Google Maps Platform Rastreamento

Rastreamento de veículos e cargas com recursos do Google Maps

rastreamento de cargas
Escrito por Karen Ferraz

Para atender às mais diversas demandas de transporte dentro do prazo, as empresas de logística e entrega de mercadorias são cobradas por eficiência. O rastreamento de veículos e cargas, do embarque à chegada, é uma etapa crítica para a logística, pois fornece dados para otimizar processos do planejamento à execução. Mas como o Google Maps pode ajudar no rastreamento?

A resposta é simples: nos últimos anos, o Google mapeou 99% do planeta e disponibilizou esses dados de localização às empresas por meio da Plataforma Google Maps. Os recursos da plataforma fornecem informações precisas e em tempo real para o gerenciamento de frotas, recursos e dispositivos.

Saiba mais: Preço das APIs de Google Maps: quanto custa para usar a plataforma?

Plataforma Google Maps: dados de rastreamento em tempo real

10 bilhões de geocodificações enviadas por mês: estrutura que fornece segurança e escalonamento às medida que o negócio cresce;

64 milhões de quilômetros de estradas: permite monitorar qualquer recurso (veículo ou carga) e calcular rotas de deslocamento para qualquer lugar;

25 milhões de atualizações diariamente: fornece informações de localização precisas e em tempo real.

 

Conte com o Google Maps para o rastreamento de veículos

A partir das APIs (interfaces de programação) da plataforma, qualquer empresa de logística, transporte e entrega é capaz de integrar essa inteligência de localização do Google Maps a seus sistemas e aplicativos de gestão e rastreamento de frotas e veículos.

Leia mais: Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

Assim, é possível saber exatamente onde um veículo ou uma carga estão graças às funcionalidades de visualização e localização em tempo real, bem como acompanhar o trajeto percorrido e o seu deslocamento atualizado. Veja como o Google Maps é decisivo para aumentar a eficiência logística:

Google Maps gets a new icon and more tabs to celebrate 15th anniversary -  The Verge

Planejamento de rotas e localização de recursos com precisão e frequência

Os recursos do Maps ajudam tanto no gerenciamento quanto na operação de grandes frotas. Com informações sobre as condições das estradas em tempo real, é possível criar rotas complexas e trajetos otimizados.

Ao visualizar caminhões em tempo real e monitorar cargas desde o embarque até a chegada, o gestor de logística consegue tomar decisões rápidas para manter seus motoristas longe de bloqueios e áreas lentidão na pista. Toda essa inteligência traduz-se em máxima utilização da frota e na redução significativa de atrasos nas entregas.

Google Maps gets a new icon and more tabs to celebrate 15th anniversary -  The Verge

Rastreamento de veículos e monitoramento de dispositivos conectados (IoT)

Hoje, qualquer caminhão possui um sensor de rastreamento conectado à internet para facilitar seu monitoramento. A Plataforma Google Maps permite rastrear esses dispositivos da Internet das Coisas (IoT), mesmo que esses esteja em ambientes internos, áreas remotas ou distribuídos entre várias localizadas.

Com a localização precisa desses recursos, é feito rastreamento remoto do veículo desde a linha de montagem até o destino final, o que facilita a otimização de entregas. Esse monitoramento também pode ser feito com a inclusão de dados de geolocalização em dispositivos, dispensando GPS e o uso de hardware especializado.

Veja também: Aprenda a solucionar problema de roteamento de veículos pelo Google Fleet Routing

Google Maps gets a new icon and more tabs to celebrate 15th anniversary -  The Verge

Informações de localização atualizada e em escala global direto no seu sistema

O Google Maps oferece uma cobertura de dados em mais de 200 países, permitindo que as empresas tenham frotas distribuídas em qualquer localidade no território nacional e internacional. Mesmo em áreas remotas ou cidades onde há limitação de conectividade, a empresa utiliza torres de celular e Wi-Fi para fornecer inteligência de localização precisa.

 

Quais recursos do Google Maps são utilizados nos sistemas de rastreamento?

As capacidades de roteirização, rastreamento e visualização de recursos estão distribuídas na plataforma em três categorias – Maps, Routes e Places –, além de contemplar outros recursos avançados.

Confira a seguir alguns recursos disponíveis na plataforma que podem ser integrados a sistemas de rastreamento de veículos e de gerenciamento de logística.

Geolocation: indica a localização precisa de qualquer veículo e dispositivos em ambiente externo e interno com base na rede Wi-Fi ou torres de celular.

Distance Matrix: mostra os tempos de deslocamento e as distâncias para até 25 pontos diferentes ao longo de um trajeto.

Roads: calcula e acompanha o trajeto percorrido por um veículo ou um dispositivo, além de localizar as vias mais próximas em qualquer ponto da jornada.

Geocoding: converte endereços em coordenadas geográficas e vice-versa.
Directions: calcula os tempos de deslocamento atuais ou futuros com base no trânsito em tempo real.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Fale com os nossos especialistas

Confira também:

EXPORT_n_banner4

 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário