A tecnologia vem promovendo profundas transformações no mercado financeiro. As instituições são altamente digitalizadas e se diferenciam pela capacidade de inovar e oferecer o serviço ou produto ideal para cada cliente.
A seguir, reunimos os principais destaques da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, que serve como um termômetro sobre os investimentos e prioridades dos bancos brasileiros em tecnologia. Também mostramos como o ecossistema Google Cloud avança como tecnologia parceira dessas organizações para a solução de desafios complexos.
Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária
A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mapeia a evolução do uso das tecnologias do mercado financeiro ao longo dos anos. O levantamento é realizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a principal entidade representativa dos bancos do país.
Na edição de 2025, a pesquisa analisou o avanço da aplicação da Inteligência Artificial (IA) e da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no setor. O mapeamento considerou a aplicação de um questionário com líderes de tecnologia de 85% dos ativos da indústria bancária brasileira, além de entrevistas com 30 executivos atuantes na área de tecnologia bancária.
O estudo é um importante instrumento sobre uso da tecnologia no setor e seus impactos nos negócios e nas experiências do consumidor. Nesse sentido, abordamos aqui os aspectos de inovação tecnológica, segurança e privacidade e experiência do cliente destacados como prioritários no relatório, bem como as soluções financeiras do Google acompanham essas demandas.
Estratégias de diferenciação e ações prioritárias
Em cenário altamente competitivo e digitalizado, as instituições bancárias vêm se diferenciando no mercado por meio de estratégias e mudanças na estrutura do negócio.
Assim, os investimentos passaram a ser alocados para promover interações mais ágeis, intuitivas e conectadas às expectativas do cliente.
A pesquisa da Febraban identificou como investimentos prioritários:
Inovação tecnológica
Ao todo, a inovação tecnológica foi uma prioridade apontada por 82% dos líderes de TI dos bancos em 2024, contra 76% no ano anterior. Este é pilar estratégico em ascensão que continua ganhando relevância na agenda dos líderes de tecnologia devido à adoção de GenAI, citada por 88% dos entrevistados, e migração de dados para nuvem, por 88% desses.
A democratização do uso da GenAI tem sido uma das bandeiras do Google, por meio do Gemini, o modelo de GenAI da empresa. A tecnologia pode ser utilizada por bancos para economizar tempo de equipes e desbloquear a produtividade.
Segurança e privacidade
Os esforços em segurança e privacidade continuam em ascensão frente à necessidade de mitigar riscos cibernéticos (94%) e fortalecer a proteção de dados (94%). Ao todo, 82% listaram esta frente dentre as mais importantes, em relação a 59% no ano passado.
No que diz respeito a esses temas, o Google se destaca na oferta de uma diversidade de recursos para transformar a segurança cibernética na nuvem. A abordagem do Google abrange diferentes camadas: desde a proteção de infraestrutura, rede, dados, aplicativos ao gerenciamento de identidades e acesso. Também inclui processos em operações de segurança e governança, gerenciamento de risco e conformidade.
Personalização de produtos e serviços
Este aspecto também foi destaque para 76% dos entrevistados. Isso graças a iniciativas com intuito de customizar experiências conforme o perfil do consumidor. As principais: uso de GenAI no atendimento (94%), o aumento da interação via aplicativos de mensagens instantâneas (88%) e a ampliação de transações via chatbots (81%).
Quando o assunto é GenAI, o Google se destaca pela Vertex AI, sua plataforma de inteligência artificial utilizada por diversas organizações bancárias. A plataforma permite utilizar dados internos e externos e possibilita criar modelos de IA altamente personalizados para atender às necessidades específicas de cada empresa, aumentando a customização.
IA + Cloud
A inteligência artificial (IA) e a nuvem caminham juntas, viabilizando a adoção de tecnologias disruptivas no contexto bancário. A evolução tecnológica no setor financeiro é impulsionada por investimentos robustos em infraestrutura e organização, tornando a implementação da IA cada vez mais acessível e eficaz.
Nesse cenário, a computação em nuvem (cloud) opera como viabilizadora da inovação, oferecendo escalabilidade e flexibilidade no uso de dados. Isso reflete no desenvolvimento e na aplicação da IA para trazer eficiência aos negócios.
Por sua vez, a união entre IA e cloud forma um ecossistema mais ágil, automatizado e eficiente. Como reflexo, essas instituições são menos dependentes de sistemas legados e mais aptas para a inovação. Tal combinação possibilita aos bancos melhorar a gestão de dados, com base em políticas sólidas de governança e qualidade que garantem a aplicação de IA com segurança.
O Google Cloud possui uma gama de soluções para alavancar os serviços financeiros, impulsionando a transformação e o crescimento dos negócios. O ecossistema Google Cloud permite maximizar a inovação orientada por dados, fornecendo insights e experiências customizadas para os clientes. Tudo isso sem abrir mão da segurança e compliance.
Já as soluções de IA do Google Cloud — IA multimodal, agentes de IA e outras inovações — vêm promovendo grandes transformações nos negócios, ampliando a vantagem competitiva.
Conclusão
A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária destaca que inovação, segurança e a customização de experiências são os pilares para aumentar a vantagem competitiva das instituições financeiras. O Google Cloud oferece a infraestrutura segura e soluções personalizadas que serviços financeiros precisam para melhorar seus indicadores e conquistar vantagem competitiva. Essas tecnologias possibilitam novas experiências omnichannel, uso inteligente de dados e análises para uma tomada de decisões ágil, ganhos de eficiência operacional e um melhor gerenciamento de riscos.
A Geoambiente, como Google Premier Partner, possui vasta expertise no atendimento ao setor financeiro. Estamos prontos para ajudar sua instituição a transformar seus desafios em oportunidades e a impulsionar a inovação orientada por dados.
Leia também:
- Qual a infraestrutura ideal para implementar AI nas empresas?
- Data analytics para ações antifraudes no setor financeiro
- Como aplicar a análise preditiva no mercado financeiro?

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.