O consumidor brasileiro é extremamente sensível ao valor do frete. Quanto mais alto o valor do transporte do produto adquirido online, maiores as chances de reclamação sobre a compra. Saiba como a inteligência de geolocalização possibilita a redução dos custos com frete ao otimizar operações de logística e ajudar a construir experiências de compra positivas.
Quase 15,7% dos consumidores que desembolsaram mais de R$ 199,99 para o envio da mercadoria, a experiência de compra não foi satisfatória, revela o levantamento feito pela Ebit-Nielsen em 2020. Entre os que receberam frete grátis, somente 5,9% relataram queixas sobre suas compras.
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O frete grátis, sobretudo, é um fator de incentivo e respondeu por 43% das compras online realizadas em 2020. Esses números reforçam como a logística tornou-se relevante na estratégia de consumer experience nos negócios digitais. Mas como reverter esse custo e transformá-lo em vendas e boas experiências?
Desafios relacionados ao frete na logística multicanal
Durante o ano passado, o e-commerce saltou 41% e movimentou R$87,4 milhões no país. E quanto mais consumidores adquirem o hábito de comprar online, as questões relacionadas à logística multicanal pesam na balança para manter a competitividade em um mercado acirrado como o varejo.
Um estudo realizado pela Boxit com varejistas do comércio eletrônico e profissionais de áreas correlatas aponta que o valor do frete é o principal desafio logístico. Confira os principais desafios elencados pelos entrevistados:
- 90% valor do frente;
- 31% disponibilidade de opções de entrega;
- 27% logística reversa;
- 22% perdas e quebras de produtos durante o transporte;
- 18% restrições na entrega em algumas localidades;
- 13% falha na entrega por ausência do destinatário.
Como reduzir os custos com frete?
Na tentativa de controlar custos com frete e equilibrar margens, os varejistas buscam a digitalização de operações de logística a fim de otimizar processos e eliminar custos. Ao mesmo tempo, investem em novos serviços multicanais de atendimento e entrega, como entregas rápidas e serviços que permitem ao cliente comprar online e retirar na loja.
Ao integrar a inteligência de geolocalização a seus sistemas ou aplicações de e-commerce, as empresas são capazes de chegar até os consumidores com mais rapidez — independentemente de onde estejam — e atendê-los de diversas maneiras. Com os recursos de oferecidos Plataforma Google, organizações vêm transformando processos logísticos do começo ao fim.
Graças ao acesso a dados em tempo real sobre o trânsito e diversas localidades, é possível reduzir erros nas viagens, aumentar a eficiência da roteirização para diferentes entregas, distribuir motoristas com assertividade e otimizar outras etapas da operação, reduzindo significativamente o valor de fretes.
Confira abaixo como a Plataforma Google Maps pode dar suporte à entrega de produtos e permitir que sua empresa ganhe mais apelo junto aos consumidores.
Melhore a gestão de motoristas
Uma das grandes dificuldades dos gestores logísticos é gerenciar uma frota de entregadores. A plataforma do Google Maps pode ajudar justamente o seu negócio a ser mais eficiente na hora de alocar os motoristas.
A API Distance Matrix compara o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para realizar a entrega da mercadoria, permitindo alocar motorista em rotas a fim de garantir a entrega mais rápida possível. Essa agilidade é oferecida por um parâmetro que realiza uma análise preditiva sobre os tempos de cada viagem/entrega, calculando uma previsão de quando o usuário chegará até o endereço da entrega.
O resultado: uma gestão muito mais eficiente das entregas! Isso porque diminui os custos da operação, já que reduz o tempo de entrega de cada pedido, aumenta a produtividade dos motoristas (capacidade de entregas por motorista) e diminui gastos desnecessários com combustível, barateando o valor do frete.
Além disso, a API Roads permite acompanhar e avaliar o comportamento do motorista em tempo real. Por meio do monitoramento de limites de velocidade de via, a solução fornece mais segurança para os motoristas e mais eficiência e qualidade ao serviço. Também é útil quando o sinal de GPS falha, uma vez que informa ao entregador sua provável localização a partir da captura de dados de localização de dispositivos de motoristas. Utilizada em conjunto com a API Distance Matrix, a posição de um motorista pode ser corrigida para cumprir com prazos previstos de entrega.
Otimize rotas e aumente a eficiência de entregas e fretes
Depois de alocar motoristas, a Directions API assegura que eles estão percorrendo a distância mais curta possível até o local de entrega. Esse recurso fornece direções passo a passo em tempo real para que o entregador chegue ao local esperado sem desvios de caminho. Com o suporte de informações em tempo real sobre o trânsito, o motorista pode ajustar a rota e evitar pistas lentas ou bloqueios.
Ao integrar o Street View em aplicativos de entrega desenvolvidos com as SDKs do Google Maps (disponíveis em Android e iOS), é possível exibir imagens reais do local de entrega para o motorista. Com imagens da fachada da casa ou apartamento, é muito mais rápido localizar o endereço final e saber onde estacionar. E mais: o aplicativo nativo do Google Maps fornece navegação orientada por voz em tempo real, facilitando ainda mais o deslocamento do entregador.
Transforme suas lojas em pequenos centros de distribuição
Os recursos de geolocalização oferecidos plataforma Google Maps auxiliam comerciantes a acelerar a jornada de digitalização em direção ao varejo do futuro. Desse modo, permitem implantar estratégias de entrega e atendimento multicanais, o ship-from-store.
Trata-se de um processo de atendimento no qual se utiliza o estoque de uma loja física para atender aos pedidos realizados nos canais virtuais. Na estrutura logística ship-from-store, a entrega final dos produtos adquiridos pelo cliente não acontece a partir de um centro de distribuição (CD), mas da loja mais próxima do endereço do consumidor.
Essa gestão descentralizada é possível graças a APIs do Maps que podem ser integradas aos sistemas logísticos para fornecer dados em tempo real sobre entregas e estoque. Dentre os benefícios oferecidos, estão: redução de custos logísticos e dinâmica de entrega otimizada; oferta de serviços diferenciados, como entregas rápidas e “same day delivery”; redução do valor do frete e outros.
Reduza erros de entrega
Entregas no endereço incorreto acarretam um enorme retrabalho e gastos com combustível, além de reclamações de consumidores. Com recursos do Maps, como a Places Autocomplete API, é possível evitar esses erros graças ao uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber sua encomenda, diminuindo as chances de errar o nome da rua. É uma forma de acelerar tanto a entrada de endereços, como agilizar o processo de checkout e evitar dores de cabeça para motoristas em trânsito.
Com endereço em mãos, graças à Places Autocomplete API, o motorista consegue o local de entrega por meio da Geocoding API, que oferece a posição (com base na latitude e longitude) exata do lugar no mapa. Com auxílio de marcadores (“pins”) que determinam cada ponto de entrega no mapa, o usuário ganha mais agilidade para visualizar o itinerário e aumenta sua produtividade.
Como a Plataforma Google Maps pode transformar a gestão logística?
A ativação de dados de localização na logística pode promover grandes impactos nos negócios e viabilizar a transformação digital de ponta a ponta. Veja como a Plataforma Google Maps pode agregar valor ao seu negócio:
Crie trajetos inteligentes e rápidos: gerencie entregas para qualquer lugar e sem atrasos e forneça informações precisas para equipes de campo atenderem às demandas de seus clientes;
Gerencie operações com base em dados e otimize custos: as atualizações em tempo real da plataforma geram insights que ajudam a otimizar rotas para chegar a diversos destinos. Essa inteligência impacta diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento;
Ofereça as melhores experiências: trace as melhores rotas para entregar mercadorias dentro do prazo e garanta a satisfação do cliente. Permita que os clientes acompanhem a entrega em tempo real;
Velocidade e capacidade de escalabilidade: a infraestrutura do Google Maps atende um bilhão de usuários ativos mensalmente a partir de uma rede de fibra óptica global. Conte com uma plataforma flexível e segura que garante desempenho rápido, escalonável e consistente conforme seu negócio cresce.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.