Qual o nível de maturidade da sua empresa para adoção de Cloud?

Framework Google Cloud0 2

Em 2022 cerca de 40% das empresas ao redor do mundo planejam adotar a cloud em busca de segurança, agilidade no desenvolvimento e lançamento de suas soluções, escalabilidade e redução de custos, expansão da sua capacidade de processamento e análise de seus dados enriquecida com inteligência artificial. É o que aponta o Infosys Cloud Radar 2021.

Muitas organizações adotaram a nuvem durante a pandemia e agora devem expandir seus investimentos neste ambiente. Antes de iniciar esta jornada, é importante avaliar a maturidade da sua empresa para migrar para Cloud tendo em vista programas de aprendizado, suporte à liderança, experiência para escalar serviços nativos da nuvem e capacidade de proteger seu ambiente atual.

A boa notícia é que o Google disponibiliza um framework para auxiliar nesta avaliação e orientar uma migração bem-sucedida. O objetivo do diagnóstico é compreender quais lacunas devem ser superadas e quais competências desenvolvidas.

Leia mais: 5 etapas essenciais que precisam ser executadas antes de migrar para nuvem

Framework do Google: uma jornada em direção à nuvem

De acordo com o framework, a maturidade depende de quatro frentes:

  • Lead (suporte à liderança)
    O sucesso da adoção da nuvem é reflexo das exigências hierárquicas dos patrocinadores e do momentum crescente da colaboração multifuncional das equipes.
  • Learn (programas de aprendizados)
    A capacidade da corporação de aprender continuamente é determinada pelos esforços para melhorar as habilidades da equipe de TI e pelo conhecimento compartilhado por parceiros e prestadores de serviços terceirizados.
  • Scale (experiência para escalar serviços nativos na nuvem)
    A capacidade de escalonamento na nuvem é determinada pela extensão em que se abstrai a infraestrutura com serviços de nuvem gerenciados e sem servidor.
  • Secure (sua capacidade de proteger seu ambiente atual).
    A segurança da propriedade da nuvem é garantida por meio do controle de quem pode acessar e afetar quais recursos e entendendo os dados que precisam de proteção.

Segundo o framework, em cada um desses temas, sua empresa encontra-se em alguma dessas três fases:

  • Tática (inicial): workloads individuais estão em vigor, mas não há um plano coerente abrangendo todos com uma estratégia a longo prazo. O foco é reduzir o custo de sistemas discretos e chegar à nuvem com perturbação mínima. As conquistas são rápidas, mas não há previsão de escala.
  • Estratégica (intermediária): uma visão mais ampla governa as cargas de trabalho individuais, que são projetadas e desenvolvidas de acordo com as necessidades e escala futuras. A empresa começou a abraçar a mudança, e a parte de pessoas e processos da equação agora está envolvida. As equipes de TI são eficientes e eficazes, aumentando o valor da aproveitando a nuvem para suas operações de negócios.
  • Transformacional (avançada): aqui é onde sua equipe aproveita ao máximo os recursos da nuvem. Com as operações na nuvem funcionando sem problemas, a empresa se voltou à integração dos dados e insights obtidos ao trabalhar agora na nuvem. Os dados existentes são compartilhados de forma transparente. Novos dados são coletados e analisados. As análises preditiva e prescritiva de aprendizado de máquina estão aplicada. Time e processos estão em transformação, o que apoia ainda mais as mudanças tecnológicas. A TI não é mais um centro de custo, mas um parceiro de negócio.

Por que utilizar o framework?

Em cada um dos temas, é possível identificar quando você deixa de adotar novas tecnologias ad hoc para trabalhar com elas cada vez mais estrategicamente em toda a organização – o que implica em treinamento mais profundo, mais abrangente e mais consistente para seu pessoal, que por sua vez significa processos simplificados e atualizados, que por sua vez impulsionam a inovação. Toda a organização gradualmente se transforma.

Quando você chega ao último estágio (transformacional) quer dizer que sua empresa está totalmente na nuvem, aproveitando totalmente esses recursos. Ou seja, sua organização detém uma abordagem cloud-first!

Para saber mais detalhes sobre como usar o framework de adoção do Google Cloud para avaliar sua maturidade na nuvem e determinar em qual estágio da jornada de migração sua companhia se encontra, basta acessar o site do Google.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

soluções de mobilidade
delivery
On Demand Rides and Deliveries
Transport Tracker
Cloud Fleet Routing
Dominos
Framework Google Cloud
Product Locator
Bradesco Seguros
delivery
migração
fraude
cartão
Last Mile
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort