Retrospectiva 2021: todas as novidades que foram apresentadas pelo Google Maps (e que vale a pena você ver)

Google Maps0 2

No ano passado, o Google iniciou uma jornada para facilitar a criação de experiências visuais no Maps. Assim, a empresa lançou novos recursos de customização e visualização para tornar os mapas ainda mais úteis para os usuários. Confira abaixo uma retrospectiva sobre os principais lançamentos do ano para a Google Maps Platform.

Leia mais: Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile

10 – Estilização de mapas Cloud-based

Crie, gerencie e implemente mapas diretamente do console do Google Cloud. A funcionalidade pode ser implementada em mapas mobile, tanto em plataformas Android como iOS. Os recursos de estilização baseados em Cloud trazem mais flexibilidade aos clientes, permitindo criar um mapa único a partir de uma suíte de ferramentas de customização de estilo. Com isso, é possível determinar o detalhamento do zoom, inserir marcadores e alterar as cores de corredores comerciais.

9 – Funcionalidades WebGL-Powered Map

Text Labels

Permitem acrescentar uma nova dimensão no mapa. Essas visualizações basicamente conseguem trazer os dados para vida real, fornecendo informações adicionais aos usuários à medida que eles navegam pelos mapas. A partir dela, as empresas têm novas formas de mapear experiências. Durante muitos anos os desenvolvedores tentaram criar duas dimensões no topo dos mapas, e com o WebGL é possível criar gráficos 2D e 3D personalizados e conteúdo animado em seus mapas. Isso significa que você agora pode fornecer experiências que antes eram impossíveis por meio da Java Script API.

8 – Atualizações no Maps SDK Android

As novidades para esta API incluem renderização otimizada e melhorias na inserção de marcadores para permitir um zoom mais fluido e estável e um posicionamento mais preciso.

7 – Estilo de mapa aprimorado implementado como padrão

No ano passado, a aparência do Google Maps ganhou melhorias com o aprimoramento de recursos naturais em todo o mapa. Este estilo tornou-se o mapa padrão para usuários de estilos de mapas baseados em nuvem na plataforma do Google Maps. Em novembro, a empresa lançou o mesmo estilo de mapa nas versões de API e SDK e este se tornará o mapa padrão em 2022. As únicas alterações são na aparência visual dos recursos naturais do mapa-base padrão. Usando uma nova técnica de mapeamento de cores de satélite, o Google Maps consegue oferecer uma experiência mais detalhada e colorida para usuários do aplicativo, site e mapas em estilo de nuvem da plataforma do Google Maps.

6 – Recursos de acessibilidade

O Maps também ganhou marcadores que trazem teclados navegáveis pelas teclas de seta, com indicadores de acessibilidade e funções. Isso significa que os usuários podem navegar e interagir como mapa por meio dessas teclas. As janelas de informação (InfoWindows) agora são mostradas de forma automatica, facilitando ainda mais a navegação.

5 – Suporte ao Promises

A partir do lançamento da versão 3.45 da API JavaScript do Google Maps, em junho, o suporte do Promises foi disponibilizado junto com o padrão de retorno de chamada pré-existente para métodos assíncronos. O Promises oferece muitos benefícios, como redução da complexidade por meio de sintaxe conveniente e eliminação de callbacks agrupados. A adição de Promises é parte de um esforço maior para oferecer suporte a práticas e padrões modernos de programação JavaScript na API JavaScript do Google Maps, incluindo suporte para TypeScript e carregamento dinâmico da API JavaScript do Google Maps.

4 – Soluções para varejo

Mesmo que o e-commerce continue em expansão, a maior parte das vendas ainda vem das lojas físicas. De acordo com dados do Google, 70% das vendas ainda são feitas no varejo tradicional, sendo que as pesquisas por “lojas perto de mim” no buscador registradas este ano dobraram em relação ao ano passado. Já as buscas por lojas que possuem um produto específico em estoque saltaram 8000% no período. Dentre as novidades disponibilizadas em 2021, estão o Localizador de Produto, no qual cada página de produto de um site conecta o consumidor com informações sobre retirada em loja ou opções de delivery. Além disso, o Store Locator Plus passou a permitir que lojistas acrescentem informações adicionais, como ofertas e promoções, para ajudar clientes a encontrarem seus estabelecimentos.

3 – Soluções de Serviços Financeiros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-4.png

Metade millennials está disposta a mudar para uma instituição financeira concorrente se ela oferecer uma experiência digital melhor. Pensando nisso, o Google Maps lançou uma série de serviços voltados para o segmento de serviços financeiros com objetivo de melhorar a experiência do cliente, segurança e otimizar operações. Entre os novos serviços, estão demonstrações financeiras mais detalhadas, cadastros mais rápidos e seguros, mapas e informações que ajudam os clientes a chegarem mais rapidamente às agências ou caixa eletrônico, ativação de ofertas e recompensas com experiências contextuais, identificação de transações suspeitas com detecção de fraude.

2 – Soluções de mobilidade

Este ano, o Google lançou diversas melhorias para ajudar usuários mobile a se deslocarem, especialmente motoristas. Um exemplo é o Nav SDK, que traz ao seu mapa a mesma experiência fornecida pelo Maps aos motoristas, com imagens em 2D, informações contextuais sobre o destino final. Já a funcionalidade Location Selection possibilita aos motoristas saber exatamente onde é a parada para a coleta de passageiros ou itens.

1 – Novo website

Por fim, o Google lançou um novo site do Google Maps Platform com informações mais detalhadas sobre produtos e preços de cada serviço!


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Dominos
Framework Google Cloud
Product Locator
Bradesco Seguros
delivery
migração
fraude
cartão
Last Mile
Google Cloud
Google
API
Places Autocomplete
Neighborhood Discovery
Google Cloud
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort