Os consumidores buscam informações online sobre qualquer lugar antes de pedir uma refeição ou se deslocarem até um restaurante. E quando estamos falando do varejo alimentício, eles priorizam conveniência, agilidade e facilidade. Pensando nisso, há diversos benefícios para o setor de restaurantes ao incorporar as APIs do Google Maps em seus serviços de delivery, sendo que todos se traduzem em maior visibilidade ao seu negócio e mais conversões.
Confira a seguir algumas das vantagens de implementar os recursos de geolocalização do Google Maps:
- Fidelize seu cliente: facilite decisões de compra com informações relevantes e precisas e aumente as chances de que ele volte a comprar com você.
- Mais agilidade na experiência de compra: diminua o número de cliques necessários para encontrar informações sobre seu negócio.
- Aumente a eficiência de seus restaurantes: reduza ligações de clientes solicitando informações simples, como endereço ou disponibilidade do produto.
- Direcione pesquisas sobre seu negócio: ofereça filtros que ajudam a otimizar as buscas com base em dados de localização do usuário, endereço ou outros pontos no mapa.
- Aumente a relevância do seu site entre as buscas: mantenha o usuário na página e forneça todas informações importantes, como horário de funcionamento, contatos, serviços prestados, distância de deslocamento, entre outras.
- Ajude o cliente a chegar até o restaurante para a retirada de pedidos: direcione o consumidor ao Google Maps e forneça as direções que ele deve percorrer até o seu negócio com informações de tráfego em tempo real.
- Evite atrasos ou erros em entregas delivery: permita que os clientes definam com precisão o ponto exato de retirada do pedido ou endereço de entrega, evitando falhas ou atrasos na entrega.
Segundo o Google, alguns clientes do ramo alimentício que integraram o Maps a suas soluções conseguiram diminuir em até 25% o volume de entregas a partir de uma melhor gestão logística. O resultado: redução de 10% dos custos com entregadores e veículos.
Conheça as APIs do Google Maps ideais para seu negócio:
Para conectar usuários a comerciantes do setor de restaurantes, o Google oferece diversas APIs baseadas em recursos de geolocalização. Confira:
1. Distance Matrix
Oferecer uma pesquisa rápida por restaurantes próximos pode ajudar a aumentar as vendas, facilitando tanto a retirada de pedidos quanto a entrega. Por meio da API Distance Matrix do Maps, é possível identificar a localização do usuário e encaminhar o pedido para a unidade mais próxima, bem como acionar o entregador que está mais perto do estabelecimento para realizar a corrida. Tudo isso pode ser feito dentro do seu site ou aplicativo!
2. Places Autocomplete API
Quando o cliente está procurando em seu app ou site pelo restaurante mais próximo, a Places Autocomplete API fornece previsões sobre o endereço que está sendo digitado e efetua o preenchimento automático. O recurso também ajuda a evitar esses erros na inserção de endereços com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita. Implementar a API em seu app ou site é uma forma de aperfeiçoar a experiência desde o início da jornada de compra, validando endereços digitados e sugerindo a localidade mais precisa.
3. Geocoding API
Permite identificar a latitude e a longitude de um endereço para fixar marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Também é possível descobrir um endereço a partir de uma coordenada. Basicamente, o recurso identifica onde seu cliente está no mapa, para que outras APIs forneçam informações sobre suas lojas mais próximas, ou mostra com precisão o ponto exato onde uma entrega deve ser feita.
4. Geofencing API
Auxilie os clientes a localizar a loja mais próxima enquanto estão se deslocando. Ao utilizar a Geofencing API em seu aplicativo móvel, as redes alimentícias conseguem identificar estabelecimentos mais próximos dentro do perímetro definido com base na localização do consumidor. Com isso, é possível enviar uma notificação ao usuário sempre que ele cruzar determinado perímetro. Essa funcionalidade é ideal para enviar um cupom de desconto ou uma notificação de oferta quando o consumidor está passando perto do estabelecimento na hora do almoço ou jantar.
5. Directions API
Por meio desta API, você pode fornecer a seus clientes a rota com o passo a passo do deslocamento baseado no trânsito em tempo real. Para facilitar ainda mais que o cliente localize o restaurante, incorpore imagens do Street View a fim de que a experiência entregue seja ainda mais incrível e imersiva.
6. Maps API
Este recurso exibe no mapa do seu site ou e-commerce a localização do restaurante mais próximo, ou de seus outros restaurantes distribuídos pela cidade, por meio de marcadores que podem ser personalizados conforme a identidade da sua marca.
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps?
Como qualquer API do Google, exige autenticação e autorização para obter acesso. Para começar, é preciso obter um token ou chave (key, em inglês) de acesso. Essa chave é utilizada para autorizar o acesso a um serviço de API.
Como dito acima, há duas maneiras de contratar as APIs de Maps e ter acesso às chaves. A primeira é através de um contato direto com o Google, que oferece um crédito mensal de US$ 200 para utilização das APIs no Maps, Routes e Places. Os recursos são baseados no modelo “as a service”, ou seja, você paga apenas pelo que usar, sem restrições de uso. Os valores variam de acordo com cada API e são cobrados com base em volumes de solicitações. A cobrança é feita mensalmente quando o uso excede o crédito, sendo necessário cadastrar um cartão de crédito;
A segunda é por meio de um parceiro premier de Google Maps Platform, como é o caso da Geoambiente, revendedora da plataforma há quase 10 anos. Há inúmeros benefícios e vantagens exclusivas de contar com um distribuidor autorizado para que sua empresa tenha acesso às APIs do Maps.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.