Google Workspace Recursos Google Workspace

Google Workspace x Microsoft 365: quais as principais diferenças?

Google Workspace
Escrito por Karen Ferraz

O crescimento dos modelos de trabalho híbrido e remoto aumentou a necessidade de um software de produtividade que permita a colaboração, a comunicação e a construção de uma cultura do local de trabalho em qualquer lugar. Essas plataformas de produtividade podem definir como uma organização trabalha e inova em seus processos.

Dentre os softwares de colaboração que despontam no mercado, estão Google Workspace e o Microsoft 365, respectivamente do Google e da Microsoft. Para ajudar a sua organização a fazer a melhor escolha entre eles, abordamos aqui as principais diferenças entre as duas plataformas, bem como os resultados de uma pesquisa que avaliou as duas opções e concluiu que o Google Workspace pode trazer um grande impacto nos negócios.

Google Workspace ou Microsoft 365: principais diferenças

1. Criação e edição de documentos

Os softwares da Microsoft são bastante populares, como Word, Excel e PowerPoint, permitindo a criação de documentos ricos em recursos e opções avançadas de formatação. O Google Workspace, no entanto, oferece as aplicações Documentos, Planilhas e Apresentações com recursos de colaboração em tempo real que rivalizam com as ofertas da Microsoft. O fato é que a escolha deve ser baseada nas necessidades da sua organização. Por exemplo, se sua empresa necessita de recursos avançados e acesso facilitado a esses arquivos por dispositivos móveis, o Workspace desponta nas capacidades oferecidas. 

2. Armazenamento em nuvem e gerenciamento de arquivos 

No que diz respeito ao armazenamento em nuvem, o OneDrive e o Google Drive da Microsoft estão empatados. O Google Drive oferece fácil compartilhamento e sincronização com os aplicativos do Google Workspace, enquanto a Microsoft oferece integração com o Windows e recursos avançados de segurança. A escolha deve ser guiada pelo ecossistema de sua preferência e do nível de integração buscado. 

3. Preços e planos

O preço é um fator decisivo dentro do orçamento das empresas. É fundamental considerar não apenas o custo inicial, mas também o valor a longo prazo que cada plataforma oferece com base nos requisitos da sua organização. O Google Workspace oferece opções de preços flexíveis, como o Business Starter, Business Standard, Business Plus e Enterprise. Já os Planos Empresariais do Microsoft 365 são adaptados a diferentes tamanhos e necessidades de empresas, com vários níveis de assinatura. Aqui, sua companhia deve considerar não apenas o custo inicial, mas também o valor a longo prazo que cada plataforma oferece com base nas necessidades do negócio.

4. Serviços de e-mail

O Gmail, do Workspace, é conhecido por seus poderosos recursos de pesquisa e filtragem de spam. Já o Outlook oferece uma experiência rica em recursos com categorização avançada de e-mail e recursos de agendamento. A escolha entre os dois depende da familiaridade com a interface e de suas preferências para gerenciamento de e-mail.

5. Produtividade em dispositivos móveis

A produtividade móvel é essencial no mundo híbrido e remoto de hoje. O Microsoft 365 e o Google Workspace oferecem aplicativos móveis que permitem acessar e editar documentos em qualquer lugar. Os aplicativos móveis da Microsoft possuem integração com seus equivalentes para desktop. Já os apps móveis do Workspace oferecem uma experiência consistente com a colaboração baseada na nuvem na vanguarda. A opção de trabalhar em outros dispositivos além do computador é um dos diferenciais mais importantes do Google Workspace, que permite mais trabalho remoto e produtividade em dispositivos móveis em um mundo com trabalho cada vez mais remoto e híbrido. No final, a escolha depende do seu dispositivo móvel e da necessidade de funcionalidade perfeita entre dispositivos.

6. Colaboração e Comunicação

Ambas as plataformas facilitam a colaboração em tempo real. Sem dúvidas, o ponto forte do Google Workspace está no Google Meet, que oferece videoconferência fácil e integrada ao Google Drive, Docs e outros aplicativos. Por sua vez, o Microsoft 365 possui um conjunto robusto de aplicativos como o Microsoft Teams, que oferece uma combinação de bate-papo, videoconferência e colaboração de documentos. 

7. Segurança e privacidade 

A segurança é uma prioridade para as empresas frente aos crescentes ataques cibernéticos. O Workspace oferece fortes medidas de segurança, com foco na criptografia de dados e controles de acesso. Já o Microsoft 365 enfatiza recursos avançados de segurança, incluindo prevenção contra perda de dados e autenticação multifator. Sua escolha deve estar alinhada aos requisitos de segurança e aos padrões de conformidade da sua organização. 

Relatório “Google Workspace x Microsoft 365”: impacto nos negócios

Uma pesquisa encomendada pelo Google à empresa Quadrant Strategies avaliou e comparou as experiências de companhias que usam o Google Workspace e Microsoft 365. Os resultados mostram que o Google Workspace ajuda a promover uma cultura de colaboração, impulsiona produtividade e inovação, possibilita aumento de receita e fomenta o uso de dispositivos móveis em um contexto híbrido.

De acordo com a pesquisa, a melhora na colaboração propiciada pelo Google Workspace aumenta a inovação de maneira perceptível. Assim, os números apontam que a plataforma promove os benefícios da colaboração que têm influência positiva no compartilhamento de informações e na inovação. Além disso, as empresas que usam o Google Workspace têm mais chances de apresentar maior produtividade, inovação e aumento na receita do que as que usam o Microsoft 365. 

Confira a seguir os principais destaques do estudo: 

  • Inovação: 82% dos entrevistados que mudaram para o Google Workspace acreditam que a equipe ficou mais inovadora após a mudança, versus 47% que mudaram para o Microsoft 365.
  • Colaboração: 58% dos usuários do Workspace, contra 29% do Office 365, afirmam que conseguem trabalhar com outros funcionários com mais eficiência. Os ganhos destacados são: colaboração em tempo real, bem como rapidez e agilidade para conseguirem o que precisam dos colegas.
  • Comunicação: Os usuários do Google Workspace relatam níveis maiores de comunicação que os do Microsoft 365. Além disso, o impacto da comunicação com o Google cresce com o porte da empresa.
  • Produtividade: O ambiente de comunicação possibilitado pelo Google Workspace repercute em níveis um maiores de produtividade. Cerca de 35% das pequenas empresas que usam Workspace relatam ganhos de produtividade, contra 24% que usam a Microsoft. Já 51% das grandes que utilizam Workspace destacam esses ganhos, versus 24% das que usam Microsoft. 
  • Maior receita: 68% dos funcionários de grandes empresas que mudaram para o Google dizem que a receita da empresa aumentou depois da troca de software, contra 28% dos que mudaram para Microsoft.
  • Trabalho em dispositivos móveis: os usuários do Google Workspace no Brasil apresentam maior probabilidade de realizar tarefas complexas em dispositivos móveis do que os do Microsoft 365. Entre os usuários no Brasil, 67% dos usuários do Google Workspace participam regularmente de reuniões pelo tablet ou smartphone, em comparação a somente 53% dos usuários do Microsoft 365. Já 64% relatam trabalhar “com muita frequência” pelo smartphone, comparados a apenas 44% dos usuários do Microsoft 365. 

Veja também: Google Workspace: versões empresariais e motivos para migrar

Como funciona a migração para o Google Workspace?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre Google Workspace e o Microsoft 365, um próximo passo importante é entender como funciona a migração entre as ferramentas de colaboração e produtividade. Como parceiros oficiais de revenda do Google Workspace, elaboramos um vídeo com respostas aos principais questionamentos sobre a implantação da suíte de produtividade do Google para empresas:

  • Como preparar a sua empresa para a migração?
  • Há perda de dados durante o processo?
  • É possível migrar de outros serviços de colaboração para o Workspace?
  • Migrar por conta própria ou contratar uma empresa?

Confira as respostas no vídeo:

Vantagens em utilizar Google Workspace com a Geoambiente

Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google. Estamos presentes em todas as fases do projeto, desde a recomendação do plano ideal, passando pela implementação e uso da plataforma até o acompanhamento e suporte mensal. 

  • Temos um time técnico preparado para migrar seus dados ou auxiliar com segurança sua equipe para evitar a perda de informações. 
  • Pagamento via boleto bancário, otimizando o uso do cartão corporativo. 
  • Time de especialistas certificados no Google Workspace para entender as necessidades do seu negócio e recomendar o melhor plano para ser utilizado.
  • Suporte local e interface direta com o time Google no Brasil.
  • Ministramos workshops e treinamentos para sua equipe.

Gostaria de conhecer os nossos especialistas em Google Workspace? No dia 05 de junho de 2024, eles estarão ao vivo, em uma transmissão gratuita para explicar como a IA do Google está integrada ao Google Workspace como o Gemini. Participe e tire as suas dúvidas sobre o assunto durante a live:

 




A Geoambiente é Parceira Premier do Google e oferecemos vantagens para nossos clientes ao adquirir o Google Workspace, com um time técnico disponível para auxiliar na migração dos dados com segurança e metodologia que visa gerar o menor impacto ao seu time e operação.

Somos certificados e atualizados sobre todos os lançamentos, tecnologias e recursos do Google Workspace para que a sua empresa utilize as ferramentas de colaboração e reduza custos operacionais.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário