Varejo alimentício: como redes de restaurantes podem usar geolocalização para atrair mais clientes

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As redes de restaurante vivenciaram um salto enorme no número de pedidos online durante a pandemia, o que aumentou os desafios operacionais e logísticos. Além de comer mais em casa, os clientes também adquiriram o hábito de comprar online e retirar as refeições no estabelecimento.

Definitivamente o mundo do varejo alimentício não será o mesmo após a pandemia. Mas uma coisa é certa: podemos esperar que as experiências oferecidas por redes de restaurantes sejam cada vez mais personalizadas e localizadas.

As estratégias que utilizam a inteligência de geolocalização, como a Plataforma Gooogle Maps, para um atendimento mais customizado pautarão os serviços no segmento, convergindo para entrega de experiências totalmente omnichannel.

De acordo com o Google, alguns clientes do ramo alimentício que integraram o Maps a suas soluções conseguiram reduzir em até 25% o volume de entregas a partir de uma melhor gestão logística. Isso gerou uma economia de 10% dos custos com entregadores e veículos.

Um exemplo é a Pizza Hut, que digitalizou mapas na Índia com apoio do Google Maps para criar zonas comerciais, definidas com base na existência de restaurantes da rede que realizam entregas, a fim de estimar tempos de viagem durante o período de maior movimento da semana. Essa estratégia minimizou o risco de atrasos nas entregas e também trouxe informações sobre a melhor localização para a abertura de novas lojas.

Entenda como os recursos de geolocalização do Google Maps, oferecidos por meio de uma variedade de APIs que podem ser adicionadas ao seu site ou app, possibilitam avançar para o varejo alimentício do futuro.

Leia mais: 6 APIs do Google Maps que potencializam os serviços de delivery

1. Pesquisa rápida e facilidade para entender os resultados

Transforme a busca por restaurantes próximos mais simples e ágil. A partir dos recursos de geolocalização do Maps, é possível identificar automaticamente a localização do usuário e fornecer previsões sobre o endereço que está sendo digitado e efetuar o preenchimento automático.

E ainda ajude os clientes a escolher melhor estabelecimento para visitar, listando dinamicamente aqueles próximos à localização do seu usuário. Tudo isso pode ser feito dentro do seu site ou aplicativo!

2. Forneça a navegação diretamente em seu site

Auxilie os clientes a chegarem facilmente a seu restaurante integrando a Distance Matrix API e o Store Locator do Google Maps a seu site. Assim, as redes de restaurantes conseguem fornecer no site ou app opções de compra online, retirada no estabelecimento (BOPIS) ou “clique e retire”. Essas possibilidades são fundamentais durante o período de pandemia.

Quanto mais tempo o cliente passar em seu site ou aplicativo durante o deslocamento até a loja, menor a chance de que ele vá para a concorrência.

3. Estime o tempo de chegada do cliente para agilizar o preparo de pedidos para retirada

Tenha uma estimativa do horário de chegada do cliente e deixe o pedido pronto para retirada quando ele chegar. Isso é possível graças à Geolocation API, que determina a localização do cliente em tempo real nos pedidos realizados por aplicativos móveis.

A partir da geolocalização, a Distance Matrix API calcula o horário de chegada atualizado conforme as condições de trânsito em tempo real, permitindo que o restaurante possa preparar o item para coleta quando o usuário estiver a caminho.

4. Localize restaurantes em qualquer lugar

Ajude os clientes a localizar a loja mais próxima enquanto estão se deslocando. Ao adicionar a Geofencing API ao aplicativo móvel, as redes alimentícias conseguem identificar estabelecimentos mais próximos dentro perímetro definido com base na localização do consumidor.

Com esses dados, há possibilidade de enviar uma notificação ao usuário sempre que ele cruzar determinado perímetro. Essa funcionalidade é ideal para enviar um cupom de desconto ou uma notificação de oferta quando o consumidor está passando perto do estabelecimento na hora do almoço ou jantar!

5.Forneça instruções de como chegar ao restaurante para uma entrega ou retirada perfeita

Utilize a Directions API para fornecer a seus clientes a rota com o passo a passo do deslocamento baseado no trânsito em tempo real. Para facilitar ainda mais que o cliente localize o restaurante, incorpore imagens do Street View. Dessa forma, a experiência entregue pode ser ainda mais incrível e imersiva.

6. Evite atrasos ou erros em entregas

Permita que os clientes definam com precisão o ponto exato de retirada do pedido ou endereço de entrega, evitando falhas ou atrasos na entrega, com o apoio de Maps API, Geolocation API e Geocoding API.

Os clientes podem arrastar um marcador no mapa para determinar o local preciso da entrega, ou você pode usar a geolocalização para determinar a localização exata do usuário. A geocodificação então converte a localização precisa do marcador em geocoordenadas que podem ser compartilhadas com entregadores para a correta roteirização.

7. Agilize o processo de checkout e pagamento

Algumas APIs do Maps são poderosos recursos para reduzir o abandono do carrinho e aumentar taxas de conversão. Elas permitem simplificar o processo de checkout e finalização de compra em seu site/app, tornando mais fácil para os clientes inserir informações corretas de faturamento e envio ou retirada do pedido ao sugerir automaticamente os endereços à medida que eles digitam.

A Autocomplete API fornece previsões instantâneas de lugares e reduz o pressionamento de teclas e o tempo de preenchimento, o que reflete em mais agilidade nas etapas de login e checkout, impulsionando as conversões.


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A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

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