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Como funciona o localizador de lojas e de produtos do Google?

localizador de lojas
Escrito por Karen Ferraz

O varejo foi um dos setores mais impactados pela Covid-19, acarretando o fechamento de lojas, horários reduzidos e medidas de distanciamento social. Tudo isso levou as pessoas a comprarem no e-commerce, que saltou quase 30% em todo em 2020, segundo o eMarketer. Ao mesmo tempo, o consumidor passou a comprar mais localmente: pesquisas do Google por “__ perto de mim” aumentaram 100% ano após ano, e 1 em cada 3 consumidores optaram por retirar seus produtos nas lojas no último ano.

À medida que as restrições da Covid-19 começam a afrouxar, as empresas querem saber quais tendências de compra permanecerão no futuro pós-pandemia e como elas devem se adaptar. A expectativa do Google é que os consumidores continuem buscando experiências de compra que confundem a linha entre o varejo físico e a experiência digital, e que os ajudem a comprar localmente.

Para abraçar com essas mudanças no comportamento do consumidor, a O Google Maps atualizou suas soluções de varejo e lançou o Localizador de produto, além de atualizar o Store Locator Plus para ajudar varejistas a oferecerem a melhor experiência online para offline possível e direcionar os compradores para suas lojas.

Localizador de Produtos do Google Maps: conectando compras online a lojas próximas

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As restrições da Covid ampliaram as opções de compras aos consumidores, que passaram a contar com retirada na loja e até entrega no mesmo dia. O aumento das pesquisas por “ao longo da minha rota” e “em estoque” no Google revela que a conveniência é determinante para o consumidor de hoje.

Os varejistas podem aumentar as taxas de conversão online e impulsionar as visitas à loja, incluindo a disponibilidade do produto e opções de retirada em cada uma das páginas de descrição do produto (PDP). Eles também podem enfatizar a velocidade e conveniência dessas opções, economizando custos de envio significativamente.

O Localizador de Produtos do Google Maps pode ajudar ainda mais a direcionar os clientes à visita, mostrando a distância exata das lojas até o consumidor e até mesmo o tempo estimado de deslocamento, para ressaltar ainda mais a conveniência de uma visita à loja. Segundo estudo recente da Shopify, a exibição de informações sobre produtos em estoque impulsionou as principais métricas da loja, incluindo 45% dos clientes que retiram pedidos no local fizeram uma compra adicional na chegada.

Localizador de lojas: mais conveniência aos seus clientes

Demonstração do recurso Store Locator (localizador de lojas) do Google Maps

O Store Locator permite que os compradores encontrem suas lojas com mais facilidade. Funciona como um “localizador de lojas”, como indica o próprio nome. Ele exibe a localização de suas lojas e estabelecimentos sobre o Google Maps, site institucional ou e-commerce. Essa é uma das aplicações poderosas da Plataforma Google Maps, que oferece várias funcionalidades em APIs para atender a infinitas demandas de localização.

Já o Store Locator Plus é ainda mais útil, uma vez que atualiza a página do localizador de lojas para ser mais informativa e envolvente, integrando ofertas que podem ser obtidas nas lojas, agendamento online de serviços e instruções por texto.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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