Google Maps Platform Omnichannel

Google Maps Platform com infinitas possibilidades para o varejo

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Escrito por geoamb

A Plataforma Google Maps ajuda o varejo a modernizarem suas operações com objetivo de integrar negócios físicos e online com base em estratégias baseadas na inteligência da geolocalização. A plataforma fornece inúmeras soluções aos varejistas capazes de impulsionar a digitalização e viabilizar a adaptação para o varejo do século XXI.

As aplicação vão de serviços que melhoram a experiência do cliente a recursos que otimizam toda a operação de logística e entrega de produtos, e muito mais! Isso é possível porque a plataforma dispõe de funcionalidades que podem ser integradas aos sistemas e aplicações de varejistas, melhorando processos e etapas críticas que integram o negócio.

A retirada do produto na loja quando a compra é realizada pela internet, por exemplo, torna-se muito mais otimizada com o auxílio da Plataforma Google Maps. Recursos de localização de lojas mais próximas, a oferta da rota para a loja selecionada e o resultado de vários cálculos interligados aos estoques dos centros de distribuição com o tempo de entrega na loja entram em cena para viabilizar esse modelo de atendimento.

Leia mais: Google Maps para varejo: como usar o store locator para melhorar a experiência omnichannel?

Leia também: 8 funcionalidades do Google Maps que otimizam a experiência dos seus clientes

As possibilidades oferecidas pela GMP ao varejo são inúmeras. Confira a seguir:

Consumer experience

Atraia mais pessoas para seu negócio: ao mostrar a localização das lojas de uma rede de varejo em um mapa e fornecer o passo a passo de como chegar até o estabelecimento mais próximo a partir do endereço do cliente, o recurso Store Locator da GMP contribui para aumentar suas vendas físicas.

Otimize a jornada de compra online: outras funcionalidades e APIs da plataforma ajudam agilizar o checkout e validar endereços digitados, garantindo uma experiência mais rápida, intuitiva e simples em seu site ou aplicativo. Com o apoio de mapas estáticos, o cliente pode verificar se realmente escolheu a loja certa e descobrir como chegar até ela, seja para retirada de um pedido ou realizar uma compra.

Crie mapas com a cara do seu negócio: com mapas estáticos ou dinâmicos do Maps e do Street View, comerciantes facilitam a interação dos clientes com seus sites de e-ecommerce ou aplicativo. As possibilidades são inúmeras e incluem a customização de mapas e inserção de conteúdo e imagens relevantes.

Roteirização e logística

Otimize rotas e melhore a eficiência de entregas: as funcionalidades de geolocalização do Maps oferecem orientações de gerenciamento de rotas para diferentes tipos de transporte. As rotas são calculadas com base em informações do trânsito em tempo real, levando em conta a localização dos centros de distribuição (CDs), das equipes em campo e dos endereços dos clientes, impactando diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento.

Melhore a gestão de motoristas: ao comparar o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para realizar a entrega da mercadoria, a plataforma permite alocar motorista em rotas a fim de garantir a entrega mais rápida possível.

Reduza o valor do frete: com uma gestão mais eficiente, é possível diminuir os custos da operação. Na ponta do lápis isso se traduz em: menor tempo de entrega de cada pedido, maior produtividade dos motoristas (capacidade de entregas por motorista) e redução com gastos desnecessários com combustível, barateando o valor do frete.

Acompanhe veículos e cargas em tempo real: graças às funcionalidades de visualização e localização em tempo real da GMP, uma organização pode saber exatamente onde um veículo ou uma carga estão, bem como acompanhar o trajeto percorrido e o seu deslocamento atualizado.

Estratégias multicanais

Transforme suas lojas em centros de distribuição: ao acessar dados em tempo real sobre estoque e entregas fornecidas pela GMP, varejistas são capazes de reduzir custos logísticos com a gestão distribuída do ship-from-store, modelo em que entrega final dos produtos adquiridos pelo cliente não acontece a partir de um centro de distribuição (CD), mas da loja mais próxima do endereço do consumidor.

Abrace novas formas de atendimento no varejo:
empresas do varejo podem implementar o Pickup In Store, ou coleta na loja, e permitir a retirada nas lojas de produtos comprados no e-commerce. Com apoio das funcionalidades da Plataforma Google Maps, é possível acessar poderosas funcionalidades de geolocalização que ajudam os clientes a encontrar a loja mais próxima para retirar o produto comprado online, considerando a disponibilidade de estoque.

Planejamento estratégico no varejo

Gerencie operações com base em dados e otimize custos: as atualizações em tempo real da plataforma geram insights que ajudam a otimizar rotas para chegar a diversos destinos. Essa inteligência impacta diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento.

Velocidade e capacidade de escalabilidade: a infraestrutura do Google Maps atende um bilhão de usuários ativos mensalmente a partir de uma rede de fibra óptica global. Por ser uma plataforma flexível e segura que garante desempenho rápido, escalonável e consistente, é possível ajustar seu consumo na GMP conforme o negócio cresce.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.


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