Entrega de Última Milha Mobilidade

Como Magazine Luiza conseguiu melhorar seu processo de entrega com Cloud Fleet Routing

Magalu
Escrito por Karen Ferraz

O last-mile delivery é uma das etapas mais críticas dos processos de entrega. O termo é usado para o transporte de produtos desde o momento em que sai do centro de distribuição até o destino final.

Com o boom de e-commerces e compras online, a “última milha de entrega” passou a ter um papel ainda mais fundamental, sendo necessário inovar o processo para aumentar a eficiência. E esta foi a saída encontrada pelo Magazine Luiza para fidelizar clientes.

Para otimizar ainda mais seu serviço de entrega e impulsionar um de seus principais pilares estratégicos, que é oferecer a entrega mais rápida do país, a varejista apostou na Cloud Fleet Routing API (CFR) para otimizar a rota de última milha (last mile) referente às entregas no mesmo dia. Este recurso da plataforma Google Maps é essencial para otimização desta etapa, garantindo mais agilidade e aumentando a satisfação dos clientes.

A Cloud Fleet Routing API apoia os operadores de frotas de veículos a criarem planos de roteirização precisos em escala. Entenda a seguir!

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Como a Cloud Fleet Routing API funciona na prática?

A API entrega planos de roteirização complexos para diferentes demandas logísticas. Assim, podemos dizer que é uma API de otimização de rotas que pode ser facilmente integrada aos sistemas internos, como sistemas de ERP e sistemas de gerenciamento de frotas, a fim de auxiliar no planejamento de rotas com grandes quantidades de pedidos/demandas e veículos.

O serviço aproveita a infraestrutura escalável da nuvem do Google, a Google Cloud, para solucionar problemas de planejamento de rotas em segundos! Desse modo, a nuvem viabiliza o processamento em lote que pode ser dimensionado para modelar operações de logística complexas.

As empresas podem aproveitar esta API para criar ferramentas para seus sistemas internos de gerenciamento de frota e fazer com que o sistema otimize as rotas de entrega com base em suas regras de negócio específicas, como janela de tempo, características da remessa, peso do pacote e capacidade do veículo.

Como o Magalu se beneficia da CFR?

A varejista possui uma rede logística densa e complexa, com mais de 2,1 milhões de embarques por mês. A Cloud Fleet Routing API do Google entra em cena não apenas para ajudar na crescente demanda por rotas eficientes, mas também proporciona mais confiabilidade à empresa. Com a ferramenta, é possível resolver solicitações simples de planejamento de trajetos basicamente em tempo real.

A CFR permite ao Magalu calcular várias coletas e entregas na mesma rota em segundos. A empresa paulista utiliza o poder da nuvem construir estratégias de logística, baseada no processamento de dados de geolocalização do Maps, como o reposicionamento dos centros de distribuição, o envio antecipado de determinados produtos, e o refazimento de itinerários com as melhores rotas para o cliente.

Como resultado, a varejista melhorou a capacidade de planejar rotas com rapidez, flexibilidade e precisão, gerando mais produtividade e escalabilidade. Tudo isso reflete em entregas cada vez mais rápidas, uma vez que o Magalu passa a controlar com mais precisão a rota dos motoristas. Sem contar que os custos também foram otimizados, tornando a empresa mais competitiva.

“A pandemia trouxe uma grande pressão para as redes de entregas. Conseguir tamanha precisão no envio dos pacotes ajuda, por exemplo, quando um cliente não está em casa e precisamos fazer todo o remanejo. Antes, o produto acabava indo para mais longe do que o necessário daquele endereço”, afirmou Talita Paschoini, diretora de TI do Magazine Luiza, em entrevista à Exame.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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