frota em tempo real, incluindo o status da remessa e o progresso da rota, ajudando você a manter o desempenho da frota no auge. O tráfego preditivo e em tempo real é usado para fornecer ETAs referente ao dia, oferecendo sinais antecipados de possíveis problemas. Você também pode gerar insights sobre sua frota para otimizar o desempenho. Que tal começar agora?

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos e contamos com a certificação para oferecer soluções de mobilidade.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário