Na última semana de agosto, a equipe da Geoambiente (representada por Mariângela Martins) realizou visitas técnicas em 2 projetos de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Hídrico, da AGEVAP (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul).
No projeto de PSA realizado pela ACOMAD, foram realizadas visitas a 13 propriedades rurais nos municípios de Rio Pomba, Muriaé e São Sebastião de Vargem Alegre (MG).
E no projeto de PSA Olhos D´Água, houve a inspeção em 10 propriedades, em Carapebus (RJ). Um dos diferenciais do projeto foi a implantação de ações de conservação e restauração florestal em área de assentamento agrário.
A equipe da Geoambiente participou, junto com a equipe da Ecoanzol, da Oficina de Associativismo, realizada na sede da Associação de Produtores do Assentamento 25 de março, e organizada pela equipe do projeto PSA Olhos D´Água. Para esta oficina, foram convidadas todas as pessoas do assentamento.
Com o objetivo de discutir o tema envolvendo um futuro melhor e reforçar a integração de todos os produtores beneficiados pelo PSA do Assentamento 25 de março, uma dinâmica de grupo foi organizada pela socióloga Jéssica Felipe. Essa dinâmica mostra que todos devem estar unidos em busca de uma mesmo ideal, no caso do Assentamento, e que todos sejam responsáveis por manter a integridade do que foi construído.
Após a dinâmica, também foi exibido um vídeo do Movimento Social dos Atingidos por Barragens do Paraná, que reforçou a mensagem de união necessária para o desenvolvimento regional.
Muito bom, fico feliz pois, estou me especializando nessa área.