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APIs do Google Maps: quais escolher de acordo com segmento da sua empresa?

Places Autocomplete
Escrito por Karen Ferraz

As APIs do Google Maps fornecem inteligência de localização a empresas dos mais variados segmentos. As aplicações são inúmeras: ganho eficiência em operações; melhoria na gestão e rastreamento de ativos; otimização da experiência dos clientes com a marca e outras.

O Google Maps dá acesso às organizações a uma gama de dados de localização e funcionalidades por meio de APIs que, integradas a sistemas e aplicações, viabilizam as mais demandas de localização. São mais de 4 milhões de sites e apps pelo mundo que transformam diariamente suas operações com o Maps.

Esses cursos permitem visualização de informações, melhor compreensão do contexto, análise de resultados e desenvolvimento de percepções detalhadas. Nesse sentido, mostramos abaixo como as APIs do Maps impactam nos mais diversos setores.

Leia mais: Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio?

Inteligência de geolocalização para infinitas possibilidades

As APIs do Google Maps funcionam como “blocos de construção” que podem ser explorados em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização. Por meio delas, as organizações podem desenvolver soluções internas, externas, soluções de rastreamento e outras.

Para facilitar o uso desses recursos, estão divididas em três categorias: Mapas, Rotas e Lugares (ou Maps, Routes e Places, em inglês).

• Mapas: exibe informações em mapas estáticos ou dinâmicos por meio do Maps e do Street View e facilitar a navegação de clientes e usuários em sites ou aplicativos.

• Rotas: simplifica o cálculo do caminho mais eficiente para seu usuário, eliminando atrasos e reduzindo deslocamentos desnecessários.

• Lugares: facilita a descoberta de mais de 200 milhões de lugares mapeados (estabelecimentos, locais geográficos ou pontos de interesse) em uma área ou ponto definido de um mapa.

Como o poder das APIs do Maps pode transformar cada setor?

Em um contexto de transformação digital dos negócios, a ativação de dados de localização pode promover grandes impactos nos negócios em diversos segmentos.

Veja como as APIs podem agregar valor a cada indústria:

VAREJO

Georefencing: esta API permite ajudar os clientes a localizar a loja mais próxima enquanto estão se deslocando. Ao adicioná-la ao aplicativo móvel, os varejistas conseguem identificar estabelecimentos mais próximos com base na localização do consumidor e enviar uma notificação ao usuário sempre que ele cruzar determinado perímetro.

Store Locator:
funciona como um “localizador de lojas” que exibe a localização de suas lojas e estabelecimentos no Google Maps, site institucional ou e-commerce. Auxilia os clientes a encontrarem a loja mais próxima que estão interessados em visitar, impactando no aumento das vendas e melhorando a divulgação de unidades.

MERCADO IMOBILIÁRIO

Local Context: ao ser integrada com o site ou app da empresa do setor imobiliário, esta API permite aos clientes explorar a área no entorno de um imóvel, propiciando informações localizadas e detalhes sobre a vizinhança. Com essas informações locais, seus consumidores podem ver detalhes precisos de lugares próximos e acessar avaliações, comentários, fotos e direcionamentos.

Distance Matrix: ajuda os corretores e agentes imobiliários a gerenciarem as visitas presenciais aos imóveis dentro de um raio pré-determinado. É crucial para otimizar a alocação de agentes com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

SERVIÇOS FINANCEIROS E SEGURADORAS

Places APIs: ao integrar esta API a seus apps, essas organizações fornecem dados precisos e detalhados. Desse modo, usuários podem pesquisar agências e caixas eletrônicos nas proximidades e obter informações atualizadas em tempo real, como horário de funcionamento e rotas de como chegar.

Distance Matrix: permite a melhoria no atendimento e na detecção inicial de fraudes, reduzindo volumes de fraudes de cartão de crédito e débito por meio da verificação da localização do cliente antes mesmo de a transação ser concluída. Viabiliza o acesso informações detalhadas sobre os clientes para identificação e análise de fraudes por localidade para embasar a instalação de novas agências e posicionamento de caixas eletrônicos.

LOGÍSTICA E TRANSPORTE

Geocoding API: localiza rapidamente o endereço do cliente no mapa por meio de sua latitude e longitude. Esses endereços são convertidos em coordenadas geográficas, e vice-versa, para inserir marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Os dados são armazenados temporariamente por até 30 dias. Esta API também é utilizada para encontrar o endereço do ID de um determinado lugar.

Directions API: auxilia no atendimento ao cliente, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Com ela, o consumidor consegue acompanhar onde o motorista está com seu pedido ou quando a comida ou encomenda chegará a sua porta. Essa é uma forma de garantir experiências de consumo positivas e evitar dores de cabeça com cancelamentos.

SETOR PÚBLICO

Street View API: com a incorporação de mapas do Street View em aplicativos e sites de serviços permitem que a população encontre facilmente locais públicos, como postos de saúde, hospitais e outros. O uso dessas imagens por satélite também são uteis para apoiar agentes em campo.

Distance Matrix: pode ser utilizada para gerenciar uma brigada do corpo de bombeiros, monitorar viaturas da polícia e determinar qual o veículo mais próximo para atender a uma ocorrência ou até mesmo para gerenciar a distribuição de alimentos para as merendas nas escolas em um estado ou município.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.


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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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