Geolocalização Google Maps Platform

Aplicativo com geolocalização: para que serve e como desenvolver?

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Escrito por Karen Ferraz

Os recursos de geolocalização quando associados a aplicativos ajudam a localizar usuários e definir rotas de deslocamento para qualquer destino. Estamos falando do aplicativo com geolocalização, que abrange uma variedade de serviços que já usamos no dia a dia, como apps de delivery ou de carros compartilhados.

Esses aplicativos aproveitam o poder da geolocalização para otimizar operações do negócio e proporcionar experiências positivas para os clientes. Mas antes de descobrir como utilizar recursos de geolocalização para desenvolver apps, é importante compreender como funciona a geolocalização.

Leia mais: Geolocalização: o que é, para que serve e por que pode ser importante para seu negócio?

Confira também: Preço das APIs de Google Maps: quanto custa para usar a plataforma?

Geolocalização: o que é e como funciona?

A geolocalização é uma tecnologia que identifica onde uma pessoa ou um objeto (como um carro ou uma moto) estão localizados utilizando a internet ou um celular. Assim, é possível acessar a localização geográfica, que nada mais é do que as coordenadas de latitude e longitude, de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Para tanto, a geolocalização opera com base em dois tipos de coleta de dados. A primeira é baseada em dispositivos e funciona em smartphones, tablets, laptops, relógios inteligentes e carros conectados e depende de GPS e redes de celular. A segunda é baseada no servidor e utiliza a coleta de dados com base no servidor vinculado ao endereço IP do dispositivo via conexão Wi-Fi ou Ethernet.

É possível identificar as coordenadas de diversas formas, como:

GPS: qualquer dispositivo com GPS pode receber sinais de satélites que orbitam ao redor da Terra;

Wi-Fi: quando o smartphone se conecta a redes locais sem fio, é possível mostrar seu posicionamento geográfico;

Radiofrequência: permite identificar com precisão a posição do celular a partir da triangulação de antenas de rádio das operadoras, que emitem dados para os dispositivos móveis.

Empresas de diversas indústrias, como logística, varejo, e-commerce e serviços financeiros utilizam o aplicativo com geolocalização para transformar seus negócios. Essas soluções vão desde apps para gerenciar frotas de entregadores, aplicativos de varejo que ajudam o cliente a encontrar a loja mais próxima para retirar um produto comprado online até apps que auxiliam a monitorar ocorrências de civis em uma cidade.

Como desenvolver um aplicativo de geolocalização?

Nos últimos quinze anos, o Google mapeou o mundo por meio de carros e satélites e permitiu que as pessoas acessassem direções para chegar a qualquer local. Esses dados são fornecidos às empresas a partir da Plataforma Google Maps, que alcança uma cobertura de 99% do planeta e recebe mais de 25 milhões de atualizações por dia para fornecer informações precisas e em tempo real sobre qualquer lugar.

Leia mais: Acesse o guia das APIs de Google Maps e descubra para que servem e como aplicá-las no seu negócio

A Plataforma Google Maps reúne uma coleção de APIs (Interface de programação de aplicações, na tradução) e SDKs (Kit de Desenvolvimento de Software, na tradução), que consistem em códigos pré-empacotados que podem ser utilizados em conjunto para criar um aplicativo com geolocalização e outros recursos do Google, como mapas, roteirização e monitoramento com dados tempo real.

As APIs e SDKs da Plataforma Google Maps estão divididas em três:

Maps (Maps): exibem informações em mapas estáticos ou dinâmicos por meio do Maps e do Street View e facilitam a navegação de clientes e usuários em sites ou aplicativos. Exemplo: o Maps SDK possibilita inserir mapas com base nos dados do Google Maps em seus aplicativos Android ou iOS.

Routs (Rotas): simplificam o cálculo do caminho mais eficiente para seu usuário, eliminando atrasos e reduzindo deslocamentos desnecessários. Exemplo: a Distance Matrix API permite calcular a distância e o tempo de viagem para uma matriz de origens e destinos no aplicativo.

Places (Lugares): facilitam a descoberta de mais de 200 milhões de lugares mapeados, dentre estabelecimentos, locais geográficos ou pontos de interesse, em uma área ou ponto específico de um mapa. Exemplo: por meio da Geolocation API, o aplicativo consegue mostrar com precisão o local de um dispositivo com base em dados de GPS, torres de celular e Wi-Fi.

Um aplicativo de geolocalização oferece diversas vantagens às empresas, como:

  • Otimização de operações críticas, como logística, gestão de estoque, distribuição etc.;
  • Roteirização de serviços de entrega e delivery, aumentando a agilidade e diminuindo custos;
  • Automatização de pedidos e entregas;
  • Gerenciamento e suporte a motoristas, entregadores e equipes em campo;
  • Entrega de melhores experiências para os clientes;
  • Informações em tempo real sobre a entregas;
  • Apoio a tomada de decisões estratégicas ao propiciar insights inéditos sobre os clientes.

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A CRIAR APLICATIVOS DE GEOLOCALIZAÇÃO

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar A a inteligência da geolocalização aos aplicativos, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.

 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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