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Varejo de moda: como estratégias de geolocalização podem otimizar experiência dos clientes e aumentar vendas

Varejo de moda
Escrito por Karen Ferraz

O mundo do varejo não será o mesmo após a pandemia, especialmente depois que os consumidores passaram a comprar mais pela internet e utilizar as lojas como pontos de retirada de produtos comprados online. Desse modo, podemos esperar que o futuro do varejo de moda seja cada vez mais baseado em experiências personalizadas e localizadas.

Seja na loja online ou na loja física, os negócios de moda serão desafiados a conhecer mais sobre seus clientes para que seja possível uma interação mais assertiva e imersiva. As estratégias que utilizam a inteligência de geolocalização para um atendimento mais customizado pautarão os serviços, que convergem para entrega de experiências totalmente omnichannel.

Confira como os recursos de geolocalização do Google Maps, ofertados por meio de uma gama de APIs que podem ser adicionadas ao seu site ou app de e-commerce, possibilitam avançar para o varejo de moda do futuro.

Leia mais: Conheça as estratégias de geolocalização que podem diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce

1. Pesquisa rápida e facilidade para entender os resultados

Transforme a busca por lojas próximas mais ágil e simplificada. Com os recursos de geolocalização do Maps, é possível identificar automaticamente a localização do usuário e fornecer previsões sobre o endereço que está sendo digitado e efetuar o preenchimento automático.

Além disso, ajude os clientes a escolher a melhor loja para visitar, listando dinamicamente as lojas próximas à localização do seu usuário. Tudo isso em seu site ou aplicativo!

2. Apresente informações e detalhes essenciais sobre suas lojas

Aumente a conversão de visitas às loja ao fornecer uma gama de detalhes sobre as especificidades de cada uma. Estamos falando de imagens externas e internas do estabelecimento, informações de contato, horário de funcionamento, disponibilidade do produto, classificações e comentários.

Esses recursos são extremamente importantes no contexto da pandemia, quando muitos visitantes buscam informações sobre horários e restrições a fim de otimizar suas compras e saídas. Ademais, é muito mais funcional para o cliente quando o varejista mostra informações em todas as fases da jornada de compra, seja quando o cliente faz uma busca na pesquisa do Google ou no próprio site da varejista.

3. Localize as lojas mais próximas com o estoque desejado

Por meio dos funcionalidades de geocodificação e geolocalização do Maps, o varejo de moda consegue determinar rapidamente a localização do cliente. Em seguida, é possível fazer um cruzamento de informações sobre seu estoque em tempo real para identificar quais lojas possuem itens específicos e, então, determinar quais delas possuem os itens que o consumidor deseja.

Com o apoio do mapa do Google, os varejistas podem mostrar aos clientes quais são as lojas mais próximas que possuem os itens específicos que eles procuram. Ao adicionar as APIs do Google Maps às páginas de produtos, para que os clientes possam ver quais lojas perto deles têm os produtos que desejam em estoque, alguns varejistas chegam a atingir um aumento de 50% nos cliques e nos pedidos de reserva, segundo o Google.

4 . Forneça a navegação diretamente em seu site

Ajude os clientes a chegarem facilmente até sua loja adicionando em seu site a Distance Matrix API e o Store Locator do Google Maps. Desse modo, os varejo de moda têm a possibilidade de oferecer no site ou app opções de compra online, retirada na loja (BOPIS) ou “clique e retire”.

Procure manter o cliente por mais tempo no site durante o deslocamento até a loja, evitando que ele seja atraído para a concorrência.

5. Agilize o processo de checkout e pagamento

Algumas APIs do Mapas são poderosos recursos para reduzir o abandono do carrinho e aumentar taxas de conversão. Elas permitem simplificar o processo de checkout e finalização de compra em seu site, tornando mais fácil para os clientes inserir informações corretas de faturamento e envio ou coleta ao sugerir automaticamente os endereços à medida que eles digitam.

A Autocomplete API fornece previsões instantâneas de lugares e reduz o pressionamento de teclas e o tempo de preenchimento, o que reflete em mais agilidade nas etapas de login e checkout, impulsionando as conversões.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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