Google Maps Platform Recursos Google Maps

6 APIs do Google Maps para serviços de delivery

delivery
Escrito por Karen Ferraz

Os consumidores buscam informações online sobre qualquer lugar antes de pedir uma refeição ou se deslocarem até um restaurante. E quando estamos falando do varejo alimentício, eles priorizam conveniência, agilidade e facilidade. Pensando nisso, há diversos benefícios para o setor de restaurantes ao incorporar as APIs do Google Maps em seus serviços de delivery, sendo que todos se traduzem em maior visibilidade ao seu negócio e mais conversões.

Confira a seguir algumas das vantagens de implementar os recursos de geolocalização do Google Maps:

  • Fidelize seu cliente: facilite decisões de compra com informações relevantes e precisas e aumente as chances de que ele volte a comprar com você.
  • Mais agilidade na experiência de compra: diminua o número de cliques necessários para encontrar informações sobre seu negócio.
  • Aumente a eficiência de seus restaurantes: reduza ligações de clientes solicitando informações simples, como endereço ou disponibilidade do produto.
  • Direcione pesquisas sobre seu negócio: ofereça filtros que ajudam a otimizar as buscas com base em dados de localização do usuário, endereço ou outros pontos no mapa.
  • Aumente a relevância do seu site entre as buscas: mantenha o usuário na página e forneça todas informações importantes, como horário de funcionamento, contatos, serviços prestados, distância de deslocamento, entre outras.
  • Ajude o cliente a chegar até o restaurante para a retirada de pedidos: direcione o consumidor ao Google Maps e forneça as direções que ele deve percorrer até o seu negócio com informações de tráfego em tempo real.
  • Evite atrasos ou erros em entregas delivery: permita que os clientes definam com precisão o ponto exato de retirada do pedido ou endereço de entrega, evitando falhas ou atrasos na entrega.

Segundo o Google, alguns clientes do ramo alimentício que integraram o Maps a suas soluções conseguiram diminuir em até 25% o volume de entregas a partir de uma melhor gestão logística. O resultado: redução de 10% dos custos com entregadores e veículos.

 

Conheça as APIs do Google Maps ideais para seu negócio:

Para conectar usuários a comerciantes do setor de restaurantes, o Google oferece diversas APIs baseadas em recursos de geolocalização. Confira:

1. Distance Matrix

Oferecer uma pesquisa rápida por restaurantes próximos pode ajudar a aumentar as vendas, facilitando tanto a retirada de pedidos quanto a entrega. Por meio da API Distance Matrix do Maps, é possível identificar a localização do usuário e encaminhar o pedido para a unidade mais próxima, bem como acionar o entregador que está mais perto do estabelecimento para realizar a corrida. Tudo isso pode ser feito dentro do seu site ou aplicativo!

2. Places Autocomplete API

Quando o cliente está procurando em seu app ou site pelo restaurante mais próximo, a Places Autocomplete API fornece previsões sobre o endereço que está sendo digitado e efetua o preenchimento automático. O recurso também ajuda a evitar esses erros na inserção de endereços com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita. Implementar a API em seu app ou site é uma forma de aperfeiçoar a experiência desde o início da jornada de compra, validando endereços digitados e sugerindo a localidade mais precisa.

3. Geocoding API

Permite identificar a latitude e a longitude de um endereço para fixar marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Também é possível descobrir um endereço a partir de uma coordenada. Basicamente, o recurso identifica onde seu cliente está no mapa, para que outras APIs forneçam informações sobre suas lojas mais próximas, ou mostra com precisão o ponto exato onde uma entrega deve ser feita.

4. Geofencing API

Auxilie os clientes a localizar a loja mais próxima enquanto estão se deslocando. Ao utilizar a Geofencing API em seu aplicativo móvel, as redes alimentícias conseguem identificar estabelecimentos mais próximos dentro do perímetro definido com base na localização do consumidor. Com isso, é possível enviar uma notificação ao usuário sempre que ele cruzar determinado perímetro. Essa funcionalidade é ideal para enviar um cupom de desconto ou uma notificação de oferta quando o consumidor está passando perto do estabelecimento na hora do almoço ou jantar.

5. Directions API

Por meio desta API, você pode fornecer a seus clientes a rota com o passo a passo do deslocamento baseado no trânsito em tempo real. Para facilitar ainda mais que o cliente localize o restaurante, incorpore imagens do Street View a fim de que a experiência entregue seja ainda mais incrível e imersiva.

6. Maps API

Este recurso exibe no mapa do seu site ou e-commerce a localização do restaurante mais próximo, ou de seus outros restaurantes distribuídos pela cidade, por meio de marcadores que podem ser personalizados conforme a identidade da sua marca.

Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps?

Como qualquer API do Google, exige autenticação e autorização para obter acesso. Para começar, é preciso obter um token ou chave (key, em inglês) de acesso. Essa chave é utilizada para autorizar o acesso a um serviço de API.

Como dito acima, há duas maneiras de contratar as APIs de Maps e ter acesso às chaves. A primeira é através de um contato direto com o Google, que oferece um crédito mensal de US$ 200 para utilização das APIs no Maps, Routes e Places. Os recursos são baseados no modelo “as a service”, ou seja, você paga apenas pelo que usar, sem restrições de uso. Os valores variam de acordo com cada API e são cobrados com base em volumes de solicitações. A cobrança é feita mensalmente quando o uso excede o crédito, sendo necessário cadastrar um cartão de crédito;

A segunda é por meio de um parceiro premier de Google Maps Platform, como é o caso da Geoambiente, revendedora da plataforma há quase 10 anos. Há inúmeros benefícios e vantagens exclusivas de contar com um distribuidor autorizado para que sua empresa tenha acesso às APIs do Maps.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário