Google Workspace Recursos Google Workspace

Workspace e Gemini para equipes de atendimento ao cliente

Uma tela de computador simulando a geração de textos para um e-mail com o Gemini, recurso de IA integrado ao Workspace. Na imagem, aparece a escrita "Gemini + Workspace".
Escrito por Thamirys Santana

Os profissionais de atendimento ao cliente, que representam 80% da força de trabalho global, são cruciais para as organizações. São os primeiros a interagir com clientes e encarregados de promover produtos, recepcionar visitantes e atender a solicitações.

Esses dados fazem parte de uma pesquisa da Emergence que indica que os atuantes na linha de frente do atendimento ao cliente precisam de ferramentas flexíveis para melhorar a comunicação, aumentar a produtividade e a percepção de valorização do trabalho.

Entenda a seguir como as soluções de produtividade do Google Workspace integradas ao Gemini (a inteligência artificial generativa do Google) facilitam o uso da tecnologia generativa pelas equipes de atendimento, simplificando diversas tarefas como envio de e-mails, fornecimento de respostas mais rápidas aos clientes, orientações com passo a passo, elaboração de planejamentos e muito mais.

Como o Gemini e o Workspace podem auxiliar as equipes de atendimento ao cliente?

O Google Workspace é a plataforma integrada de comunicação e colaboração do Google. Esta suíte de aplicativos fornece ferramentas de produtividade que conectam as empresas ao futuro do trabalho. E o melhor: o Google trouxe todo o poder de sua IA generativa, o Gemini, aos aplicativos de produtividade da suíte Workspace.

Diante dos desafios vividos em rotinas de atendimento ao cliente, o Google identificou quatro áreas que podem se beneficiar da implementação dessas duas tecnologias, independentemente do setor:

1. Definição de horários e gerenciamento de tarefas

A definição de horários e o gerenciamento de tarefas podem ser complicados para as equipes de atendimento sem as ferramentas certas. Com o Google Workspace, as empresas podem oferecer uma melhor gestão do tempo.

O Gemini integrado ao Workspace funciona como assistente de organização pessoal. Esta IA oferece a funcionalidade “ajude-me a organizar” para diversas situações, como criar um modelo personalizado no Planilhas. Para usar o recurso, basta descrever no comando o que executar, e o aplicativo Planilhas gera uma tabela para otimizar sua organização!

O Google Workspace, com suas ferramentas já conhecidas como Agenda, Gmail e Planilhas, otimiza a definição de horários e facilita a colaboração e a gestão de tarefas. Essas ferramentas baseadas na nuvem permitem a participação simultânea de uma equipe em qualquer lugar onde os integrantes estejam.

Sem contar que o AppSheet, permite criar soluções personalizadas para diversas necessidades. Ter visibilidade sobre preferências e cronogramas permite decisões mais inclusivas, aumentando a eficiência, o engajamento e a satisfação dos funcionários, reduzindo a rotatividade e demonstrando valorização pelo tempo e esforço dos profissionais.

2. Comunicações e engajamento

Sua empresa está mantendo os profissionais de atendimento conectados? A grande maioria desses colaboradores anseiam por melhores tecnologias para otimizar a comunicação, uma vez que se sentem desconectados dos colegas e empregadores devido à falta de ferramentas eficientes, restrições de tempo e distância física. Essa desconexão pode prejudicar a produtividade e o bem-estar.

O Google Workspace oferece ferramentas como Chat, Espaços, Meet, Gmail, Documentos, Planilhas e Apresentações, acessíveis por meio do Drive. Essas soluções melhoram a comunicação em tempo real e a colaboração. Além disso, aumentam a proximidade entre profissionais de atendimento, gerentes e colegas, melhorando a produtividade, eficiência, engajamento e o sentimento de pertencimento.

Com o Gemini integrado aos aplicativos de produtividade e colaboração da suíte Workspace Enterprise, é possível usar a escrita inteligente em textos e e-mails. Basta fornecer uma solicitação inicial sobre o tema desejado e deixar o Gemini gerar um rascunho de texto ou e-mail, conteúdo que é ajustável conforme suas necessidades.

3. Integração, treinamento e desenvolvimento profissional

Mais do que nunca, as empresas precisam criar uma cultura de aprendizado e desenvolvimento entre as equipes de atendimento. A integração, o treinamento e o desenvolvimento profissional são essenciais para alavancar negócios e a carreira dos funcionários. 

No entanto, processos desorganizados ou mal elaborados fazem com que os profissionais de atendimento aprendam de maneira isolada, o que pode afetar negativamente a qualidade do trabalho, a moral e aumentar a rotatividade. Pensando nisso, o Google Workspace oferece soluções para apoiar e engajar os profissionais desde o início. 

Ferramentas como Formulários, Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive e Google Sites facilitam o compartilhamento de conhecimento e recursos educacionais. O AppSheet automatiza a integração e monitora o desempenho. Processos bem estruturados melhoram a satisfação dos novos contratados e transformam o aprendizado contínuo em um hábito. O resultado: funcionários mais satisfeitos e capacitados, refletindo na qualidade dos produtos e serviços e proporcionando uma melhor experiência aos clientes.

4. Modernização dos fluxos de trabalho

No atendimento, tempo e precisão são essenciais. Permita que a equipe foque no que realmente importa! 

Processos antigos ou analógicos prejudicam a agilidade, flexibilidade e desempenho das equipes, aumentando riscos e afetando a qualidade do trabalho. O Google Workspace moderniza e otimiza fluxos de trabalho de qualquer tamanho. 

Com o Workspace, equipes de atendimento ao cliente podem usar o AppSheet para desenvolver apps personalizados que automatizam tarefas repetitivas. Isso economiza tempo, melhora o rendimento e reduz desperdícios. 

Por sua vez, os recursos do Gemini permitem fornecer ao cliente respostas mais rápidas, orientações com passo a passo, e-mails completos e muito mais! Tudo isso com poucos comandos, e a IA agiliza diversos processos para o usuário. 

Já a documentação digital protegida pelo Vault aumenta a segurança e favorece as diretrizes de compliance. 

Impulsione a produtividade das suas equipes de atendimento com IA

Abrace o poder da IA generativa do Google disponível no Gemini agora mesmo! O Gemini for Workspace está disponível em dois planos: Gemini Enterprise, que substitui o Duet AI for Workspace Enterprise, e Gemini Business, mais acessível, que democratiza à IA generativa para equipes e organizações de todos os tamanhos.

Veja os detalhes e experimente o Gemini for Workspace:

Gemini Business: 

  • Inclui uma variedade de recursos para aumentar a produtividade.
  • Assistente de IA para equipes de todos os tamanhos.
  • Disponível no Gmail, Documentos, Apresentações, Planilhas e Meet.
  • Acesso ao Gemini com o modelo de IA 1.0 Ultra, mais eficiente e amplamente disponível.
  • Segurança e privacidade.
  • Atende às necessidades dos usuários comerciais típicos.

Gemini Enterprise:

  • Oferece todos os benefícios do Gemini Business e mais.
  • Reuniões avançadas com legendas traduzidas para mais de 15 idiomas.
  • Acesso completo e uso integral do Gemini.

Agora que você conhece os benefícios do Gemini for Workspace Enterprise, utilize o poder da IA generativa do Google para economizar tempo e impulsionar a criatividade de suas equipes. Fale com os especialistas da Geoambiente para começar a integrar a IA no dia a dia da sua organização!

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário