A Geoambiente, parceira premier do Google Cloud na oferta de nuvem enquanto plataforma, promoveu na última semana o webinar ‘Agilidade e segurança do Google Cloud nos serviços e aplicações do setor público’. O evento online contou com os palestrantes Alfredo Deak, diretor de estratégia de negócios no Google para a América Latina e Coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e Emerson Moraes, desenvolvedor sênior da Geoambiente especializado em projetos que combinam Cloud e Maps.
Os participantes mostraram como a migração de aplicações de governo para a nuvem pode ser feita de forma ágil e segura. Desse modo, ilustraram o debate diversos cases de sucesso da Geoambiente que envolvem diferentes abordagens de infraestrutura em nuvem, incluindo ambientes híbridos, em órgãos governamentais como Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodram), Ministério do Turismo, Ministério da Educação e outros.
A Google Cloud é utilizada amplamente pelo setor público para gerenciar bilhões de dados. Nos últimos anos, a empresa se tornou líder de soluções híbridas e de multi-nuvem e líder de segurança, além de ser reconhecida pelos investimentos pioneiros em inteligência artificial e machine learning.
A provedora também possui uma equipe de engenheiros próprios para suportar o onboarding de clientes públicos dentro da plataforma de Cloud.
Nesse sentido, foram apresentadas diversas ferramentas soluções na Cloud que podem otimizar as operações e estratégias de governos.
O grande destaque ficou por conta da Plataforma Google Cloud, que oferece soluções de infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço. “Os governos podem se apropriar dessa técnica de código aberto dentro de suas estratégias de nuvem híbrida e de multi-nuvem, reduzindo a dependência do fabricante, e se apoiando em abordagens de desenvolvimento rápido”, ressaltou Alfredo Deak.
Dentre os principais benefícios obtidos com a migração estão o acesso a uma rede global, flexibilidade e escalabilidade, redução de custos e agilidade de implantação. E para promover uma jornada de migração para a Cloud bem-sucedida, o Google conta com uma rede de parceiros certificados, como a Geoambiente.
“A Geo é um grande destaque e tem demonstrado um conhecimento profundo nos ambientes de Google Cloud, não somente na parte de cartografia mas no desenvolvimento de ferramentas transformacionais”, acrescentou o executivo.
Leia mais: 6 razões provam que órgãos governamentais precisam adotar computação em nuvem
Ao aprofundar na atuação da Geoambiente, Emerson Moraes explicou as diferenças entre cloud e on-premises, estratégias de migração para Cloud e especificidades de ambientes híbridos. Também detalhou o projeto que a Geo desenvolve com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), que utiliza Google Cloud para planejar e otimizar rotas para transporte escolar de 330 mil alunos em 645 municípios. O estado alcançou uma redução de 30% no gasto anual com transporte escolar, uma economia próxima a R$300 milhões por ano.
“Os benefícios da Cloud podem ser acessados por órgãos governamentais, seja para otimização de transporte público ou na segurança pública, apoiando o processamento de dados, smart analytics e a tomada de decisão de bombeiros, polícias, defesa civil e inúmeros outros setores”, finalizou o desenvolvedor sênior da Geoambiente.

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.