Google Maps Platform Roteirização

Por que integrar as APIs Google Maps em sistemas de delivery?

APIs Google Maps para sistemas de delivery
Escrito por Karen Ferraz

A plataforma Google Maps oferece uma variedade de Application Programming Interface (APIs) que são utilizadas para implementar serviços baseados em geolocalização em sistemas e apps de delivery. Integradas aos sistemas das empresas, essas APIs permitem incorporar dados do Maps para fornecer uma experiência completa ao usuário.

Esses recursos são úteis em diversos negócios de delivery, seja para entregar comida ou objetos. A inteligência de localização do Maps é ativada para ajudar os motoristas a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo com apoio de mapas detalhados e dados de geolocalização em tempo real.

As APIs do Google Maps pode ser poderosas de inúmeras formas para empresas de delivery, como:

1- Criação de trajetos inteligentes e rápidos para otimizar a gestão de delivery e frotas de veículos

Disponibilize rotas precisas a motoristas e entregadores direto no seu aplicativo para que eles cheguem mais rapidamente ao destino. Com a Directions API, por exemplo, você calcula a distância mais curta até o local de entrega e fornece ao entregador direcionamentos passo a passo, orientações sobre limites de velocidade e notificações sobre condições de trânsito em tempo real. Também permite pesquisar rotas para diversos meios de transporte, como carro, bicicleta, caminhada ou transporte público.

Também é possível localizar rapidamente o endereço do cliente no mapa a partir de sua latitude e longitude por meio da Geocoding API. Esses endereços são convertidos em coordenadas geográficas, e vice-versa, para inserir marcadores em um mapa ou posicioná-lo.

Leia mais: 7 razões que mostram que o Google Maps foi construído para empresas

2 – Gerenciamento de operações logísticas com base em dados, permitindo a redução de deslocamentos desnecessários e otimização de custos

Além de ajudar na roteirização, a Directions API monitora o movimento do usuário. Desse modo, gestores de logística têm acesso informações atualizadas sobre as rotas e são capazes de otimizar coletas e devoluções, encaixando-as no itinerário. Essa eficiência reflete em mais agilidade e redução do tempo previsto para entrega (estimated time of arrival ou ETA) em qualquer lugar.

E seja para entrega de pizzas ou encomendas, a Distance Matrix API localiza os entregadores mais próximos dentro de um raio pré-determinado para realizar a corrida. Essa API Google Maps é fundamental para otimizar a alocação de motoristas ou motoboys, calculada com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

Assim, seu app ou solução de delivery consegue de calcular o tempo de viagem até cada centro de distribuição ou estabelecimento para atender o pedido mais rapidamente possível, permitindo acionar o motorista certo. Isso viabiliza uma gestão mais eficiente das entregas, além de reduzir custos de operação, já que reduz o tempo de entrega de cada pedido e aumenta a capacidade de entrega por motorista.

3 – Construção da melhores experiências a partir de rotas rápidas, garantindo entregas e encomendas dentro do prazo e, o melhor, a satisfação do cliente

Já a Roads API identifica a rodovia pela qual o veículo está dirigindo e provê metadados sobre ela, como limite de velocidade, mapeamento de coordenadas GPS e estradas próximas. Assim, empresas conseguem monitorar o comportamento do entregador em tempo real por meio dessa solução, que registra os limites de velocidade das vias.

O recurso também é útil na criação de itinerários precisos, determinando o trajeto a ser percorrido. Além disso, ajuda quando há falhas no sinal de GPS, pois informa a provável localização do entregador, com base na captura de dados de localização de dispositivos de motoristas, para que a entrega seja finalizada dentro do prazo estimado.

Ao integrar a Street View API em sistemas de delivery, é possível auxiliar os entregadores em trânsito. O recurso oferece imagens reais dos locais de entrega, como fotos de apartamentos e casas, o que agiliza a localização do endereço final. Por ser uma aplicação nativa do Google Maps, possui recursos de navegação orientada por voz em tempo real, o que facilita ainda mais a navegação do entregador.

Por fim, Places Autocomplete API possibilita mitigar entregas em endereços incorretos em sistemas de delivery, evitando retrabalhos e até cancelamentos de pedidos. Essa solução ajuda a evitar esses erros, além de agilizar o checkout, com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber sua encomenda.

image-2

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios.

Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário